Servidores de Água Santa buscam informações junto ao CEPICS, em Pontão
Conhecimentos irão favorecer construção do Farmácia Vida
Em busca de novas alternativas em qualidade de vida e saúde, alguns funcionários das secretarias de Administração, de Saúde e da Emater de Água Santa realizaram uma visita no dia, 01/09, ao Centro e Práticas Integrativas e Complementares de Saúde - CEPICS, em Pontão.
Na ocasião, o extensionista da Emater de Água Santa, Diogenes Fracasso, e os servidores Simone Carra Miorando, Paula Panisson, Beloni Savaris e Luiz Carlos Teixeira, conheceram o trabalho desenvolvido no CEPICS, para elaboração do projeto Farmácia Viva, que será apresentado ao Ministério da Saúde.
Os funcionários relataram que a visita foi uma importante troca de experiência e conhecimento sobre práticas integrativas em saúde. Ainda, agradeceram ao município de Pontão pela acolhida, ao vice-prefeito, Carlos Eleandro Caigara, o secretário municipal de saúde, Tiago Elias Vianna Jorgens e toda a equipe do CEPICS.
PLANOS DE MEMBROS PICS NA PAUTA
Participe da melhor forma para você!
Setembro Amarelo: Uesb promove ações de valorização da vida por meio da arte
Com o objetivo de dar visibilidade à campanha de valorização da vida, a Assessoria de Gestão de Pessoas (AGP), por meio do Núcleo de Atenção Integral ao Servidor (Nais), e a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas, Permanência e Assistência Estudantil (Proapa) promoverão, durante o mês de setembro, uma ampla programação que terá como foco na arte enquanto recurso terapêutico.
As atividades serão desenvolvidas dentro do “Projeto Amarelo: Setembro com Arteterapia”. A iniciativa tem o objetivo de desenvolver práticas terapêuticas, por meio de expressões artísticas, como música, fotografia e dança. A ideia é trabalhar o bem-estar e a saúde mental dos servidores da Uesb e, também, dos demais membros da comunidade acadêmica, para combater o adoecimento mental e o suicídio, em sintonia com o “Setembro Amarelo”.
Vitória da Conquista – Em Vitória da Conquista, as ações serão realizadas no dia 14 de setembro, das 14 às 18 horas. Serão ofertadas, simultaneamente, oficinas de fotografia, no Laboratório de Impresso, localizado no Módulo Professora Amélia Barreto, e de teatro do oprimido e cantoterapia, ambas no Teatro Glauber Rocha.
As vagas são limitadas e os interessados em participar das oficinas poderão se inscrever aqui. Já no dia 22 de setembro, às 13 horas, em parceria com a Uesb FM, será veiculada uma roda de conversa sobre saúde mental.
Jequié – Em Jequié, no dia 20 de setembro, às 9 horas, no Pavilhão Administrativo, a comunidade interna poderá participar de uma roda de conversa. A programação segue com uma oficina de dança circular e de prática meditativa e atenção plena, no dia 22 de setembro, às 15 horas.
No dia 28 de setembro, acontecerá uma videoconferência, no Anfiteatro 1 do Módulo Manoel Sarmento, a partir das 15 horas. A roda de conversa e a videoconferência terão como tema a campanha “Setembro Amarelo”. Para as oficinas, os participantes devem efetivar a inscrição no formulário on-line, e as vagas são limitadas.
Itapetinga – Em Itapetinga, nos dias 12, 13 e 14 de setembro, manhã, tarde e noite, respectivamente, na entrada do campus, ocorrerá momentos de musicoterapia com o grupo Universidade Música, composto por estudantes e servidores. A programação segue com uma roda de conversa, no dia 21 de setembro, que contará com a participação de representantes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), em que serão discutidas as maneiras de identificar e como buscar ajuda e tratamento, com a mediação da psicóloga Milena Oliveira.
Acontecerá ainda, no dia 26 de setembro, um outro momento de diálogo sobre saúde mental e vida acadêmica em parceria com a psicóloga da Secretaria Municipal de Educação de Itapetinga, Juliana Moura. Os dois eventos serão promovidos no Auditório Juvino Oliveira.
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail nais@uesb.edu.br, em Vitória da Conquista; crhjq@uesb.edu.br, em Jequié; e crhit@uesb.edu.br, em Itapetinga.
Com yoga e meditação, saúde faz ação alusiva ao Setembro Amarelo
A Secretaria de Saúde de Corumbá realiza nesta sexta-feira (9), uma programação em alusão ao Setembro Amarelo, contra a prevenção de suicidio. De passeata até aula de yoga, a ideia é chamar atenção da população para o tema tão delicado.
Nas primeiras horas do dia, a partir das 7h30 o grupo de pessoas participantes devem se encontrar na Rua Frei Mariano esquina com a Colombo.
A passeata segue em sentido a Praça da Independência onde haverá aula de yoga, meditação e roda de conversa sobre o tema.
AULA DE YOGA EM CONTATO COM A NATUREZA
A Prefeitura do Município de Jahu, por meio da Secretaria de Meio Ambiente – Semeia realiza aula de yoga no Horto Municipal José Carlos Toledo Veniziani Júnior - “Professor Dr. Kiko”, dia 17, às 9h30. A iniciativa faz parte da programação do Mês da Árvore, comemorado em setembro.
A aula gratuita será conduzida pela Profª. Luana Antonello.
Interessados devem inscrever-se pelo WhatsApp (14) 997
56-7153. ATENÇÃO: as vagas são limitadas.
Caneca PICS na Pauta
Só tem aqui mesmo, viu?
Sua compra é uma forma de apoiar o projeto que vem fortalecendo as PICS com conteúdos semanais de qualidade. Compre para você ou para presentear, um presente bem legal.
Clique no botão (sem compromisso) para saber o valor e seguir com o apoio.
Academia do Jardim São Benedito oferta aulas de segunda à sexta-feira
Com objetivo de incentivar a prática de esportes e proporcionar uma melhor qualidade de vida à população campista, a Fundação Municipal de Esportes (FME) oferta uma série de atividades na academia do Jardim São Benedito, localizado na área central da cidade, que funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h e 16h às 21h. No local são ministradas aulas gratuitas de musculação, tai chi chuan, funcional, ginástica, ritmos, futsal, handebol, basquete 3x3, vôlei de areia e futevôlei. As modalidades integram os projetos Bem-Estar e Esporte Vida.
Em Macapá, centro realiza mais de 200 atendimentos semanais de reabilitação visual, física e intelectual
Em Macapá, a população pode contar com o Centro Especializado de Reabilitação (CER), referência da rede municipal de saúde para atendimento multiprofissional de pessoas com deficiências física, intelectual ou visual e crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Por semana, são realizados mais de 200 atendimentos, entre serviços de psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, práticas integrativas e complementares a saúde, educação física, enfermagem, assistência social e nutrição.
Manifesto a vida: Evento marca o mês de prevenção ao suicídio
População poderá aproveitar o sábado com música, oficinas de reiki, yoga, no Estacionamento do Jaraguá
No mês de agosto, a prefeitura de Candiota lançou o projeto “Candiota Medicinal: Plantando Saúde”, que visa a introdução de plantas medicinais na farmácia básica de Candiota. De acordo com dados do Sistema Único de Saúde (SUS), atualmente, apenas 10 municípios gaúchos possuem o serviço de fitoterapia no SUS e destes, nenhuma cidade se encontra na região da campanha.
A farmacêutica do município, Catarine de Oliveira, relata que o principal objetivo é que os pacientes que utilizam o omeprazol, gradativamente, passem a fazer a substituição pelo uso da erva espinheira-santa. “Hoje a cada 10 receitas que a gente recebe de pacientes hipertensos ou com diabetes, sete tem prescrição de omeprazol, e isso é muito preocupante, por isso realizamos um estudo em cima da literatura já existente sobre a espinheira-santa que pode combater os sintomas desses pacientes”, relatou.
A estagiária da Secretaria de Saúde e acadêmica do curso de Farmácia, do 8º semestre, Paula Waiss, relatou que o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como tema a Introdução de Plantas Medicinais Fitoterápicas no SUS de Candiota, que contribuiu com informações técnicas para tirar do papel, o projeto “Candiota Medicinal: Plantando Saúde”. “Fico muito feliz em poder contribuir e fazer parte deste projeto”, afirmou.
Primeira edição do “Recife Cuida nos Bairros” é realizada no bairro da Iputinga neste fim de semana
O Recife Cuida nos Bairros deve se repetir todos os finais de semana em diversas localidades da cidade, oportunizando, assim, que mais famílias tenham acesso aos serviços de saúde
A Prefeitura do Recife realizará neste fim de semana a primeira edição do projeto “Recife Cuida nos Bairros”, que visa ampliar o acesso aos serviços de saúde para as comunidades. O mutirão seguirá até domingo (11), na Escola Municipal Diná de Oliveira, no bairro da Iputinga, Zona Oeste da cidade.
Consultas, exames, avaliação física, vacinação, atividades de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), entrega de medicamentos, distribuição de preservativos, hipoclorito de sódio e kits de saúde bucal estão inclusos na programação.
Tratamentos de saúde complementares e não convencionais avançam em Goiás
Práticas integrativas fazem parte de 17 serviços para corpo e mente disponibilizados pelo SUS como apoio ou fuga dos consultórios médicos
Quando um paciente se desespera por um diagnóstico ou os remédios já não fazem mais efeito para a saúde, tratamentos diferenciados ganham espaço na agenda. Homeopatia, fitoterapia, reiki, acupuntura, constelação familiar e outros se tornaram aliados de milhares de pessoas. Em Goiás, parte delas encontra ajuda gratuita no antigo Hospital de Medicina Alternativa.
Uma rinite insistente fez a técnica em enfermagem Alcione Neri procurar opções diferentes do protocolo da medicina tradicional oferecido ao filho, Yuri da Silva. O garoto tinha 10 anos de idade quando começou a ir a consultas com um homeopata no Cremic, em 2015. Não houve cura, mas o tratamento trouxe uma melhora significativa, que tornou os episódios de crise menos frequentes.
(...)
Como agendar
O acesso à unidade ocorre por meio da regulação de saúde municipal que encaminha os pacientes para o Cremic. Em alguns casos não é necessário o agendamento com um clínico geral para o pedido de consulta na unidade, bastando solicitar o agendamento com a assistente social do centro de saúde municipal. O local recebe milhares de pessoas em busca de alívio mental e corporal. Somente em julho, que costuma ter queda no número de pacientes, foram 5,3 mil atendimentos.
Quer receber informações sobre as PICS?
Se inscreva em nosso canal do telegram
Profissionais do SUS participam de curso livre de Aromaterapia
Mais de quinhentos profissionais vão receber na modalidade virtual orientações sobre óleos essenciais e vegetais
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), por meio do Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar (CREMIC) e Coordenação de Práticas Integrativas/GERAS/SAIS, em parceria com a Phytoterápica realiza nos dias 12,13 e 14 desse mês, o curso livre de aromaterapia, para profissionais do SUS que poderão aprender sobre óleos essenciais, óleos vegetais, formas de uso, cálculo de diluição, ficha técnica dos óleos essenciais e vegetais e ainda a tabela de concentração dos óleos essenciais.
O objetivo do curso é ofertar conhecimentos aos profissionais que trabalham com práticas integrativas no SUS, acerca de como usar os óleos essenciais e vegetais de forma consciente, responsável e segura, observando as diferenças e aproveitando o que cada óleo pode oferecer de melhor. São muitos os benefícios dos óleos essenciais e vegetais para a saúde.
Benefícios
Os óleos essenciais são excelentes para a nossa saúde de várias maneiras. Por meio do aroma, podem ser utilizados no sistema nervoso central, causando alterações positivas em nosso humor e ainda, impactos positivos à massa óssea e cartilagem. Exercem ainda outras diversas funções em sistemas distintos do corpo, como: endócrino, respiratório, límbico, tegumentar, excretor, cardiovascular, muscular, digestório e imunológico.
Já os óleos vegetais, são bastante indicados para a aplicação na derme e cabelo, devido à afinidade que ocorre entre a gordura existente da nossa pele com os ácidos graxos. O curso on-line começa a partir de segunda, 12/09, às 19h30. Os interessados ainda podem se inscrever no link abaixo:
USP promove aulas gratuitas de Yoga para sua comunidade acadêmica
A prática indiana de meditação permite diversos benefícios à saúde física e mental, como a melhora do sono, depressão, ansiedade e potencializa o emagrecimento.
A Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) e o Centro Intercultural Internacional (CII) da USP promovem, a partir do dia 16 de setembro, aulas gratuitas de Yoga todas as sextas-feiras, às 8 horas. As aulas serão ministradas pelo professor Adarsh Mishra, cônsul da Índia em São Paulo, que assumiu a direção do Centro Cultural Swami Vivekananda na capital paulista.
A iniciativa faz parte de uma parceria com o Centro Cultural Swami Vivekananda e o India Corner, novo espaço que faz parte do CII, dedicado à divulgação da cultura indiana e informações sobre intercâmbio e pesquisa naquele país. Saiba mais neste link.
O Yoga é uma prática de meditação que trabalha o corpo e a mente, de forma equilibrada e harmônica. Auxilia no controle de estresse, ansiedade, dores no corpo e melhora o sono, o bem estar e a disposição da pessoa. Além disso, ajuda a manter um bom condicionamento físico, pois há uma tonificação muscular, com ganho de massa magra, o que favorece o processo de queima de gordura. Entretanto, é válido lembrar que o efeito pode variar de organismo e do tipo de Yoga praticado. É indicado para todas as idades, incluindo o público idoso e mulheres gestantes. Seus ensinamentos fazem parte de religiões da Índia e não há data confirmada de seu surgimento na história.
A ação é voltada ao grupo pertencente à USP, sendo necessário informar o número USP e seu vínculo com a instituição no ato de inscrição, pelo formulário. Cada aluno deve levar seu colchonete para realizar o exercício.
As aulas são gratuitas, mas é necessário fazer inscrição prévia pelo formulário, pois as vagas são limitadas. Elas acontecerão em frente ao Centro de Difusão Internacional da USP (Avenida Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310 – Bloco B), todas as sextas-feiras das 8 às 9 horas.
UFPB promove práticas integrativas, palestra e mesa de discussão em evento alusivo ao Setembro Amarelo
Evento será no dia 20 de setembro, com atividades como reiki, ventosa e auriculoterapia, yoga e biodança
Em alusão ao Setembro Amarelo, em que se intensifica a conscientização pela valorização da vida e o cuidado com a saúde mental, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Centro de Referência em Atenção à Saúde (CRAS) e da Escola Técnica de Saúde (ETS), em parceria, realizará no dia 20 de setembro o evento Setembro Amarelo, para proporcionar à comunidade acadêmica um dia de palestra, mesa redonda e práticas integrativas, como reiki, ventosa e auriculoterapia, yoga e biodança.
As inscrições serão realizadas via SigEventos (sigeventos.ufpb.br), no período do dia 15 ao dia 19 de setembro. O intuito da iniciativa, que será realizada na Escola Técnica de Saúde (ETS), é divulgar o cuidado com a saúde mental.
A solenidade de abertura, que acontecerá no auditório da Escola Técnica de Saúde (ETS), contará com apresentação do Coral da UFPB Gazzi de Sá, às 8h20 do dia 20 de setembro. Às 9h, está programada a Palestra: “Sentido da vida como fator de proteção ao suicídio”, que será ministrada pelo Prof. Thiago Antônio Avellar de Aquino, do Centro de Educação. Em seguida, às 10h15, ocorrerá a Mesa Redonda: Promovendo a Vida.
A programação da tarde começará às 13h30 com o reiki, técnica criada no Japão que consiste na imposição de mãos para transferência de energia, as atividades de yoga, ventosa e auriculoterapia, e biodança, às 15h.
De acordo com a Coordenadora de Ensino, Pesquisa e Extensão do CRAS, Profa. Luciana Furtado, e com o Prof. Vilson Lacerda Brasileiro Junior, da Escola Técnica de Saúde (ETS), serão ofertadas para a programação da manhã 130 vagas (capacidade máxima do auditório). À tarde, ocorrerão as oficinas. As inscrições para as oficinas serão realizadas no local.
Confira a programação completa no SigEventos.
Servidores da saúde recebem capacitação em auriculoterapia
Na última sexta-feira, as enfermeiras da rede de atenção à saúde participaram de um curso de auriculoterapia na Universidade Federal de Santa Catarina. A iniciativa foi uma parceria com a prefeitura de São Bento do Sul, onde ocorreu a aula prática.
A auriculoterapia é uma das diversas práticas integrativas complementares (PICS) disponíveis no SUS. Trata-se de uma técnica derivada da acupuntura que utiliza sementes para fazer pressão em pontos específicos da orelha. “Além de auxiliar no tratamento de doenças, auxiliam no alívio da dor e redução de problemas físicos, mentais e emocionais” explica a gerente de atenção primária, Milena de Lima Machado.
Algumas unidades de saúde já possuem profissionais capacitados nesta técnica e o objetivo é ampliar o uso desse tratamento no município.
“Estamos em fase de ampliação do uso das PICS, como acupuntura, fitoterapia, ventosaterapia e reiki. Especialmente em se tratando da auriculoterapia, esta possui inúmeros benefícios e auxilia nos diferentes tratamentos, como depressão, insônia, ansiedade, obesidade e tabagismo” informa a diretora de saúde, Amanda de Lemos Mello.
O secretário de saúde, Alceu Gilmar Moretti avalia como positivo o uso de práticas integrativas complementando o cuidado na saúde, tendo em vista que pode ser utilizado em atendimentos individuais e coletivos para diversos tipos de problemas de saúde após avaliação clínica pela equipe de saúde da família.
Inscrições abertas em especialização em Fitoterapia Clínica da UFSCar
Estão abertas as inscrições para a terceira turma do curso online de especialização em Fitoterapia Clínica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A pós-graduação, focada no estudo das plantas medicinais e suas aplicações na prevenção e no tratamento de diferentes doenças, capacita os profissionais para que possam prescrever esse tipo de medicamento levando em consideração as características específicas de cada paciente. De acordo com os especialistas, a terapia farmacológica realizada com medicamentos fitoterápicos apresenta enorme contribuição para melhora na qualidade e expectativa de vida da população e, se utilizados de forma correta, apresentam ainda menor grau de efeitos adversos.
Inscrições para aulas de Iyengar Yoga no dia 23/09
Projeto Yoga Extensão oferece aulas de Iyengar Yoga
Dias e horários das aulas: Quarta e sexta de 12h15 às 13h15 Local: Sala do Corpo – Bloco A / CED
DATA DE INÍCIO: 28/09/22
* Duas ou mais faltas injustificadas poderão levar ao desligamento do projeto. Cada caso será analisado individualmente.
—
>> Sobre as inscrições e seleção
Serão abertas 20 vagas para toda a UFSC.
A inscrição será presencial e a distribuição das vagas se dará por sorteio.
Inscrições serão recebidas dia 23/09 das 12h15 às 13h, no varandão em frente ao Bloco D do CED, seguidas de sorteio.
Quanto às vagas:
20 vagas – 4 para cada categoria: 1- TAEs, 2- docentes, 3- estudantes de graduação, 4- estudantes de pós-graduação e 5- terceirizadas/os, sendo que 50% das vagas seguirão o critério da ampla concorrência e 50% serão destinadas, preferencialmente, às ações afirmativas.
O processo de atribuição das vagas de ações afirmativas será acompanhado por servidoras/es da equipe da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidades (PROAFE), sendo analisados caso a caso.
Prevenção e promoção à saúde do trabalhador da educação acontece em Belém
A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), deu início nesta quarta-feira, 14, na sede da instituição, à programação especial denominada “Caminhos da Vida: Arte, Cultura, Educação e Saúde”, de prevenção e promoção da saúde física e comportamental, em alusão ao Setembro Amarelo.
Sob o comando do Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (Nast), até a próxima sexta-feiera, 16, são feitas rodas de conversa, oficinas, ginástica laboral, apresentações artísticas e práticas integrativas complementares, envolvendo meditação, aromaterapia, auricoloterapia, danças circulares e johrei.
A abertura da Campanha Setembro Amarelo na rede municipal de ensino ocorreu no salão Paulo Freire, na sede da Semec, e contou com a presença da secretária municipal de Educação, Márcia Bittencourt; da diretora Geral, Araceli Lemos; do coordenador do Nast, Jorge Gama; e diretores, coordenadores e trabalhadores da Semec.
Araraquara: Saúde na Praça oferece grupo de corrida e caminhada
O programa Saúde na Praça, da Prefeitura Municipal de Araraquara, oferece ao público um grupo de caminhada e corrida no Parque do Pinheirinho, com as atividades ministradas aos sábados, a partir das 7h. Os interessados podem participar gratuitamente do grupo e para isso devem procurar o professor Valdemir Araújo da Silva no próprio local das aulas.
Bruno Marcos Castilho de Castro, gestor do Saúde na Praça, falou sobre o trabalho oferecido aos participantes do projeto. "O professor Valdemir atende as duas modalidades, tanto o pessoal com menor condicionamento, quanto as pessoas mais condicionadas com a corrida. Ele passa os exercícios como alongamento e atividades educativas para a corrida, além de uma ginástica voltada especificamente para essas modalidades de exercício", explicou.
O Saúde na Praça visa oferecer para a população exercícios físicos com a supervisão de profissionais qualificados. O programa abrange pessoas com idade a partir de 17 anos, porém procura atender preferencialmente a terceira idade. Além da caminhada e da corrida, a iniciativa conta com oito modalidades de exercício: ginástica geral, ritmos, Lian gong, Tai chi chuan, hidroginástica, dança de salão, ginástica laboral e caminhada monitorada.
Segunda edição do mês de setembro do Yoga no Parque acontece neste domingo, 18
O Parque Municipal recebe neste domingo, 18, a segunda edição do mês de setembro do Yoga no Parque. A aula será realizada com a professora Laís Carneiro, às 10h. O equipamento da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) é um local de natureza e tranquilidade, ideal para a prática. O encontro do público será na Praça Central, às 9h50.
O objetivo é propiciar benefícios à saúde, com uma prática que envolve o bem-estar em todos os níveis: mental, físico, emocional e espiritual. É importante lembrar de trazer colchonete, canga ou toalha, já que as atividades são realizadas em local aberto.
Para professores e professoras de yoga que queiram se voluntariar para ministrar aulas no Parque Municipal, podem entrar em contato pelo e-mail parquemunicipaljf@gmail.com ou pelo instagram @parquemunicipaljf.
O Parque Municipal ressalta que, devido às eleições, o calendário do Yoga no Parque precisará ser modificado para o mês de outubro, com as aulas acontecendo nos dias 9 e 23 do mês.
Palmas/TO: Secretaria Municipal da Saúde
Foram realizados testes ISTs e tratamentos com ventosaterapia e auriculoterapia
Na noite desta quarta-feira, 14, a comunidade masculina participou do evento voltado para a saúde do homem na Unidade de Saúde da Família (USF) Satilo Alves, localizada na Arso 111 (1.103 Sul). Na ocasião, o público integrou a roda de conversa sobre planejamento familiar e vasectomia, fez atendimento com profissionais da saúde, realizou testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) como sífilis, hepatite e HIV e tratamentos com sessão de ventosaterapia e auriculoterapia.
O operador de máquinas gráficas Raimundo Alves da Cruz foi incentivado pela esposa, Joseane Silva, a comparecer na unidade. Ele aproveitou para experimentar a auriculoterapia para tentar solucionar os problemas de insônia. “Ultimamente tenho cuidado mais da minha saúde depois que descobri que tenho pressão alta, e agora estou tendo problemas para dormir. Fiz essa experiência hoje e pretendo continuar com o tratamento da auriculoterapia”, contou.
Quem também participou dos atendimentos foi o autônomo Cleiton Araújo Macedo, que coincidentemente sentiu um problema de saúde e procurou a unidade na noite desta quarta, 14. “Foi uma coincidência boa, não estava sabendo dessa ação, mas gostei muito”, comenta. Ele é um usuário ativo da USF e já tem o hábito de se cuidar, e agora vai melhorar a alimentação.
Workshops online “Meditação aplicada à saúde e ao bem-estar” têm inscrições até o dia 19 de setembro
A Comissão de Cultura e Extensão da Faculdade de Saúde Pública da USP está recebendo, até o dia 19 de setembro de 2022, as inscrições para os workshops “Meditação aplicada à saúde e ao bem-estar”. As atividades iniciam no dia 23 de setembro, com término previsto no dia 11 de novembro de 2022.
O programa de meditação tem a coordenação de Rubens de Aguiar Maciel, PhD, psicoterapeuta, com mestrado e doutorado pela Faculdade de Saúde Pública da USP, instrutor de meditação mindfulness pela Escola de Excelência do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP.
Os grupos são divididos em módulos com duração de 8 semanas, com encontros acontecendo regularmente às quintas-feiras, das 16h às 17h30, pela plataforma online Google Meeting. As práticas de mindfullness vêm sendo utilizadas para promover equilíbrio físico e emocional e são especialmente indicadas para distúrbios de estresse, ansiedade e depressão.
Certifique-se de que você terá condições de assumir este compromisso de participação em todos os encontros, pois as vagas são limitadas. Para aqueles que não conseguirem sua vaga neste grupo, serão oferecidas novas turmas a partir de fevereiro de 2023. As inscrições são feitas pelo e-mail rubensm@alumni.usp.br Solicita-se que sejam enviados os números dos celulares e os motivos para se inscrever na prática.
“Meditação aplicada à saúde e ao bem-estar” Inscrições: até 19 de setembro de 2022, pelo e-mail rubensm@alumni.usp.br Vagas: 20 Atividades: de 23 de setembro a 11 de novembro, às quintas-feiras, das 16h às 17h30 Coordenação: Rubens de Aguiar Maciel Obs.: solicita-se o envio do número de celular e os motivos para inscrição na prática.
Na Semana Municipal do Idoso, Prefeitura promove evento sobre processo positivo de envelhecimento
Em comemoração à Semana Municipal do Idoso, a Prefeitura de Torres, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, e o Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa promovem no dia 29 de setembro, quinta-feira, evento com o propósito de contribuir para um positivo processo de envelhecimento. A programação inicia às 13h30h no Salão do Lions Clube Torres localizado na Avenida Riacho, 674. É aberto para os idosos em geral, sem necessidade de inscrição.
O secretário Fábio da Rosa informa que a Semana foi instituída conforme a Lei 3545 de junho de 2001 que fixa a comemoração na última semana do mês de setembro de cada ano. O objetivo é que sejam realizadas ações que reforcem e valorizem as contribuições e os direitos desse grupo social, composto por todas as pessoas com mais de 60 anos. Este é o 2º Encontro da Rede de Proteção à Pessoa Idosa “Proteção do Autocuidado no Processo de Envelhecimento”. promovido pelo município. No ano passado, em 2021, foi realizado o 1º Encontro com “Um movimento de respeito e justiça. O evento é comemorado sempre na última semana de setembro.
Às 13h30min, palestra com Michele Vicente Cardoso, do curso de Enfermagem da Ulbra que vai tratar sobre o autocuidado no processo de envelhecer. Em seguida, às 14h30min, Oficina da Alegria, com Delia Susana Pescio, que vai tratar sobre o poder do riso, do sorriso, da gratidão. Vão cantar, dançar e fazer exercícios para conectar as frequências maiores do Universo, o amor e a alegria, de acordo com a terapeuta vibracional, com extenso currículo.
Às 15h30min, abertura dos estandes que vão oferecer formas de medicina alternativa como a Auriculoterapia ou Auriculopuntura baseada na ideia de que o pavilhão auditivo da orelha, ou aurícula, é um microssistema em que todo o corpo é representado por um mapa (semente nas orelhas). Também a Ventosaterapia, tipo de tratamento natural no qual são usadas ventosas para melhorar a circulação sanguínea em um local do corpo. Ainda nestas estantes serão oferecidos alguns serviços como o embelezamento de unhas, de cabelereira, maquiagem e serviço de barbeiro.
A Assembleia Geral das Nações Unidas designou 1º de outubro como o Dia Internacional das Pessoas Idosas. A data tem como objetivo sensibilizar para o impacto do envelhecimento da população e para a necessidade de garantir que as pessoas possam envelhecer com dignidade e continuar a participar na sociedade como cidadãos de plenos direitos. No Brasil, a homenagem foi criada em 2003, quando entrou em vigor a Lei 10.741/03, conhecida como o “Estatuto do Idoso”.
Live do TCESP abordará consciência respiratória e postural
O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) realiza, na sexta-feira (16/9), das 10h30 às 12h00, palestra online com o tema ‘Consciência respiratória, postural e meditação para o dia a dia’.
A aula será ministrada pela instrutora de Yoga Jéssica Shankari, formada pela International Sivananda Yoga Vedanta Center e com vasta experiência em técnicas avançadas e práticas adaptadas para despertar um estilo de vida saudável e consciente para melhorar a qualidade de vida.
, Com transmissão ao vivo pelo link http://streaming.tce.sp.gov.br/lives/, a palestra, direcionada a servidores, funcionários terceirizados do TCESP e demais interessados, terá a programação dividida em parte teórica e prática.
O conteúdo teórico contextualizará sobre a prática do yoga. Já na parte prática serão realizados exercícios de respiração, postura corporal – que podem ser praticados diariamente no ambiente de trabalho – e meditação guiada para diminuir o estresse e a ansiedade.
Não haverá emissão de certificado aos participantes. A programação completa está disponível pelo endereço https://bit.ly/3esDZts.
Hospital Santa Isabel utiliza musicoterapia para promover bem-estar e saúde de pacientes e funcionários
Aliada no processo de tratamento de pacientes internados no Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), promovendo bem-estar e saúde, o uso da musicoterapia está sendo utilizado durante todo o mês de setembro para levar mensagens motivadoras, de amor, esperança e alegria a funcionários da unidade hospitalar da Prefeitura de João Pessoa.
A musicoterapia para os servidores ocorre dentro da dinâmica ‘Correio do Amor’, onde os profissionais são escolhidos para receber uma mensagem com música. A atividade faz parte da campanha Setembro Amarelo, que marca o mês dedicado à prevenção ao suicídio, onde uma série de atividades está sendo realizada no hospital.
Na semana onde é comemorado o Dia do Musicoterapeuta, que ocorre nesta quinta-feira (15), uma das profissionais contempladas com o ‘Correio do Amor’ foi a enfermeira Cynthia Figueiredo, que não escondeu a emoção e a gratidão pela mensagem.
“É tão gratificante saber que dentro de uma instituição existe uma equipe, existem pessoas que têm esse olhar, que não vê a gente só como profissional, vê a gente com outros olhos. A atitude me trouxe uma coisa tão boa, paz, uma felicidade tão grande. Eu só tenho a agradecer”, disse Cynthia Figueiredo.
Atenção Primária capacita agentes de saúde e fisioterapeutas em Divinópolis
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou hoje (16/9), a partir das 7h, um dia de capacitação para os agentes comunitários de saúde e fisioterapeutas da Atenção Primária de Saúde (APS). A ação ocorreu no Lions Clube Divinópolis Candidés, no bairro Esplanada.
A capacitação tratou das práticas de “chi kung” e percussão corporal, atividades essas, muito recorrentes e elogiadas pela população. A iniciativa visa capacitar os profissionais para a oferta das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PIC’s) nas unidades de saúde. Ao todo, 196 profissionais foram capacitados.
A ação foi ministrada pelo médico de família e comunidade, Flávio Antônio Marcelino Alves; pela ACS, Meire Claudia dos Santos; pelos fisioterapeutas, Marcos Pedro de Araújo; Roberta Almeida Pereira Santos e Bruna Silva Bueno.
De acordo com referência técnica em Práticas Integrativas e Complementares, Jéssica Pedrosa, esse tipo de capacitação temática beneficia a comunidade de várias formas. “Além de mostrar a importância das PIC´s para a saúde do paciente e complemento ao tratamento tradicional, essas atividades trazem bem-estar físico e mental para a população”, relatou.
Abertas inscrições para o 8º Workshop de Plantas Medicinais em Jaraguá
Estão abertas as inscrições para o 8º Workshop de Fitoterapia com o tema: Plantas Medicinais auxiliares no sistema cardiovascular. O 8º workshop acontecerá no período de 19 a 30 de setembro (em dias não consecutivos), sendo 20 vagas por dia.
Os dias e horários do 8º Workshop de Plantas Medicinais estão listados abaixo. Escolha o melhor dia e horário para você e faça sua inscrição pelo e-mail fitoterapia@jaraguadosul.sc.gov.br colocando seu nome completo, telefone e o dia que você escolheu fazer o workshop ou pelo telefone 3307-5864.
Pesquisa do FAP investiga a auriculoterapia no combate ao estresse
Dados devem ser divulgados em dezembro deste ano
Um grupo de acadêmicos e funcionários da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp) estão participando, de forma voluntária, de uma pesquisa realizada pelo acadêmico do curso de fisioterapia Felipe Mayer, desenvolvido sob supervisão da professora Liamara Basso Dala Costa.
O projeto de iniciação científica é viabilizado pelo Fundo de Apoio à Pesquisa (FAP) e possui o título de “A auriculoterapia como intervenção para redução do estresse na comunidade acadêmica da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe”.
Felipe Mayer é acadêmico da 4ª fase do curso e tem dedicado as tardes de dois dias da semana para desenvolver a pesquisa. O estudo consiste em aplicar nos participantes, sessões semanais da técnica com a utilização de sementes. Ao final da pesquisa, acadêmico e professora irão verificar qual foi a influência que a auriculoterapia desempenhou no nível de estresse dos participantes.
De acordo com a professora Liamara, a maioria das pessoas apresenta sintomas de ansiedade e estresse em algum momento de suas vidas. O estresse em particular é caracterizado pelo acionamento dos mecanismos de alerta e alarme, desencadeando alterações físicas e emocionais, podendo afetar negativamente a qualidade de vida e produtividade laboral quando permanecem por muito tempo. “A auriculoterapia é considerada uma prática integrativa e complementar, caracteriza-se como um tratamento de baixo custo e menos invasivo capaz de tratar o estresse”, explica a professora.
A aplicação das sessões de auriculoterapia acontecem junto a Clínica de Fisioterapia da Uniarp. A expectativa é de que no mês de dezembro, os resultados finais do estudo sejam divulgados no SEDEPEX.
Prefeitura realiza programação especial alusiva à Semana de Práticas Integrativas e Complementares nas UBSs
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), promove, até o dia 30 de setembro, uma programação especial nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), em referência à Semana de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). As atividades serão realizadas para incentivar a prática de terapias que tratam o indivíduo de forma global (holística), levando em consideração os aspectos físicos e psicológicos.
O público atendido pelas UBSs contará com diversas experiências em tratamentos e orientações, como apresentação de chás terapêuticos e óleos essenciais, meditação guiada, cromoterapia, aurículoterapia, dança circular, ventosaterapia, aromaterapia, entre outras.
A prática desses tratamentos auxilia na prevenção de várias doenças, como: depressão, hipertensão, síndromes musculoesqueléticas, insônia e enxaqueca, além de contribuir para a diminuição e o controle da dor.
“As ações realizas pelas equipes de saúde são fundamentais para o incentivo à prática de atividades preventivas, que, somadas aos tratamentos convencionais e de rotina, contribuem na evolução de muitos pacientes, promovendo qualidade de vida e bem-estar”, destacou o secretário da Saúde (SES), Dr. Cláudio Pompeo.
Os endereços das UBSs participantes da Semana de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde podem ser conferidos no link: https://servicos.sorocaba.sp.gov.br/selu.
Confira a programação nas UBSs: https://noticias.sorocaba.sp.gov.br/prefeitura-realiza-programacao-especial-alusiva-a-semana-de-praticas-integrativas-e-complementares-nas-ubss/
SAÚDE / "CUIDANDO DO CUIDADOR"
Programação voltada para a saúde do servidor é desenvolvida pela SMS
Literalmente com um olhar cuidadoso sob o trabalhador é que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria Técnica da Atenção Primária e as Práticas Integrativas e Complementares (PIC’s), realiza ações na programação do Setembro Amarelo voltadas para o servidor da saúde. Com o tema "Cuidando do Cuidador", as atividades de relaxamento e bem-estar acontecerão entre os dias 19 e 29 deste mês, na SMS. No período matutino para servidores da SMS, e no horário vespertino, para os da Vigilância Sanitária. As vagas são limitadas, sendo necessário agendar.
“Estaremos ofertando diversos atendimentos e práticas integrativas em saúde, bem como atendimento em psicologia e serviço social. É, sem dúvida, uma maneira de dispensar uma atenção ao colega de trabalho que é um ser que precisa, como todo cidadão. Muitas das vezes só nos damos conta da própria saúde quando necessitamos de atendimento médico. Cuidar do Cuidador, nosso lema, exemplifica isso, ter esse cuidado, zelo, com os profissionais que se dedicam a cuidar das pessoas”, explicou Wilson Cutas, coordenador técnico da Atenção Primária.
No geral, trata-se de práticas que ajudam a aliviar sintomas de estresse e ansiedade, que associadas a exercícios respiratórios favorecem o estado de paz, melhoram o equilíbrio das emoções, funcionamento do organismo e garantem mais energia no dia a dia. Algumas delas atuam como uma limpeza energética mental e física capaz de melhorar a atenção, percepção e intuição, além de fortalecer o sistema imunológico, entre outros benefícios.
Entre as atividades de relaxamento corporal e bem estar disponíveis estão: plantão psicológico, serviço social, Chi Kung, Auriculoterpaia, Shiatsu Massage, Cone/Reflexologia, ventosa ou pedras quentes, escalda pés, Quiropraxia, Reiki, e outras, como a oficina de “Fortalecimento de Vínculos Familiares”.
Setembro Amarelo: simpósio promove sensibilização de servidores em Santos
Servidores públicos da área da saúde e representantes de outras secretarias do Município recebem, nos próximos dias 26 e 27, um simpósio sobre o sofrimento psíquico e o agravo do suicídio. A ação acontece na Universidade São Judas, no auditório Candará II (Rua Comendador Martins, 52, Vila Mathias), das 8h às 17h, nos dois dias. O evento é organizado pelo Departamento de Atenção Básica (Deab) e o Departamento de Atenção Especializada (Deaesp), e faz parte da programação do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.
O objetivo do simpósio é gerar discussões entre as equipes dos departamentos de saúde e servidores de outras áreas sobre o trabalho realizado, visando o fortalecimento dos profissionais da rede no acolhimento de pessoas em sofrimento psíquico.
As palestras serão mediadas por servidores da Coordenação de Saúde Mental, Deab e Departamento de Vigilância em Saúde. Além do acolhimento e os cuidados necessários nesse processo, serão tratados temas como os dados epidemiológicos, traçando o panorama geral do Município, e as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics).
Alguns pacientes assistidos pelos serviços de saúde mental oferecidos pela rede municipal contarão as experiências com o atendimento. Durante os intervalos entre as palestras, haverá oferta gratuita de Pics, oferecidas pelos estudantes da São Judas.
As inscrições ficam abertas até sexta-feira (23) e podem ser feitas através deste link. O simpósio tem o limite de 200 vagas por dia.
Prefeitura de Francisco Beltrão vai realizar PSS para 38 cargos
Na próxima segunda-feira, dia 26 de setembro, a Prefeitura de Francisco Beltrão abrirá inscrições para um novo Processo Seletivo Simplificado para 38 cargos para a formação de cadastro de reserva para atividades temporárias em diversas áreas e funções. O PSS não exige a realização de provas, pois a classificação é feita através da escolaridade e da qualificação profissional dos inscritos.
As inscrições serão aceitas a partir das 08h00 do dia 26 e prosseguem até às 17h00 do dia 11 de outubro, exclusivamente pela internet, no site da prefeitura, (www.franciscobeltrao.pr.gov.br). O valor da taxa de inscrição é de R$ 20,00 para todos os cargos e deve ser feito através de depósito bancário ou pix, conforme instruções do edital. Candidatos em situação de vulnerabilidade social poderão se inscrever gratuitamente, apresentando a ficha do Cadastro Único.
Confira os cargos disponíveis:
(...)
– Instrutor de Práticas Integrativas e Complementares
Prefeitura de Fortaleza realiza ações humanizadas nos Centros de Atenção Psicossocial
As práticas integrativas complementares no tratamento de doenças psiquiátricas fazem parte da programação oferecida nos CAPS e ganham destaque durante o Setembro Amarelo
A Campanha Nacional Setembro Amarelo tem foco na conscientização da importância da vida e busca ajudar na prevenção das tentativas de suicídio. Considerado um problema de saúde pública e que impacta toda a sociedade, ele é acompanhado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) durante todo o ano através de tratamentos psiquiátricos individualizados e coletivos, não apenas com medicações, mas também com práticas complementares, como forma de humanizar o tratamento.
Para o gerente da Saúde Mental da SMS, Arildo Lima, “problemas como estresse, depressão, uso de substâncias em excesso e até mesmo o assédio em função do bullying, geram grandes abalos para a saúde mental do indivíduo e nem sempre a medicação, ou apenas ela, é a melhor saída para um tratamento com resultados positivos. Estas ações complementares apresentam ótimos resultados e nos trazem novas perspectivas sobre o tratamento para estas pessoas”.
As práticas integrativas complementares no tratamento de doenças psiquiátricas fazem parte da programação oferecida nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), e compõem oficinas de massoterapia, auriculoterapia, musicoterapia, terapia comunitária, fitoterapia, entre outros, tendo como foco levar aos pacientes alternativas que vão além da administração medicamentosa e auxiliando no resgate da autoestima.
“O Ministério da Saúde reconheceu em 2006 as práticas integrativas como indicativo de saúde, sendo ao todo 29, realizadas em parceria com a atenção primária. Temos uma grande adesão dos pacientes, mostrando a importância destas atividades para a sociedade”, ressaltou Luciano Saldanha, coordenador do CAPS AD Alto da Coruja (Regional 4).
O trabalho dos CAPS é constante e busca acolher, orientar e acompanhar as pessoas que necessitam de acompanhamento psiquiátrico, não apenas durante o Setembro Amarelo, mas durante todo o ano, da forma adequada, promovendo qualidade de vida e bem-estar para que o foco seja sempre a valorização da vida e as oportunidades presentes nela.
Eventos propõem reflexão sobre saúde mental nos campi de Maruípe e São Mateus. Participe!
O campus de Maruípe sedia nesta terça-feira, 27, às 13h30 uma palestra sobre Saúde Mental e Ambiente Ocupacional com a psiquiatra Livia Nunes Valença. A palestra será no auditório Rosa Maria Paranhos e contará ainda com a participação da coordenadora da Universidade Promotora de Saúde (UPS) na Ufes, Liliana de Barros, e da coordenadora do Grupo de Pesquisa Práticas Integrativas e Complementares: Contribuições para a Saúde, para o Ensino e para o Serviço (PICs Ufes), Magda Castro.
Já na quarta-feira, 28, no campus de São Mateus, será realizada a tarde de integração Por uma vida mais leve. O evento acontecerá das 14 às 16 horas, no auditório do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB), sob a condução de Tullio Brotto, psicólogo da Ufes. No encerramento, haverá um café e momento cultural com o assessor de Cultura do campus, Renan Fink. A palestra será realizada com o apoio da Divisão de Atenção à Saúde e Assistência Social (Dasas) do campus.
Os eventos são abertos a todos os servidores da Ufes e do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes), com emissão de certificado para os participantes. Para os servidores do campus de Goiabeiras que quiserem participar da palestra no dia 27, haverá um micro-ônibus saindo do estacionamento do Teatro Universitário às 13h15, em direção ao campus de Maruípe. O retorno será por volta das 16 horas.
No campus de São Mateus, os servidores poderão participar ainda de uma palestra sobre Previdência, que será realizada no dia 29, das 9 às 11 horas, também no auditório do PPGEEB. O objetivo é esclarecer as principais dúvidas sobre o tema.
Mogi das Cruzes abre inscrições para curso gratuito sobre utilização da técnica Reiki
O Crescer, da Prefeitura de Mogi das Cruzes, está com inscrições abertas para 17 vagas no curso gratuito ‘Seja especialista em Reiki’, em parceria com o Sebrae e o Senac.
O início das atividades está previsto para o dia 13 de outubro. Serão dez aulas presenciais realizadas no período da tarde, na unidade do Crescer, que está localizada na Escola de Empreendedorismo e Inovação, na região central da cidade.
Dia Mundial de Combate ao Estresse: Práticas Integrativas auxiliam no controle desta condição
m 23 de setembro, quando é lembrado o Dia Mundial de Combate ao Estresse, é preciso reforçar as alternativas para driblar esta condição. Além de ajuda médica e psicológica, também é possível encontrar nas Práticas Integrativas e Complementares (Pics) um caminho para cuidar da saúde mental. No Recife, a Secretaria de Saúde do município oferece diversas modalidades desse serviço de forma gratuita em duas unidades de referência e que podem ajudar quem está em busca do tratamento e prevenção desta doença.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o estresse é tido como a “doença do Século 20” e tem afetado cada vez mais pessoas. Entre os sintomas mais comuns de um quadro de estresse, estão: dor de cabeça, desordens do sono, dificuldade de concentração, temperamento explosivo, estômago perturbado, insatisfação no trabalho, moral baixo, depressão e ansiedade. O seu tratamento pode ser realizado através de uma abordagem multidisciplinar, que além dos tratamentos convencionais, pode associar os recursos terapêuticos alternativos oferecidos pelas Práticas Integrativas.
As Pics são reconhecidas pela OMS e têm como proposta garantir o autocuidado, bem-estar e longevidade do paciente a partir da prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. Os sintomas causados pelo estresse podem ser amenizados com práticas corporais, individuais e até mesmo coletivas. Entre as modalidades mais conhecidas estão acupuntura, meditação, pilates, homeopatia, yoga, reiki, Tai Chi Chuan, entre outros.
Seminário destaca avanço da medicina nas Práticas Complementares em Saúde na capital paraense
Ampliar e divulgar a prevenção e tratamento de doenças crônicas não transmissíveis junto aos diversos profissionais de saúde. Este é o objetivo do Seminário de Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPICS), ação realizada pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). O evento teve início na manhã desta quinta-feira, 22, e se estende até o dia 27 de setembro.
Tratamento - Na pauta, a ampliação e acesso da população aos serviços e produtos na Rede de Atuação à Saúde (RAS), de forma segura e com atuação multiprofissional, com a presença de médicos, terapeutas, farmacêuticos, fisioterapeutas e demais profissionais da área e interessados no avanço, que possa otimizar o tratamento de enfermidades crônicas não transmissíveis, como câncer, hipertensão, diabetes e tabagismo.
Segundo o coordenador da Referência Técnica em PNPIC, Rafael Cabral, as novas práticas em saúde pública foram iniciadas, há dois anos, na Casa do Idoso, Casa Rua, no Hospital Pronto Socorro da 14 de março e nas Unidades Municipais de Saúde da Marambaia e do Tapanã I.
“São linhas de cuidado na prática de prevenção e tratamento que utiliza a medicina tradicional chinesa, fitoterapia, homeopatia, dança circular, ozônioterapia, quiropraxia, entre outras práticas que podem otimizar o tratamento de obesidade, diabetes e infarto agudo de miocárdio”.
Política nacional - Desde 2017, ano em que foi publicada a portaria 849 do Ministério da Saúde, novas práticas podem ser realizadas para a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, como a arteterapia, meditação, musicoterapia, reiki, yoga, acunputura e o uso de plantas medicinais.
Priscila Pinheiro, farmacêutica que atua na Unidade Básica de Saúde no bairro do Jurunas, explica a experiência exitosa da criação do Núcleo de Cuidado Integrado à Saude do SUS, com a prática de aromaterapia, florais, constelação familiar e óleos essenciais.
“Os pacientes voltam e se interessam, quando sentem melhoras com as práticas complementares, que não anulam as práticas biomédicas da medicina tradicional, mas somam para alcançar a saúde desejada”, destacou a farmacêutica.
Itajaí realiza ação de conscientização alusiva ao Setembro Amarelo
Para sensibilizar a população para a campanha de prevenção ao suicídio Setembro Amarelo, o Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Saúde, promove a ação de conscientização Juntos Pela Vida. O projeto acontecerá no dia 27 deste mês, das 13h30 às 16h30, na rua Hercílio Luz (entre a Casa da Cultura e o Museu Histórico).
O evento contará com diversas atividades: apresentação cultural, atividades físicas e recreativas, doação de mudas de plantas medicinais do projeto Farmácia Viva, roda de conversa e práticas integrativas e complementares em saúde. A ação conta com a parceria dos Centros de Atenção Psicossocial do município (CAPSi, CAPS ll e CAPS AD) e da Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental (AMENT). Também será ofertado transporte para usuários do interior, com saída das Unidades Básicas do Brilhante, Itaipava, Limoeiro, Parque do Agricultor, Portal 2, Santa Regina e São Francisco de Assis.
O objetivo da iniciativa é alertar a população sobre a prevenção ao suicídio e proporcionar um momento de integração e compartilhamento de experiências entre os participantes. Além disso, serão entregues materiais informativos e de orientação à comunidade.
Prática da medicina chinesa completa 10 anos na cidade
O lian gong completou nesta semana 10 anos na rede pública de saúde de São José dos Campos. Além do tratamento tradicional, a Prefeitura investe em um programa que amplia as abordagens de cuidados e as possibilidades terapêuticas para a população.
Com 18 terapias, a prática integrativa da medicina chinesa tem como objetivo reduzir e tratar as dores no corpo. Inserida na rede pública de São José dos Campos desde 2012, a atividade vem sendo retomada após a pandemia. Os interessados devem procurar a UBS Resolve (Unidade Básica de Saúde) de referência para mais informações.
Para comemorar a data, a Prefeitura realizou na quinta-feira (22) um encontro para a prática da atividade no Parque Vicentina Aranha. Cerca de 250 pessoas estiverem presentes, entre elas Regiane Gonçalves, que há 21 anos atua como agente comunitária de saúde na UBS Galo Branco. “A prática vem crescendo a cada ano, e é importante para a saúde e o bem-estar. Me trouxe um conhecimento maior sobre o meu corpo, o recolhimento que, às vezes, é necessário, porque nós, ocidentais, somos muito abertos, sempre um turbilhão de sentimentos, que não temos como controlar. A prática trouxe uma percepção maior nesse sentido para a minha vida.”
A fisioterapeuta Regina Nakamura também participou do evento. “Assim que me formei, entrei nesse universo das práticas, e a primeira prática chinesa foi o liang 18 terapias e foi muito bom. É uma prática que não precisa de muita coisa, e ela devolve para cada ser humano aquilo que já é dele, a capacidade de autocuidado.”
Práticas integrativas
Em São José dos Campos, as práticas integrativas foram inseridas na rede pública em 2010, mantendo como propósito a prevenção de agravos, promoção, tratamento e recuperação da saúde por meio de abordagem integral e dinâmica no processo saúde-doença no ser humano e sociedade.
Vale ressaltar que as práticas integrativas e complementares não substituem o tratamento tradicional. Elas podem complementá-lo e são indicadas por profissionais conforme as necessidades em cada caso.
Programa gratuito de musicoterapia em Vitória da Conquista está com inscrições abertas
A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), de Vitória da Conquista, está com inscrições abertas para as sessões de musicoterapia para crianças com idade entre 6 e 10 anos. O projeto é destinado a menores que enfrentam desafios pós-pandemia que estejam prejudicando a sua linguagem, aprendizagem na escola e bem-estar.
Os atendimentos fazem parte do projeto de extensão “Musicoterapia: estimulação da fala com música”. O projeto de extensão é uma realização do Laboratório de Aquisição da Linguagem e Aspectos Linguísticos (Lalalin) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPgLin).
As sessões gratuitas, terão duranção de 50 minutos e acontecerão às quartas-feiras. Os encontros serão durante o dia, nos meses de outubro e novembro, na UESB, de Vitória da Conquista.
Os encontros serão presenciais e coordenados pela profa. Dra. Maria de Fátima Baia (Dell/Ppglin) - Musicoterapeuta (ASBAMT-142-D), linguista ( USP/University of York) e terapeuta transpessoal.
Aulas de Yoga e Meditação serão oferecidos ao público +60 a partir de outubro
A Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), em parceria com a Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC / Assessoria de Políticas Públicas para o Idoso) e o COMDIPI – Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, desenvolveram o Projeto Integra, que visa uma proposta inovadora no município, de forma gratuita e descentralizada à pessoa idosa, voltado para o lazer e bem-estar. Serão abertas turmas para aulas de Yoga e Meditação, que promovem o estímulo do corpo físico, da mente, das sensações e emoções com foco no equilíbrio físico e mental da pessoa idosa.
A partir de outubro, serão oferecidas 100 vagas na modalidade, de forma gratuita e descentralizada em 4 diferentes locais, para a população acima de 60 anos. As aulas são destinadas ao público acima de 60 anos e acontecem uma vez por semana, de forma gratuita e as inscrições podem ser feitas de forma on-line no período de 26 de setembro a 5 de outubro, através de formulário disponível pelos sites www.esporte.jundiai.sp.gov.br, www.idoso.jundiai.sp.gov.br, ou através deste link.
USP Ribeirão abre vagas para atividades de biodança, meditação, reike e yoga cerebral
No campus da USP em Ribeirão Preto, o projeto USP Recicla vem promovendo diálogos e práticas envolvendo ações em saúde associadas ao cuidado integral e a visões ampliadas do processo vida-saúde-doença. Entre essas ações, de setembro a novembro, serão oferecidas atividades presenciais de práticas integrativas envolvendo biodança, meditação, reike e yoga cerebral. A Agenda de Práticas Integrativas é gratuita, aberta a todo o público e as inscrições podem ser feitas aqui.
As práticas integrativas são proporcionadas pelo Programa Educativo Integrado (PEI) – USP Recicla, da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) Ribeirão Preto, com apoio do Programa de Saúde Mental e Bem-Estar da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP. Todas as atividades serão na Rua Clóvis Vieira, casa 28, no campus da USP.
Agenda de atividades
As aulas de Biodança serão dadas pela professora Helena Schmidek e pela psicóloga Rosa Virgínia Pantoni, de 20 de setembro a 29 de novembro, sempre às terças-feiras, às 12h15. A professora Amanda Polin Pereira será responsável pelas práticas de Meditação, todas as quarta-feiras, às 16h30, de 28 de setembro a 30 de novembro.
Para a prática de Reiki, serão disponibilizadas dez vagas por dia, às quartas e quintas-feiras alternadas, pela professora Gabriela Rezende. Às quartas-feiras a prática será às 12h15 e, às quintas-feiras, às 16h30, de 5 de outubro a 30 de novembro.
De 3 de outubro a 21 de novembro, o professor Jefferson Moreira Júnior vai oferecer o Yoga Cerebral, sempre às segundas-feiras, às 12h15. Todas as atividades serão na Rua Clóvis Vieira, casa 28, no campus da USP.
As oficinas e as práticas integrativas são promovidas pelo Programa Educativo Integrado (PEI) – USP Recicla, da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) Ribeirão Preto, com apoio do Programa de Saúde Mental e Bem-Estar da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP.
Mais informações: recicla-rp@usp.br ou (16) 3315-4735.
Clínica do Idoso de Olinda inicia atendimento de acupuntura
A Clínica da pessoa Idosa de Olinda iniciou nesta segunda- feira (26.9) o tratamento de acupuntura. O serviço, sob demanda espontânea, será sempre realizado nas segundas-feiras, a partir das 9h, pelo médico Robson Muniz.
Além da novidade, a Clínica do Idoso, que fica na avenida Presidente Kennedy, nº 3533, também disponibiliza toda sexta-feira, manhã e tarde, ventosaterapia, bem como atendimento geriátrico, fisioterapia, psicólogo, nutricionista e enfermagem.
CENTRO DE REABILITAÇÃO DE CONDE É REINAUGURADO E VAI ATENDER MUNICÍPIOS DO LITORAL SUL
A população de Conde recebeu no final da tarde desta sexta-feira (08), a reforma e requalificação do Centro Especializado em Reabilitação Física e Auditiva (CER II). O espaço estava em reformas e foi reinaugurado com todas as adequações necessárias para atendimentos dos usuários.
(...)
Atualmente, o CER oferece os serviços especializados em ortopedia, neurologia, otorrinolaringologia, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, assistência social, entre outras especialidades médicas. Outras práticas terapêuticas integrativas também podem ser encontradas no CER, como a acupuntura, auriculoterapia, osteopatia e quiropraxia.
Saúde realiza 2ª Mostra de Práticas Integrativas Complementares
Foi realizada no sábado (24), no posto de saúde do bairro Progresso, em São Miguel do Oeste, a 2ª Mostra de Práticas Integrativas e Complementares (PICS), na qual são realizados tratamentos por meio de recursos terapêuticos para prevenir doenças.
A atividade foi desenvolvida pela Secretaria de Saúde, por meio do posto do bairro Progresso e, em parceria com a Associação de Moradores.
De acordo com o enfermeiro Júlio Vian, o pedido foi feito pela Associação daquele bairro e estiveram envolvidos profissionais que atuam nos postos de saúde e no CAPS do Município, os quais possuem habilitação em práticas integrativas.
Entre as terapias, foram disponibilizadas à população auriculoterapia, ventosaterapia, tok sen, reflexologia, reiki, constelação familiar e fitoterapia, por meio do trabalho do Horto Medicinal.
Policlínica de Formosa implanta auriculoterapia na hemodiálise
A Policlínica Estadual da Região do Entorno, em Formosa, implantou, nos dias 26 e 27 de setembro, auriculoterapia nos pacientes durante a sessão de diálise. A auriculoterapia é oferecida pelo SUS como parte do Programa Nacional de Práticas Integrativas e Complementares é uma técnica da medicina chinesa derivada da acupuntura, que faz pressão em pontos específicos da orelha para tratar diversos problemas físicos, mentais e até emocionais.
A atividade foi realizada pela fisioterapeuta Jeniffer Albuquerque, visando a qualidade de vida dos pacientes. Entre os turnos da sessão de diálise, em 28 pacientes participaram da ação, que aconteceu com supervisão da responsável técnica pelo setor e do médico plantonista do dia.
As atividades foram realizadas individualmente com orientação e explicação do procedimento a ser realizado com imagem ilustrativa para melhor entendimento, destacando os benefícios da técnica utilizada respeitando as individualidades, dificuldades e comorbidades de cada paciente, os pontos auriculares podem ser escolhidos de acordo com a doença específica ou conforme a localização anatômica.
A auriculoterapia pode ser feita em qualquer pessoa, independentemente da idade, trazendo benefícios para adultos, idosos e crianças. Foi observado uma boa aceitação de todos pacientes, sendo uma novidade terapêutica para a maioria.
Faça aulas online do PICSnaPauta: https://www.picsnapauta.com.br/cursos
Comments