top of page
Foto do escritorDaniel Amado

Notícias das PICS no SUS 01-15 de Novembro de 2022

Atualizado: 18 de nov. de 2022


Quatro Barras/PR: ACADEMIA DA SAÚDE: CONHEÇA OS TRATAMENTOS OFERECIDOS DE FORMA GRATUITA AO CIDADÃO



Assim como as UBS, o Pronto Atendimento 24 horas e o SAMU têm áreas de atuação distintas, dentro do Sistema Municipal de Saúde, a Academia da Saúde oferece serviços específicos de atendimento aos pacientes.


Ainda pouco conhecida pela população, já que logo que passou a funcionar em 2019, a academia teve suas atividades interrompidas em razão da pandemia - voltando a funcionar apenas em março deste ano -, a unidade vem desde então retomando seus múltiplos atendimentos, de forma gratuita ao cidadão.


Neste local, que funciona de segunda a sexta-feira, uma equipe de profissionais realiza atendimentos na área de homeopatia (para crianças e adultos); fisioterapia (com quiropraxia, osteopatia, entre outras técnicas utilizadas em pacientes no pós-operatório ou tratamentos de saúde; psicologia (com rodas de conversa para terapia em grupo e o atendimento “Caminhando e Conversando”, para terapia individual); massoterapia; auriculoterapia; além de oferecer sessões de pilates e zumba, também voltadas à reabilitação de pacientes.




Prefeitura de Belém valoriza o poder curativo das ervas por meio do programa Farmácia Nativa


A Amazônia é a maior reserva de produtos naturais com efeitos fitoterápicos do planeta, o conhecimento sobre plantas medicinais simboliza um recurso terapêutico de muitas comunidades e é passado de geração para geração. E foi pensando no poder curativo das plantas que a Prefeitura de Belém, em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), retomou o programa Farmácia Nativa, que objetiva fortalecer a medicina fitoterápica nas unidades de saúde da capital.

E para avançar ainda mais com a implementação do programa, mais um passo foi dado, o Farmácia Nativa foi aprovado no edital do Sistema Único de Saúde (SUS) do Ministério da Saúde, e Belém ficou entre as seis cidades aprovadas no processo, sendo a única capital.


A coordenadora do Farmácia Nativa, Flávia Moraes, a equipe da Sesma trabalha com o objetivo de fomentar a medicina fitoterápica na capital (Arquivo pessoal)

De acordo com a farmacêutica da Referência Técnica de Medicamentos e coordenadora do Farmácia Nativa, Flávia Moraes, o programa é dirigido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e conta com o apoio da Fundação Escola Bosque (Funbosque), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Coordenação das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (Copsan), Secretaria Municipal de Educação (Semec) e da Secretaria Municipal de Administração (Semad).


“Estamos trabalhando para o fortalecimento da fitoterapia no município com ações da Sesma junto aos nossos profissionais de saúde, criando parcerias interinstitucionais com outras secretarias da prefeitura, mencionadas anteriormente, e também com a UFPA. Tal trabalho exercido foi fundamental para nossa aprovação no edital do SUS, que é muito complexo e difícil, exigiu um grande esforço e muito trabalho. A aprovação do Farmácia Nativa no edital trouxe uma reação muito positiva com a equipe, secretário de saúde, nosso prefeito e todos os parceiros envolvidos”, explicou.




Juiz de Fora/MG: Prefeitura realiza programação do Novembro Verde


Neste mês de novembro, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realiza uma programação especial em comemoração ao Novembro Verde, iniciativa que busca a valorização e a divulgação da Homeopatia. Nesse sentido, o Serviço de Práticas Integrativas e Complementares (Spic), da Secretaria de Saúde (SS), programou, entre os dias 7 e 9 de novembro, uma série eventos especiais com o intuito de divulgar o tratamento homeopático. No dia 7 de novembro, segunda-feira, o PAM Marechal recebe roda de conversa, às 14h, com o Dr. Paulo Nabuco. As inscrições são voltadas para todos os públicos e devem ser feitas pelo telefone 3690-7130 ou pelo e-mail dpicambulatorio@pjf.mg.gov.br. Na terça-feira, 8, a população terá acesso à Tenda Medicina e Arte, de 9h às 13h, com divulgação da homeopatia, aferição de pressão, atividades artísticas e outras práticas integrativas e complementares. No dia 9, quarta-feira, o auditório do Centro de Vigilância em Saúde, na Avenida dos Andradas, 523, recebe o Seminário Acadêmico, a partir das 14h. Médicos e farmacêuticos discutirão sobre o tratamento homeopático, com espaço para debate. O evento é voltado para estudantes, profissionais e gestores. Não há necessidade de inscrição, mas o público máximo será condicionado à capacidade do local. O Spic possui atendimento em homeopatia e outras práticas integrativas e complementares de Saúde, com farmácia própria para manipulação dos medicamentos. Em funcionamento desde 1995, o serviço atende a toda população de Juiz de Fora. Para ser atendido, o usuário deve ligar para o número 3690-7130 ou ir presencialmente na secretaria que fica no terceiro andar do Pam Marechal, sala 307, e solicitar a marcação. Será agendado uma reunião de primeira vez para o acolhimento e, em seguida, o usuário terá um dia de agendamento para consulta médica. Confira a programação:

Dia 7

Roda de Conversa - 14h

Dr. Pedro Paulo Nabuco - Médico Homeopata Local: 2º Andar Pam Marechal Vagas Limitadas - Inscrições: (32) 3690 - 7130 ou pelo e-mail dpicambulatorio@pjf.mg.gov.br Dia 8

Tenda Medicina e Arte - 9h às 13h Divulgação da homeopatia, aferição de pressão, atividades artísticas (10h30 - dança circular/ 12h - Coral Cesama) e outras práticas integrativas e complementares Local: Galeria do Pam Marechal Dia 9 Seminário Acadêmico - 14h às 16h Local: Auditório Centro de Vigilância em Saúde - Av. dos Andradas, 523 14h:Abertura Filomena Karla de Castro Monteiro - Farmacêutica Supervisora do Spic 14h10: Especialidade Médica Homeopática em Juiz de Fora - Dra. Walcymar Leonel Estrela - Médica Homeopática 14h40: Coffee Break 15h: Homeopatia na Pandemia e Gênio Epidêmico - Dra. Adriana Bisaggio Ligorio - Médica Homeopata 15h30: Utilização da Homeopatia no auxílio e enfrentamento da Covid-19 em Juiz de Fora - Christiane Lima Machado - Farmacêutica Spic 16h: Debate sobre o exposto




Abertas inscrições para atividades de ioga, ritmos e meditação nos campi do Pici e do Porangabuçu


A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da Universidade Federal do Ceará recebe inscrições, até 6 de novembro (ou enquanto houver vagas), para atividades de ioga, meditação e ritmos, nos campi do Pici Prof. Prisco Bezerra e do Porangabuçu, em Fortaleza.

Podem se inscrever servidores ativos e aposentados da UFC, funcionários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), terceirizados da UFC, cônjuges e filhos de servidores ativos, estudantes da UFC e comunidade externa.

As inscrições devem ser realizadas por meio dos formulários eletrônicos disponíveis abaixo:

Haverá emissão de declaração de participação ao fim das atividades mediante solicitação do interessado.

SAIBA MAIS – As atividades são uma iniciativa da Divisão de Cultura e Arte (DICART) da Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho (COQVT) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) e fazem parte do Projeto FazerArte UFC, que funciona com bolsas do Programa de Promoção da Cultura Artística (PPCA) da Secretaria de Cultura da UFC (SECULT UFC) e do projeto Yoga na UFC, que funciona com bolsa do Edital nº 10/2021, da Pró-Reitoria de Extensão (PREX).



Reiki é opção de tratamento pelo SUS para moradores de Parobé


Parobé – Estresse, ansiedade e outros problemas relacionados à saúde mental e física podem ser combatidos em Parobé através das Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS). As terapias utilizam elementos naturais e buscam amenizar os sintomas dos pacientes sem a utilização de medicamentos.

Uma das terapias que integram as PICS no município é o reiki. A prática consiste na transferência de energia vital universal para o paciente pelas mãos do terapeuta, a fim de equilibrar corpo, mente e emoções. “No nosso corpo tudo tem que fluir, como se fosse seguindo o fluxo de sangue, percorrendo todas as partes. Com nossa energia a situação é semelhante. Quando ficamos numa situação de estresse muito grande, muito cansados, ou qualquer situação de excesso, nossos chakras ficam desalinhados e a energia para de percorrer o corpo”, explica Cirse Kaiser, mestre reikiana e terapeuta holística.



Novo Cabrais terá III Seminário Regional de Homeopatia e Saúde Popular Comunitária


A Prefeitura de Novo Cabrais, Instituto São Jorge e Associação Brasileira de Homeopatia Popular estão convidando a população cabraisense e região para o III Seminário Regional de Homeopatia e Saúde Popular Comunitária, que acontecerá no dia 21 de novembro, dia Nacional da Homeopatia, no Centro de Eventos de Novo Cabrais (CTG Presilha Pampiana), durante todo o dia.

Com o tema “Práticas Integrativas e Complementares e Homeopatia como Direito e Patrimônio da Humanidade”, o evento contará com diversas atividades como Formação/Audiência Pública; Roda de Conversa; Almoço Ecológico Comunitário Partilhado; Exposição, Mostra e Feira Livre Homeopatizada; Relato de Experiências; Carta de Compromissos e Ações Afirmativas e Arrecadação de Alimentos não-perecíveis.


Você sabia? Tratamento de Auriculoterapia é oferecido gratuitamente em Aquidauana


A Prefeitura de Aquidauana, por meio da SESAU (Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento) divulgou nesta quinta-feira (3) mais informações sobre o método terapêutico de auriculoterapia, que está disponível gratuitamente a rede pública de saúde para toda a população aquidauanense.

Para receber este tratamento, que é considerado inédito no município, os pacientes precisam receber o encaminhamento do médico da sua ESF (Estratégia de Saúde Familiar) de sua referência.

(...)

Atualmente, em Aquidauana, as sessões de auriculoterapia são oferecidas gratuitamente na ESF da Santa Terezinha e realizadas pela educadora física Andressa Rodrigues Marinho. Conforme informou Andressa, cada paciente referenciado faz de 4 a 7 sessões no mês. Em média são feitos 142 atendimentos mensais.


Quinta edição do Recife Cuida nos Bairros realizou mais de 6 mil procedimentos neste fim de semana


Nestes sábado (5) e domingo (6), a quinta edição do Recife Cuida nos Bairros, projeto da Prefeitura da capital que tem por objetivo ampliar o acesso dos munícipes aos serviços de saúde, realizou 6.123 procedimentos na Escola Municipal Nossa Senhora do Pilar, no Bairro do Recife, área central da cidade. A iniciativa leva, a cada fim de semana, consultas, exames, avaliação física, vacinação, entrega de medicamentos, entre outros serviços, sem necessidade de agendamento, para uma comunidade diferente da capital pernambucana.

(...)

Os profissionais das Práticas Integrativas e Complementares (Pics) realizaram auriculoterapia. No local, também foi possível participar de palestras, aulas de dança, alongamento corporal, entre outros. Além disso, nos dois dias houve uma programação voltada para crianças, com contação de histórias, brincadeiras, oficinas e atividades lúdicas com recreadores. Tanto no sábado quanto no domingo, os profissionais da Vigilância Ambiental do município também aplicaram vacina antirrábica animal em gatos e cachorros na área externa da Escola.


A importância da escuta acolhedora e da integração do ser humano


Especialista em medicina de família e comunidade e mestre em saúde coletiva, Carmem De Simoni foi responsável pela institucionalização das Práticas Integrativas e Complementares (PICS) no Sistema Único de Saúde. As ações utilizam racionalidades médicas e recursos terapêuticos não convencionais na busca da promoção da saúde, prevenção de doenças e na recuperação da saúde, enfatizando a escuta acolhedora e a integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. Em entrevista ao correio, a médica sanitarista fala sobre o início do processo de formulação da política nacional, sua importância e a continuidade da proposta.

Como foi iniciado o processo de formulação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, o PNPIC?

Em 1999, o SUS já dispunha, de maneira discreta, de códigos para identificação de consultas médicas em homeopatia e em acupuntura. Mas foi somente em 2003 que as sociedades médicas voltadas ao tema se juntaram e foram pedir ao então presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao seu ministro da saúde que, enfim, formulassem uma política nacional para o tema.

(...)



Pindamonhangaba/SP: Roda de Saberes é atração desta quinta-feira no Cpic


O Cpic – Centro de Práticas Integrativas e Complementares – da Secretaria de Saúde da Prefeitura realiza, nesta quinta-feira (10), às 14 horas, mais uma edição da Roda de Saberes ROSA. A iniciativa busca, como o próprio nome sugere, proporcionar uma troca de saberes científico e popular em alimentação saudável.

Nesta semana, as facilitadoras serão Denize Napier e Tania Mara Alves, que abordarão as plantas palma forrageira e cacto mandacaru.

A entrada é gratuita e mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3642-2420. O Cpic fica na rua Dr. José Luiz Cembranelli, 1005, Parque das Nações.



Prefeitura de Mauá – SP abre concurso público

Editais do novo concurso público oferecem quase 200 vagas com remunerações iniciais oferecidas de até R$ 8.829,13.


A Prefeitura de Mauá, no estado de São Paulo, está recebendo inscrições para um novo concurso público. O certame é regido por dois editais, que juntos oferecem 195 vagas imediatas em funções de nível fundamental, médio, técnico e superior.


Cargos do edital nº 03/2022

Agente de Defesa Civil; Analista Jurídico; Auditor Fiscal; Auxiliar de Enfermagem; Auxiliar de Odontologia; Economista; Enfermeiro do Trabalho; Fisioterapeuta; Fonoaudiólogo; Instrutor de Atividades Esportivas I – Karatê; Instrutor de Atividades Esportivas I – Yoga; Médico (diversas especialidades).


Monitor de Atividades Comunitárias – Artes Manuais; Monitor de Atividades Comunitárias – Rotinas Administrativas e Operacionais; Monitor de Atividades Comunitárias – Cuidados Pessoais e Embelezamento; Motorista de Veículos de Urgência; Pedreiro; Pintor; Pintor Letrista.

Sociólogo; Técnico em Enfermagem; Técnico em Farmácia; Técnico em Telefonia; Técnico em Suporte em Informática; Terapeuta Ocupacional; Tradutor e Intérprete de Libras.


Inscrições e provas

As inscrições iniciadas no dia 7 de novembro seguem abertas até o dia 7 de dezembro de 2022, no site do IBAM. A taxa de inscrição varia entre R$ 56,00 a R$ 100,00, conforme a função escolhida.

A seleção de todos os inscritos será feita por meio de prova objetiva, cuja aplicação ocorrerá nos dias 22 e 29 de janeiro de 2022. Também haverá prova prático-profissional e peça processual e prova de títulos somente para a função de Procurador do Município.


Secretaria do Meio Ambiente solicita doação de plantas medicinais

O pedido se estende para a comunidade local e de cidades vizinhas, que tenham em suas casas plantas medicinais e possam doar

Com a finalidade de elaborar fitoterápicos e atender a alta demanda por esses produtos, o departamento de Fitoterapia da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) de Balneário Camboriú, aceita a doação de plantas medicinais. O pedido se estende para a comunidade local e de cidades vizinhas, que tenham em suas casas plantas medicinais e possam doar.

O interessado em doar deve ir até o departamento de Fitoterapia, localizado no Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta (final da Rua Angelina, Bairro dos Municípios), de segunda a sexta-feira, de preferência no período da manhã. As plantas mais utilizadas são: guaco, espinheira-santa, cavalinha, alcachofra, melissa, salva-limão, hortelã, entre outras.

“É muito importante que a comunidade faça doações, acredito que isso incentiva outras pessoas a fazerem o mesmo. Em outubro, recebemos uma doação de 5,450 quilos de guaco. Com essas ervas é possível fazer tinturas, xarope, chás, pomadas e entregar às pessoas que necessitam”, disse o diretor do departamento de Fitoterapia da SEMAM, Robson Bez.

Caso o doador não consiga entregar as plantas, uma equipe da SEMAM pode ir buscar. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 3267-7080



Projeto foca na promoção da saúde do idoso em unidades de saúde do SUS de Botucatu


Realizado em cinco unidades de saúde de Botucatu, o projeto Pró-Saúde tem como principal objetivo desenvolver ações de promoção da saúde para o público idoso por meio das Práticas Integrativas e Complementares, Educação Ambiental e Educação para a saúde. A iniciativa é do Instituto Floravida, organização social que atua em Botucatu há 20 anos.


As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.


Nas unidades de saúde do SUS onde as atividades são oferecidas, elas são abertas ao público como um todo, mas com preferência de inscrição da população idosa. O Pró-Saúde proporciona gratuitamente atividades e oficinas semanais de cultivo e utilização segura de plantas, oficinas de dança, yoga, arteterapia, caminhadas e inclusão digital.




95 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page