top of page
Foto do escritorDaniel Amado

Notícias das PICS no SUS - 17-31 Outubro de 2022

Atualizado: 3 de nov. de 2022

Jaragua do Sul/SC: Prefeitura abre inscrições para mais um curso de plantas medicinais


Estão abertas as inscrições para o 9º Workshop de Fitoterapia com o tema “Plantas medicinais auxiliares no tratamento do diabetes e colesterol”. O workshop ocorrerá no período de 19 de outubro a 1º de novembro, sendo 20 vagas por dia. Os dias e horários do evento você confere clicando aqui. Basta escolher o melhor dia e horário e fazer a inscrição pelo e-mail fitoterapia@jaraguadosul.sc.gov.br informando nome completo, telefone e dia escolhido. Também é possível se inscrever pelo telefone 3307-5864, da Gerência de Programas de Saúde.





PLANOS DE MEMBROS PICS NA PAUTA

Participe da melhor forma para você!



Santos/SP: Policlínica Pompeia/José Menino, em Santos, abre para atendimento neste sábado


Como parte do projeto Mais Atenção Básica, a Policlínica Pompeia/José Menino (Rua Ceará, 11 - Pompeia) abre para atendimento ao público neste sábado (15), das 9h às 15h30.


Dentro da programação do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama, serão disponibilizadas salas temáticas sobre planejamento familiar para a saúde da mulher com solicitação de mamografia, exame das mamas e orientações para o autoexame.


A unidade ainda promove o ‘Circuito Rosa’, com salas com práticas de Reiki e massagem. A agenda de atividades também conta com o Pelotão da Saúde, que sai às 9h para caminhada ao redor da policlínica. Às 10h, o grupo ‘Movimente-se com a Música e com a Dança’ realiza atividades físicas leves destinadas a idosos e, às 11h, a unidade abre espaço para a dança circular.


Serão realizadas consultas pré-agendadas com clínico geral, pediatra, ginecologista e dentista. A vacinação segue na unidade, com a aplicação de doses contra a covid e imunizantes de rotina para atualização do calendário vacinal (mais informações neste link).




Cubatão/SP: Secretaria de Assistência Social lança projeto de práticas integrativas

Programa “Quem ama cuida”tem objetivo de proporcionar auxilio terapêutico e motivacional aos profissionais da Semas


A partir desta terça-feira (11), servidores dos departamentos inseridos na Secretaria Municipal de Assistência Social de Cubatão poderão ter acesso gratuito a práticas integrativas da saúde. O programa “Quem ama cuida” tem o objetivo de auxiliar os profissionais que atendem diariamente a população da cidade. O lançamento oficial aconteceu no Cras Rubens Lara, Parque São Luís, com a presença do secretário de Assistência Social, Sebastião Ribeiro (Zumbi) e do prefeito, Ademário Oliveira.


As práticas integrativas complementares são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. “O programa tem o propósito de trazer vida, de relembrar como ela deve ser vivida com leveza e alegria. É preciso cuidar da saúde dos trabalhadores para cuidar da população”, afirmou o secretário.


De acordo com uma das representantes do projeto, Vanessa Fernandes, o projeto tem o intuito de prevenir situações de estresse, diminuir a ansiedade, como também, promover a integração no trabalho. Ela certifica que proporcionar um tratamento contínuo para a saúde mental individual de cada profissional do SUAS, garante um melhor atendimento à população.


Por sua vez, o prefeito Ademário Oliveira pontuou a importância da realização dessas atividades entre os assistentes sociais, pois eles terão auxilio terapêutico e motivacional para produzir um trabalho cada vez mais aprimorado com a população de Cubatão.


Os assistentes sociais do município terão acesso gratuito às seguintes atividades: imposição de mãos/reiki; yoga; meditação e dança circular. Durante o evento, os servidores presentes já puderam realizar uma das atividades disponíveis, com orientação do professor Edmir Amanajas.


Para participar das próximas atividades, é necessário enviar uma solicitação via e-mail: saudedotrabalhadorsemas@gmail.com.




Timbó/SC: Secretaria de Saúde promove Dança Circular alusiva ao Outubro Rosa


A Secretaria de Saúde de Timbó promove nesta sexta-feira, dia 14 de outubro, Dança Circular alusiva ao Outubro Rosa, um mês de conscientização para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

O momento de integração é aberto a toda comunidade e acontece a partir das 15h30, no Parque Central. Em caso de chuva, a ação acontece no saguão da Policlínica de Referência. Quem tiver roupa cor de rosa, pode ir usando para o evento.




Caneca PICS na Pauta


Só tem aqui mesmo, viu?


Sua compra é uma forma de apoiar o projeto que vem fortalecendo as PICS com conteúdos semanais de qualidade. Compre para você ou para presentear, um presente bem legal.


Clique no botão (sem compromisso) para saber o valor e seguir com o apoio.






Belém é a única capital do Brasil aprovada no edital do SUS com o projeto Farmácia Nativa


Quem nunca em Belém usou plantas medicinais para um chá, que aprendeu com a mãe ou com a avó para tratar uma dor de cabeça? Ou soube de alguma planta, folha, flor ou raiz cujo uso era bom para tratar determinada doença? O uso de plantas medicinais é algo que faz parte da sabedoria popular e está presente na ancestralidade do belenense.


Foi pensando na união do poder terapêutico das plantas medicinais da Amazônia, da sabedoria popular e do conhecimento científico, que a Prefeitura de Belém, em parceria com a Universidade Federal do Pará (Ufpa), promove o programa Farmácia Nativa.


Agora mais um passo foi dado para a implementação do programa na saúde pública municipal da cidade. O Farmácia Nativa foi submetido e acabou de ser aprovado no edital do Sistema Único de Saúde (SUS) do Ministério da Saúde. Belém ficou entre as seis cidades aprovadas no processo, sendo a única capital. Os demais municípios foram: Brejo do Madre de Deus (PE), Macaé (RJ), São Gotardo (MG), Três Rios (RJ) e Uberaba (MG).


(...)


Plantas medicinais que serão cultivadas inicialmente no programa Farmácia Nativa:

Allium sativum (alho); Aloe Vera (babosa); Alpinia zerumbet (colônia); Curcuma longa (açafrão); Cymbopogon citratus (capim santo); Plectranthus barbatus (boldo brasileiro); e Zingiber officinale Roscos (gengibre).





Cruzeiro do Sul/RS: Feira da saúde de Cruzeiro do Sul será no salão da comunidade católica neste sábado


A Administração Municipal de Cruzeiro do Sul realiza neste sábado (15), a feira municipal da saúde, das 8h às 12h. Inicialmente prevista para ocorrer na praça Dona Laura, devido a instabilidade climática, acabou sendo transferida para o salão da comunidade católica, localizado ao lado da igreja matriz.

Haverá exposição de artesanato, música, brinquedos infláveis para as crianças e diversas estações de atendimento com orientações e testes rápidos, como verificação de pressão e glicose e encaminhamento de exames clínicos.


Conforme a secretária Patrícia Haenssgen, também será feita a demonstração de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), como acupuntura, reiki, plantas bioativas e shantala, serviços de nutrição, odontologia, enfermagem e saúde mental. Atendimento farmacêutico com orientações quanto ao armazenamento e descarte de medicamentos e uso correto da caneta de insulina e orientações da vigilância sanitária, ambiental e epidemiológica.


A Emater e Secretaria da Agricultura vão abordar os benefícios das plantas bioativas. Na ocasião, serão oferecidas palestras ligadas ao Outubro Rosa, que foca na prevenção ao câncer de mama e Novembro Azul, voltado ao câncer de próstata. Também poderá ser feito o encaminhamento da carteirinha do autista. A ONG balão azul fará a comercialização de produtos e lanches. AI/VM




Quer receber informações sobre as PICS?

Se inscreva em nosso canal do telegram




Erechim/RS: PROJETO VIDA E SAÚDE LEVA CONHECIMENTO SOBRE PLANTAS MEDICINAIS A GRUPO DA UBS SÃO CRISTÓVÃO


O Projeto Vida e Saúde, desenvolvido pela Secretaria de Saúde e coordenado pela nutricionista da pasta, Cleusa Vargas em conjunto com equipe multidisciplinar (médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, dentistas, farmacêuticos, Agentes de saúde, Agentes de endemia, técnicos de enfermagem) da Unidade Básica de Saúde (UBS) São Cristóvão, realizaram encontro na terça-feira (11).



A atividade aconteceu nas dependências da Academia de Saúde, onde os participantes tiveram a oportunidade em compartilhar vivencias e conhecer um pouco mais sobre plantas medicinais e fitoterapia com a palestrante Valdete que mencionou a importância das práticas integrativas e complementares no Sistema Único de Saúde (SUS) e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).


O objetivo do grupo é promover a alimentação saudável e mudanças de hábitos; estimular a realização da atividade física; melhorar a autoestima e proporcionar momentos de reflexão sobre saúde além de incentivar a motivação. A equipe convida para próximo evento do grupo Vida e Saúde que será realizado no dia 22 de novembro, às 14h nas dependências da Academia de Saúde, anexo UBS São Cristóvão.





Recife/PE: Quarta edição do Recife Cuida nos Bairros realizou mais de 9 mil procedimentos neste fim de semana


Com exames, consultas, avaliação física, vacinação, entrega de medicamentos, entre outros serviços. Atendimentos gratuitos e sem necessidade de agendamento aconteceram na Escola Técnica Estadual Miguel Batista, no bairro da Macaxeira

(...)

Os moradores da região também puderam fazer avaliação física, aferir a pressão arterial e receber orientação nutricional. Durante o evento, também foram entregues medicamentos, distribuídos preservativos, hipoclorito de sódio e kits de saúde bucal. Os profissionais das Práticas Integrativas e Complementares (Pics) realizaram auriculoterapia, ventosaterapia, reiki e reflexologia podal.




Curitiba/PR: Plenário também avalia a inclusão das práticas complementares no Código de Saúde de Curitiba.


Também estará em pauta, para a votação em primeiro turno, projeto de lei para que o Sistema Único de Saúde (SUS) de Curitiba contemple a oferta das práticas integrativas e complementares, como a fitoterapia, a homeopatia, a acupuntura e a massoterapia nos serviços (005.00206.2021). A ideia é alterar a redação da lei municipal 9.000/1996, o Código de Saúde da capital.


O plenário deve discutir o novo substitutivo geral à iniciativa, protocolado na última terça-feira (11), após o trâmite nas comissões (031.00064.2022). O outro substitutivo, de setembro do ano passado, foi retirado por Herivelto Oliveira (Cidadania), autor da proposta (031.00075.2021).


Mais enxuta que a redação anterior, a proposta não exemplifica as práticas integrativas e complementares ofertadas. Em vez disso, determina que sejam seguidas normativas do SUS em âmbito federal e do Ministério da Saúde.


O texto salienta que os serviços serão implementados “conforme critério de oportunidade e conveniência do gestor municipal, assegurando a sua intersetorialidade e multidisciplinaridade, inclusive através de entidades representativas das respectivas áreas e outros órgãos públicos e privados”. A prevenção de doenças é um ganho para toda sociedade”, defende Oliveira.


O autor lembra que Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, do Ministério da Saúde, foi criada em 2006 e complementada nos anos de 2017 e 2018. Também cita a lei estadual 19.785/2018, que institui as diretrizes para a implementação das práticas complementares. Se aprovada pelos vereadores e sancionada pelo prefeito, a lei entrará em vigor 90 dias após a publicação no Diário Oficial.




Câmara de Petrolina analisa seis projetos de lei nesta quinta-feira

Logo mais às 9h a Câmara de Vereadores de Petrolina realiza mais uma sessão ordinária e na pauta de hoje (13) constam seis projetos de lei para votação. Duas matérias são de autoria do Poder Executivo e as demais do Legislativo.


  • Projeto de Lei nº 090/2022: Cria o Programa Municipal de Práticas Integrativas e Complementares e de Educação Popular em Saúde (PMPICEPS) no âmbito do município de Petrolina, e dá outras providências – Autores: Samara da Visão e César Durando (UB).




Potiguar na Academia Brasileira de Educação Física


A Academia Brasileira de Educação Física receberá a primeira potiguar entre seus membros. A professora Kátia Brandão Cavalcanti, pós-doutora em Motricidade Humana, será empossada na instituição em solenidade nesse sábado (dia 15 de outubro), às 11h, no Conselho Regional de Educação Física. Ela ocupará a cadeira de número 20, cujo patrono é o professor Sidirley de Jesus Barreto do Estado de Santa Catarina.


Essa é a primeira vez que uma norte-rio-grandense chega à instituição. Kátia Brandão é formada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-doutora pela Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa. Atualmente, é consultora técnica projeto LAPICS – Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, vinculado ao Departamento de Saúde Coletiva da UFRN.





Serra do Mel/RN: Prefeitura realiza ações do Outubro Rosa no Centro Administrativo


Em celebração ao Outubro Rosa, mês de combate ao câncer de mama, a Prefeitura de Serra do Mel, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando acoes de prevenção em suas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs), durante todo o mês.


De acordo com a secretária de saúde, Anacelia Freire, ações como massoterapia e ventosaterapia, auriculoterapia, aferição da pressão e glicose, vacina Covid-19 (3ª e 4ª dose) e influenza e solicitação de mamografia e ultrassonografia mamária.




Sergipe: UFS: Campus de Lagarto realiza ação da campanha Outubro Rosa


O Campus de Lagarto promoveu na manhã desta terça-feira (11) a programação do Outubro Rosa, voltada à prevenção ao câncer de mama. Organizada pela equipe do Setor Médico de Lagarto (Semed), a programação incluiu atividades físicas, palestras e prática de Yoga, no Cinema da Vicência do Campus, com presença de discentes, servidores e funcionários terceirizados. Dentre os tipos de câncer, o de mama é o que mais mata mulheres no Brasil.


A médica do Campus de Lagarto, Layla Cordeiro, destacou os fatores importantes para a prevenção do câncer de mama, como exercícios físicos, manutenção do peso corporal e alimentação adequada. Outro alerta realizado foi o da necessidade do autoexame e da mamografia regular. “Uma detecção precoce aumenta bastante as chances de cura. E é necessário que todas as pessoas estejam muito atentas a isso, inclusive os homens. Apesar da incidência do câncer de mama ser muito maior nas mulheres, homens também podem ser acometidas”, pontua.


A programação incluiu palestras da professora Lavínia Teixeira, do Departamento de Educação em Saúde, e da médica mastologista Paula Saab, preceptora do Ambulatório de Mastologia do Centro de Simulações e Práticas, no campus Lagarto. A ação de Lavínia contou com atividades físicas e de integração, destacando a necessidade da consciência e percepção corporal. A médica Paula Saab abordou a prevalência e características do câncer de mama. A professora do Departamento de Educação em Saúde e instrutora de Yoga Vanessa Tortelli, realizou prática de Yoga com os participantes.





Salvador/BA: Outubro Rosa terá ações dedicadas às mulheres em situação de rua


Neste Outubro Rosa, mês dedicado ao alerta e prevenção de câncer de mama e colo do útero, terá ações dedicadas aos cuidados com o público feminino que vive em situação de rua em Salvador. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai facilitar a oferta de diversos serviços, para que as mulheres possam receber os cuidados necessários através de ações, que vão ocorrer em pontos estratégicos da cidade ao longo do mês.

(...)

Também no dia 18, das 8h às 12h, no 7º Centro de Saúde Professor José Mariani, em Itapuã, haverá atendimentos para controle glicêmico e arterial, realização de teste de gravidez, atualização de carteira vacinal e práticas interativas de auriculoterapia e massoterapia. Além destes serviços serão realizados encaminhamentos para exames de ultrassom mamário e transvaginal.




Escola Municipal Manuel Bandeira participa de Rodas de Terapia Comunitária Integrativa


Os alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Manuel Bandeira, participaram no último dia 6 do Projeto Terapia Comunitária nas Escolas. Foram realizadas no evento, rodas de terapias comunitária integrativa (TCI) com as terapeutas Maria Aparecida Tucci e Giovanna Adario Vilete.


A proposta foi uma iniciativa dos alunos do curso de terapia comunitária. A metodologia aplicada é reconhecida pela Associação Brasileira de Terapia Comunitária Integrativa (Abratecom) e tem como objetivo promover a saúde mental dos estudantes, proporcionar a criação de redes de apoio, resgatar a autoestima e reduzir as angústias e ansiedades do dia a dia.


A diretora da escola, Suely Vieira Baio Rocha, conta que a tarde foi muito agradável e envolveu toda a equipe diretiva, coordenação, professores, alunos e terapeutas. “Todos cantaram, dançaram e se posicionaram diante das questões e das brincadeiras apresentadas”.




João Pessoa/PB - Policlínica da Pessoa Idosa celebra 15 anos com ações em JP


A tarde desta quarta-feira (26) será de ações de promoção à saúde e bem-estar aos usuários da Policlínica da Pessoa Idosa, que celebra 15 anos de funcionamento. O serviço mantido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) terá atividades especiais a partir das 13h.


Entre as atividades ofertadas estão os atendimentos em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) com auriculoterapia, ventosaterapia e massoterapia, além de testes rápidos, palestras e rodas de conversas sobre câncer de mama. Quem for à Policlínica poderá ter ainda serviços de beleza como escova e esmaltação.


“Há 15 anos João Pessoa ganhou um serviço para cuidar da saúde do idoso, com o passar do tempo ampliamos e passamos a ofertar um serviço ainda mais especializado e exclusivo, que hoje é a nossa Policlínica. Para nós, que fazemos parte do serviço, é uma honra celebrar 15 anos desse espaço que busca contribuir para o cuidado da saúde e do envelhecimento da nossa população”, destaca a diretora geral da Policlínica do Idoso, Maria José Andrade.



Dia do Servidor público de Angra é comemorado com festa da Secretaria Municipal de Administração


Servidores públicos de Angra dos Reis participaram, na segunda-feira, dia 24, de um evento promovido pela Secretaria Municipal de Administração e Secretaria de Recursos Humanos, Departamento de Saúde Ocupacional e Coordenação de Qualidade de Vida do Servidor. Foi uma programação voltada ao bem-estar do trabalhador com a finalidade de oferecer uma tarde festiva e estreitar o contato com o Poder Público.

O evento ocorreu no Centro de Estudos Ambientais (CEA), na Praia da Chácara, em comemoração ao dia da categoria, 28 de outubro. De início, a enfermeira Maria José Almeida (Saúde do Trabalhador) fez todos os presentes vivenciarem uma experiência sensorial e interativa para autoconhecimento.

(...)

Os servidores puderam ainda experimentar auriculoterapia e aromaterapia, duas das 29 técnicas das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), que são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. Para encerrar a tarde, foi realizado o sorteio de brindes através de sorteio e oferecido um coquetel.



Como incentivar uma gestante a fazer pré-natal completo


Conscientização da sociedade

Além da necessidade de o poder público investir nessa questão estrutural para dar o suporte, é importante conscientizar as gestantes sobre a importância do pré-natal completo.

Na cidade de São Paulo (SP), por exemplo, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça a importância de que as grávidas realizem o acompanhamento médico regularmente e cuidem do bem-estar físico e mental.

Para tratar as pacientes, parte das Unidades Básicas de Saúde (UBS) promove Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) a partir do terceiro mês de gravidez. São oferecidas atividades como ginástica, meditação, auriculoterapia, alongamento, lian gong (prática corporal chinesa), caminhada, ventosas, acupuntura, moxa e reiki.



Dia do Servidor Público tem atividades integrativas em São José

Auriculoterapia, Yoga, Mindfulness e Reiki_ proporcionam momentos de relaxamento e integração


A Prefeitura de São José promoveu nesta quarta-feira (26) atividades físicas e funcionais em alusão ao Dia do Servidor Público, comemorado nesta semana (28). Através das Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PICS), os servidores tiveram um momento de relaxamento. De acordo com uma das coordenadoras do PICS de São José, Tatiana de Lara Costa, o objetivo da atividade foi divulgar entre os servidores as práticas. Foram ofertadas mostras de Reiki, Auriculoterapia, Yoga e Mindfulness.



UBS Centro de Antônio Prado oferta atendimento alusivo a Outubro Rosa e Novembro Azul


Durante esta e a próxima semana a UBS ofertará diversos atendimentos, entre eles Reiki, das 18h às 20h30min


Congresso de Foz será oportunidade para contato com as PICs


Duas atividades muito disputadas na primeira edição do Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas (CBCF) estão confirmadas para a segunda, que acontece de 10 a 12 de novembro, em Foz do Iguaçu, no Paraná, no Rafain Palace Hotel & Convention. Em 11/11, às 12h, participantes que se interessarem poderão tirar todas as suas dúvidas sobre a Prática Integrativa e Complementar em Saúde de sua preferência na roda de conversa Fale com o especialista. E no dia seguinte, 12/11, acontecerá o Circuito de PICS.


Essa última programação vai durar o dia todo, das 8 às 18 h, e contará com um time de grandes especialistas para demonstrar a aplicação das técnicas de práticas integrativas no âmbito farmacêutico. Entre estes estão Paulo Cesar Varanda (CFF), Mário Martins Farias (UNAMA), Fabian Arantes (CRF/GO), Cássia Correa (ICC/RJ), Mara Tambarucci (CIAMO/SP), Nilton Luz Netto (SES/DF), Janaíne Martins (CRF/RS) e Elaine Cristina Coelho Baptista (CFF).


Elaine Baptista explica que as atividades serão excelentes oportunidades para os farmacêuticos terem contato com as PICs, que representam um nicho de atuação profissional muito interessante tanto para quem atua na rede pública, quanto privada. A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC) é uma importante política de saúde, com 16 anos de existência, e tem apresentado grandes avanços nos últimos anos. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde de 2020, quase 10 milhões de brasileiros que utilizam as PICS.


“No SUS, o universo de serviços e usuários está se ampliando, e na rede privada, são especialidades que permitem uma autonomia de atuação muito grande ao farmacêutico”, explica. “Isso, porque o Conselho Federal de Farmácia tem buscado aprovar o aparato normativo necessário para respaldar a atuação nas diferentes práticas, incluindo em consultório farmacêutico independente, autônomo.”


Estão regulamentadas pelo CFF, a Fitoterapia (Resolução nº 459/2007) a Medicina Tradicional Chinesa (Resoluções nº 516/2009 e nº 710/2021), a Antroposofia (Resolução nº 465/2007) a Floralterapia (Resolução nº 611/2015), a Homeopatia (Resoluções nº 576/2013, nº 601/2014 e nº 635/2016) e a Ozonioterapia (Resolução nº 685/2020). Estão em fase de regulamentação as atribuições dos farmacêuticos na hipnoterapia, na auriculoterapia/auriculoacupuntura e na aromaterapia.



Fiocruz Amazônia, Unicef e organizações indígenas reúnem lideranças e pajés em Manaus para workshop Medicina Indígena


Com a finalidade de socializar as atividades das oficinas realizadas ao longo deste ano nos Estados do Amazonas e Maranhão, o Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), em parceria com o Ministério da Saúde, Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Centro de Medicina Indígena, realizou nesta terça-feira, 25/10, em Manaus, o Workshop Medicina Indígena, reunindo cerca de 50 participantes, entre lideranças indígenas, pajés, tuxauas e kumuãs especialistas em Medicina Indígena. O evento acontece no Hotel Blue Tree, no Adrianópolis.

O workshop cumpre mais uma etapa da formação do Projeto ECHO COVID, de Fortalecimento da Resposta ao Covid-19 na Região Amazônica do Brasil. A intenção, de acordo com o pesquisador da Fiocruz Amazônia, Júlio César Schweickardt, coordenador do componente Medicina Indígena do projeto, é promover o compartilhamento de saberes entre os diferentes atores do projeto, vindos de diversas comunidades dos Pólos Regionais de Saúde Indígena. “São rezadores, benzedores, parteiras e raizeiros que farão um intercâmbio de informações e experiências, visando construir redes de saberes tradicionais e paralelamente fortalecer a Medicina Indígena no Brasil, em especial na Amazônia”, explica.


Prática da Yoga melhora a qualidade de vida de custodiados


Há quase dois anos, a SEAP desenvolve o projeto Respirando a Liberdade que leva práticas e técnicas de meditação e respiração da yoga às pessoas privadas de liberdade (PPL), e com resultados muito positivos. Agora o projeto chega também a custodiados do regime semiaberto e aos internos do público LGBTQIA+.


A terapeuta ocupacional do Centro de Recuperação do Coqueiro (CRC), Ana Helena Brasil, explica que o projeto Respirando a Liberdade é voltado para as casas penitenciárias com foco na Yoga. O objetivo é trabalhar através de aulas online, tanto a saúde mental quanto a saúde física dos internos participantes. Pelo fato de estarem privados da liberdade e seguindo o procedimento padrão das unidades, muitos internos sofrem com dores, principalmente pescoço e coluna, além da questão mental por estarem reclusos.



UBS do Poty Velho inicia atendimentos de terapias integrativas

A partir desta quarta-feira (26), a Unidade Básica de Saúde do bairro Poty Velho, zona Norte de Teresina, disponibiliza de forma permanente, o atendimento de pacientes com queixas de dores, ansiedade, insônia e outras doenças, como projeto piloto. As consultas é mediante agendamento no SAME dessa UBS para as quartas-feiras pela manhã e as sextas-feiras a tarde.


A enfermeira Nancy Nay Loiola, que trabalha na UBS, explica que as pessoas que procuram atendimento relatam dificuldades, e como as terapias integrativas complementam o tratamento. “Atendemos com auriculoterapia, ventosaterapia, aromaterapia, práticas, reflexologia podal, massoterapia, massagem relaxante. Os pacientes relatam muitos benefícios como melhoria das dores, da ansiedade, do sono e do funcionamento do intestino entre outros problemas de saúde”, afirma.



Natal: SEL participa de Expo Longevidade 2022


Do dia 26 a 27 de outubro acontece em Natal a Expo Longevidade 2022, feira voltada ao público acima de 40 anos que tem como objetivo a melhor qualidade de vida das pessoas visando à terceira idade. O evento acontecerá no hotel Holiday Inn e abordará questões como gerontologia, geriatria, neuropsicologia, nutrição, fisiologia, cognição e outros mais, num total de 14 palestras e cinco oficinas com dinâmicas interativas. A feira de produtos e serviços, agregada ao evento, reunirá estandes com produtos que remetem à longevidade saudável.

Na feira, a Secretaria de Esportes e Lazer vai disponibilizar um estande para os participantes do congresso, e com a ajuda da Secretaria Municipal da Saúde oferecerá Práticas Integrativas e Complementares do SUS (PICS). Entre essas atividades, estarão à disposição cadeiras de massagem, auriculoterapia e aromaterapia. O estande ainda terá a disponibilização de profissionais de educação física para avaliação física.

A iniciativa da SEL no evento é desenvolver o hábito nessas pessoas em situações especiais, além de estimular uma maior qualidade de vida da população idosa, aumenta a estimativa de vida das mesmas.


MG: Prevenção ao câncer de mama é foco de eventos nos municípios da Regional de Saúde de Alfenas


Em Alfenas, um dos eventos foi realizado no dia 18 de outubro, na praça central, pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Alfenas e colaboradores. Foram divulgadas instruções de autoexame, com ajuda de uma equipe de enfermagem, além de dança, acupuntura, tai chi chuan, atividade física, dança circular promovida por terapeuta ocupacional, reflexologia podal, distribuição de brindes e diversas ações voltadas para as mulheres.

“A equipe se uniu para organizar o evento do Outubro Rosa na praça, com o intuito de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero”, destacou Lorrane Brunelle Moreira - coordenadora do serviço de fisioterapia no município de Alfenas. “Tivemos apoio da professora Ligia Sousa e seus alunos da fisioterapia da Unifal, que foram apresentar o seu projeto, que fornece atendimento fisioterapêutico gratuito pelo SUS para pacientes com câncer de mama”, disse Lorrane. “Também tivemos a colaboração das fisioterapeutas do município, oferecendo acupuntura auricular. Já as enfermeiras residentes em enfermagem obstétrica levaram informações importantes sobre autoexame e orientações gerais de prevenção”, finalizou.



Pará: Sespa promove ciclo de palestras sobre câncer de mama


A programação também contou com uma palestra sobre práticas integrativas e complementares (PICS) registradas no Sistema Único de Saúde para auxílio no tratamento e diagnóstico precoce de câncer de mama, ministrada pela terapeuta Claudia Ferreira. As PICS são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e recuperação da saúde, através do autoconhecimento e integração com o meio ambiente e a sociedade.



Botucatu terá curso de Reiki em novembro; saiba como participar

Será realizado em Botucatu entre os dias 25 e 27 de novembro de 2022 o curso de Reiki, técnica de harmonização e cura através da imposição das mãos e que utiliza a energia cósmica universal. Serão oferecidos três níveis de treinamento. O Reiki é hoje reconhecido e considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como “Terapia Integrativa/Complementar”.



O curso será ministrado pelo Doutor Antônio Francisco Godinho, praticante da técnica há 35 anos. “O Reiki está sendo recomendado para utilização em clínicas e hospitais, em praticamente todo tipo de problema de saúde humana e inclusive, para utilização na saúde de animais e plantas. Conforme a portaria SUS 145/2017, o tratamento com Reiki figura na tabela do SUS na categoria de ações de promoção e prevenção em saúde”, disse ele ao Acontece Botucatu.


Além de ministrante do Reiki, Godinho é Biólogo e trabalha como Pesquisador, no Centro de Assistência Toxicológica (CEATOX), do Instituto de Biociências da UNESP de Botucatu. Também é praticante de outras modalidades de “cura por energia”.



Vaga para musicoterapeuta no Centro Integrado é ofertada, em Belém

Interessados devem enviar currículo, por e-mail, até a próxima quinta-feira (3).


O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, abriu vaga para musicoterapeuta. A oportunidade destina-se também às pessoas com deficiência (PcD). Os interessados devem enviar currículo via e-mail, até a próxima quinta-feira (3).

Os candidatos ao cargo devem ter os seguintes conhecimentos e habilidades:

  • Ensino superior completo;

  • Pós-graduação em musicoterapia;

  • É desejável informática intermediário.

Os currículos passarão por triagem com base em critérios do setor de Recursos Humanos (RH). As pessoas que tiverem os currículos aprovados serão comunicadas sobre o dia, a hora e local da realização das provas e entrevistas. Entre as principais atividades estão avaliar, planejar e executar o atendimento arterapêutico por meio da aplicação de procedimentos específicos da musicoterapia; realizar contato terapêutico; analisar evolução terapêutica e orientar pacientes, familiares e cuidadores no atendimento musicoterapêutico. O Centro presta assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência atendendo via SUS, e funciona na Rodovia Arthur Bernardes, nº 1.000. Mais informações podem ser obtidas pelos números: (91) 4042-2157 , (91) 4042-2158 e (91) 4042-2159.


Técnicas alternativas como Yoga e fisioterapia atraem idosos à Unidade de Saúde do Jurunas


Yoga, medicina ayurveda e fisioterapia são formas de tratamento que fazem parte da Ação Cuidado Integral, realizada na manhã desta sexta-feira, 28, na Unidade Básica de Saúde do Jurunas.

O Cuidado Integral é uma realização da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e Núcleo de Cuidado Integral à Saúde do SUS (Nucis), em parceria com o Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa).

A ação tem como foco a população idosa que faz consultas e exames na unidade de saúde do bairro.




Macaé/RJ: Auriculoterapia celebra Outubro Rosa no UBS Morro de Santana

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Morro de Santana promoveu na tarde desta sexta-feira (21) a programação do Outubro Rosa para moradores do bairro e população em geral. O objetivo foi destacar a promoção e prevenção da saúde. Durante a programação, foi lançado o atendimento da auriculoterapia, prática integrativa e complementar de saúde direcionada a adolescentes e adultos.

(...)

De acordo com a enfermeira obstetra e coordenadora de Promoção da Saúde, Juliana Nunes, o objetivo do Outubro Rosa na unidade é levar promoção da saúde. “O cuidado é essencial. Quando é diagnosticado o câncer de mama logo no início, a chance de cura é maior. A mulher tem múltiplas funções, mas a orientação é que a nossa UBS não seja apenas procurada para consultas, mas para práticas integrativas. O próximo passo é a realização de futuras atividades como Farmácia Viva e Biodança”, ressalta.



Floripa/SC: Floripa Mais Saudável oferece atendimentos e promove ações voltadas à saúde e bem-estar


São oferecido, nos centros de saúde, auriculoterapia, grupos de atividade física, acupuntura, grupos de manejo da dor, dança circular e ventosaterapia, entre outras iniciativas


Lançada há quase um mês no Parque da Luz, a iniciativa desenvolve ações na APS (atenção primária à saúde) de Florianópolis, nas unidades da rede municipal. De acordo com Débora Martini, apoio técnico do Núcleo Multiprofissional da APS, por meio do programa, são oferecidos atendimentos de auriculoterapia, grupos de atividade física, acupuntura, grupos de manejo da dor, dança circular, ventosaterapia, entre outras ações de promoção da saúde e bem-estar.




DOURADOS: Ação do Outubro Rosa acontece neste sábado na UBS de Itahum

A Unidade Básica de Saúde do distrito de Itahum realiza uma ação da Campanha Outubro Rosa neste sábado (22), com programação especial voltada ao público feminino, das 7h às 15h. O intuito é oferecer exames preventivos Papanicolau e clínicos de mama, além de palestras sobre autocuidado, principalmente, às mulheres que não conseguem ir até o posto em horário comercial por conta do trabalho ou outras atividades.


Mulheres de 20 a 64 anos de toda a cidade podem comparecer à unidade com os documentos pessoais, comprovante de residência com o CEP e cartão SUS para serem atendidas. Não há limite de número de exames a serem realizados nem necessidade de agendamento. Além da coleta do preventivo e exames clínicos, a programação conta ainda com café, entrega de brindes, auriculoterapia, conversas sobre exercício na terceira idade e aromaterapia.


CAIS oferece cuidado voltado ao corpo, mente e alma

Entre junho de 2020 e julho de 2021, o Ginásio Poliesportivo do Parque de Eventos foi destino para pacientes sintomáticos de Covid-19 que procuravam atendimento no Ambulatório de Campanha. Mas hoje quem entra no local, especialmente nas salas onde eram realizados os atendimentos médicos Covid - na lateral do ginásio -, encontra um ambiente totalmente diferente. As salas ganharam nova pintura e novos móveis para receber, em 23 de agosto de 2021, as atividades do Centro de Atendimento Integral à Saúde (CAIS). Um espaço que foi sonhado por anos pela Saúde, voltado à prevenção do adoecimento e à promoção da saúde de forma integral: trabalhando físico, emocional e espiritual.


Inicialmente, o serviço veio com a proposta de oferecer à população as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) , em um cuidado voltados às práticas naturais, como alternativa ao uso de medicamentos. Logo, ganhou reforço de outros profissionais que desempenham diversas ações, sendo das áreas de psicologia, medicina (pediatria), serviço social, nutrição, educação física, redução de danos e oficinas terapêuticas. “O CAIS busca sair da lógica do adoecimento, pois quando se fala no serviço em Saúde, as pessoas relacionam ao estágio em que já se está em sofrimento e queremos mudar isso. A Atenção Primária tem esse olhar também voltado à promoção da saúde e à prevenção do adoecimento. Geralmente, quando as pessoas procuram a unidade de saúde, elas querem a cura para um problema, mas nosso papel também é educar, focar nas boas escolhas para que o indivíduo viva de forma mais tranquila, com consciência sobre o impacto de suas escolhas na saúde mental, física e emocional”, explica a psicóloga Ana Paula Schäfer.


Dessa forma, o CAIS conta com atividades como: práticas corporais com educador físico; ginástica chinesa (Lian Gong); meditação; oficinas terapêuticas (espaço de convivência voltado à saúde mental); grupos terapêuticos segmentados (crianças, homens, mulheres e idosos); além de grupos para fumantes, gestantes, de pacientes com doenças crônicas (diabéticos, hipertensos e obesos); entre outros. Além de serem ofertados na sede do CAIS, os grupos ocorrem em outros espaços das áreas central e rural do município.



EC SÃO BARTOLOMEU PROMOVE MEDICINA TRADICIONAL POR MEIO DE PROJETO PEDAGÓGICO

A Escola Classe São Bartolomeu, em São Sebastião, tem apostado na medicina tradicional para levar mais saúde tanto aos(às) estudantes quanto para a comunidade escolar. Aproveitando toda riqueza e diversidade que a natureza tem para oferecer, a unidade escolar desenvolve o projeto Horta Medicinal com o objetivo de oferecer tratamento fitoterápico por meio da utilização de plantas com cunho medicinal e terapêutico.  


Segundo a vice-diretora da escola, Francisca de Oliveira Andrade Cordeiro, a atividade faz parte do projeto Viva Verde Vida, que mostra a preocupação da escola em assumir sua identidade como uma escola do campo, no campo e para a comunidade do campo. “A intenção inicial deste projeto é receber as crianças na educação infantil e que a cada ano elas passem por um projeto diferente. Durante este período os alunos passam por projetos diferentes, tendo contato com as formas mais diversificadas possíveis, como plantas medicinais, algumas que servem como remédio, outras comestíveis. Quando elas entram no 1º ano, entram em contato com a cura vinda da natureza. A possibilidade de não precisar ir a uma farmácia para obter a cura de determinada doença, como gripe, verme, asma, bronquite e até mesmo o piolho, que é comum em crianças na idade escolar”, explica.


Por conta de todos os anos trabalhando este projeto, a escola se tornou referência nos saberes tradicionais por meio da utilização de plantas com cunho medicinal e terapêutico.


Dentre os cultivos feitos pelos(as) próprios(as) estudantes destaca-se o guaco, planta importante para o tratamento de gripes, tosses e resfriados. “Para se ter uma ideia, com a volta às aulas após a pandemia da Covid-19 a comunidade local procurou a escola para obter informações sobre o uso das plantas medicinais e assim tratar uma gripe, por exemplo”, ressalta Francisca de Oliveira, complementando que além do cultivo de plantas e ervas medicinas, a escola trabalha atividades com jardins sensoriais por meio de trilhas interpretativas, que são realizadas na escola.







Globo Repórter vai destacar os segredos da aromaterapia:


Os cheiros nos trazem lembranças, mexem com as nossas emoções e podem influenciar o nosso humor. E o Globo Repórter desta sexta-feira (14) vai viajar pelo mundo dos aromas.

Você sabia que até o Sistema Único de Saúde já adotou a aromaterapia para dar mais conforto aos pacientes?





Residência SMS SP: inscrições abertas para 78 vagas, entre elas para práticas integrativas e complementares em saúde.


Estão abertas as inscrições do edital de Residência Multiprofissional em Saúde SMS SP, com a oferta de 78 vagas e bolsa de R$ 4.106,09.

Os interessados poderão se inscrever até 30 de outubro, por meio do site da banca IADES, ao custo de R$ 138,00. A prova será realizada na data 27 de novembro.


As oportunidades são distribuídas em sete perfis: Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial, Neonatologia, Atenção Urgência e Emergência, Terapia Intensiva, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, Saúde Mental e Saúde da Família.


  • Residência SMS SP

  • Status: inscrições abertas

  • Banca: IADES

  • Vagas: 78

  • Bolsa: R$ 4.106,09

  • Edital: SMS SP-2023



UFMG: Estudo vai avaliar impactos da acupuntura auricular no tratamento de desordens emocionais


Estudo desenvolvido por professoras da UFMG e da Universidade Federal de Viçosa (UFV) vai avaliar a prevalência e a intensidade de desordens emocionais (ansiedade, estresse, depressão e transtorno do estresse pós-traumático) em estudantes no contexto pós-pandemia. O objetivo é contribuir com evidências científicas sobre o impacto da covid-19 na saúde mental, formular estratégias de prevenção, proteção, promoção e recuperação da qualidade de vida.

O projeto Efeitos da acupuntura auricular com laser e com agulhas no tratamento de desordens emocionais em estudantes universitários: ensaio clínico randomizado vai avaliar estudantes de graduação da UFMG, da UFV, das universidades federais de Ouro Preto (Ufop) e de Alfenas (Unifal).

A pesquisa será realizada em duas etapas. Na primeira, um estudo transversal, conduzido por meio do preenchimento de formulário on-line, mapeará os níveis de ansiedade, estresse, depressão e transtorno do estresse pós-traumático nos estudantes. Na segunda etapa, será realizado um ensaio clínico randomizado, a fim de comparar os efeitos de diferentes modalidades de acupuntura auricular: por laser e por agulhas.

Estratégias A coordenação da pesquisa é da professora Tânia Chianca, do Departamento de Enfermagem Básica da Escola de Enfermagem da UFMG, e da professora da UFV Caroline de Castro, residente de pós-doutorado na Unidade. "O período de 2020 a 2022 foi marcado pela pandemia de covid-19, doença de grande transmissibilidade e gravidade clínica que impactou negativamente a saúde mental de muitas pessoas, inclusive dos estudantes universitários. É imperativo implementar estratégias com potencial de melhorar a qualidade de vida da população universitária, como a acupuntura auricular, e identificar os melhores dispositivos para realização dessa intervenção”, explica Caroline.

As informações coletadas no estudo são confidenciais. Somente os pesquisadores terão conhecimento dos dados, que não serão divulgados.



Artigo: Outubro Rosa: acupuntura podem atuar no alívio de dores no tratamento do câncer de mama


A Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) e a Sociedade de Oncologia Integrativa (SIO) publicaram no Journal of Clinical Oncology, recomendações sobre técnicas integrativas de gerenciamento da dor. Nas recomendações, as entidades informam que a acupuntura deve ser oferecida para dores nas articulações em pacientes com câncer de mama. Aqui no Brasil, uma técnica muito difundida é uma vertente da técnica milenar: a auriculoterapia. A especialista Lirane Suliano explica que a auriculoterapia é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde - como uma das Práticas Integrativas e Complementares (PICs), e que pode minimizar o impacto do tratamento do câncer nas pacientes, em especial no que diz respeito aos efeitos colaterais da quimioterapia.


“Na auriculoterapia existem pontos localizados no pavilhão auricular que uma vez estimulados liberam neuro-hormônios que atuam na melhora da qualidade de vida de um paciente oncológico, reforçando a imunidade e gerando bem-estar, por exemplo, reduzindo a sensação de cansaço, a dor, as náuseas e os enjoos, muito comuns em pacientes durante o tratamento quimioterápico. Além disso, podemos estimular os pontos que têm ação anti-inflamatória e forte atuação no emocional dos pacientes oncológicos, tudo isso sem a utilização de medicamentos e sem comprometer o tratamento alopático, o que representa uma enorme vantagem, em especial para pacientes que fazem uso contínuo de medicamentos, pois nada será acrescentado, ao contrário, na analgesia, por exemplo, pode reduzir o consumo com uma técnica natural”, explica Lirane Suliano.


O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. O câncer de mama pode ocorrer em mulheres e, raramente, em homens. Os sintomas do câncer de mama incluem um nódulo na mama, secreção com sangue pelo mamilo e mudanças na forma ou textura do mamilo ou da mama. O tratamento depende da fase do câncer. Pode envolver quimioterapia, radioterapia e cirurgia. Entre os efeitos ocasionados pelo tratamento oncológico estão: dor, fadiga, náuseas e vômitos, constipação ou diarreia, mucosites, ressecamento da pele e queda de cabelos. Além disso, há os sintomas psicológicos, como estresse, ansiedade, depressão, tristeza e medo da morte.


De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para cada ano do triênio 2020-2022 a estimativa é de 66.280 novos casos de câncer de mama no Brasil. A especialista em auriculoterapia, Lirane Suliano explica que estudos publicados analisam os benefícios da auriculoterapia no tratamento dos sintomas em pessoas diagnosticadas com câncer. Entre os mais recentes destacam-se o uso da técnica na manutenção da qualidade de vida nos casos de câncer de mama; no controle da dor, na constipação, nas náuseas e vômitos, na fadiga e insônia. Um outro ponto relevante sobre os benefícios da auriculoterapia é no atendimento aos familiares dos pacientes oncológicos, e dos profissionais que atuam nessa especialidade de oncologia.


“Os resultados das inúmeras pesquisas sobre o uso da auriculoterapia em pacientes oncológicos revelam uma melhora na qualidade de vida dos indivíduos diagnosticados com essa condição, porque atuam no controle da ansiedade e da dor, além dos sintomas adversos decorrentes da doença e seu tratamento. A auriculoterapia é uma ferramenta poderosa que pode ser empregada no alívio dos diversos sintomas dos tratamentos para o câncer, que em geral, causam grave abalo físico e psicológico aos pacientes. Com a abordagem da auriculoterapia neurofisiológica é possível proporcionar mais qualidade de vida aos pacientes oncológicos sem acrescentar medicamentos à sua rotina”, finaliza Suliano.


Sobre Lirane Suliano:

É cirurgiã-dentista, mestre e doutora pela UFPR. Especialista em Acupuntura e docente da pós-graduação nas áreas de Auriculoterapia, Eletroacupuntura e Laser puntura, já ministrou aulas para mais de 6 mil alunos, desde 2010, quando iniciou como docente de acupuntura e auriculoterapia em universidades. Autora do livro “Atlas de Auriculoterapia de A a Z”, obra em sua 5ª Edição, é hoje referência no Brasil no ensino dessa técnica, sendo responsável pela criação da pós-graduação em Auriculoterapia Neurofisiológica, na Universidade Faciência, no Paraná, e por cursos on-line, formando profissionais no Brasil e em diversos países, dentre eles, Argentina, Canadá, Alemanha, Irlanda, Itália, Malásia, México, Holanda, Panamá, Portugal, Ruanda, Emirados Árabes, Uruguai e Estados Unidos. A especialista já ultrapassou as fronteiras brasileiras e teve a oportunidade de compartilhar seus conhecimentos em Congressos internacionais dos quais participou na Universidade de Harvard; em Beijing, na China; Munique, Chicago, Barcelona e Dubai.




Artigo – O papel da Saúde Integrativa no atendimento a pacientes sob cuidados paliativos


Enquanto profissionais da saúde, na área da enfermagem, sempre pensamos em como aliviar o sofrimento, tanto do paciente como da família, para além do cuidado com sua saúde física. Encontramos, nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), um importante meio para direcionar a assistência aos nossos pacientes, a fim de promover a ampliação deste atendimento.


As PICS são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde e qualidade de vida, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. Como exemplo, podemos citar a Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Arteterapia, Meditação, Musicoterapia, Reiki, Yoga e Aromaterapia, dentre outras.


Desde que a Rede de Hospitais São Camilo de SP implementou o Núcleo de Saúde Integrativa, em parceria com diversos profissionais e apoio da diretoria, passamos a oferecer Reiki, musicoterapia e meditação, com um olhar especial aos pacientes que estão sob cuidados paliativos.


As práticas têm como pilar o tratamento do indivíduo como um todo, relacionando atendimento interdisciplinar com a medicina tradicional, objetivando oferecer uma abordagem multidisciplinar e um cuidado com efetividade e mantendo o foco nas necessidades do paciente para ampliar sua autonomia.


Diversos estudos norteiam e reforçam as evidências de que as práticas integrativas auxiliam no manejo dos sintomas, visando garantir a busca por um fim de vida livre e sem sofrimento, possibilitando assistir ao paciente em paliativo e sua rede de apoio com técnicas de abordagens menos invasivas, principalmente no tratamento de doenças graves e de prognóstico reservado.


Esse trabalho gratificante ganha ainda mais significado quando percebemos, através dos relatos dos pacientes, a efetividade das práticas integrativas, sobretudo nos aspectos emocionais, psicossociais, afetivos e espirituais.

Diariamente, recebemos depoimentos sobre a sensação de acolhimento, afeto, carinho e contribuição no manejo sintomático, que despertam a memória afetiva, principalmente, de pacientes com diagnóstico de demência, no apoio aos familiares que estão vivenciando o luto antecipatório.


O acolhimento proposto pelas técnicas comprova que o paciente encontra muito mais conforto e bem-estar, colaborando para uma vida com mais qualidade, independentemente do seu prognóstico.


Com isso, vivenciamos experiências enriquecedoras e que nos encorajam a continuar. As práticas integrativas, sem dúvida, ampliam o sentido do “cuidar”. É quando uma música, um toque, um olhar diferenciado são capazes de criar uma conexão que vai além do tratamento medicamentoso.


Clarissa Somogy de Oliveira, Andressa Yuri Arakari Gelmetti e Michele Dantas dos Santos Peres são enfermeiras especializadas em Cuidados Paliativos e atuam no Núcleo de Saúde Integrativa da Rede de Hospitais São Camilo SP



Unicamp: A saúde na perspectiva indígena

Para os povos originários, saúde envolve a integração entre corpo, mente, espírito e ambiente


Apesar de a medicina tradicional beber na fonte dos conhecimentos dos povos originários, a valorização dos saberes tradicionais pela academia enfrenta ainda algumas barreiras. Na Unicamp, a doutoranda da Faculdade de Medicina Kellen Vilharva, da etnia Guarani-Kaiowá, tem se dedicado a construir esse diálogo que, conforme avalia, pode trazer diversos benefícios à área da saúde.

“Quando falamos de saúde, não tem como separar a anatomia e a fisiologia da cosmologia, dos conhecimentos, da natureza, do território e do espiritual, da forma como é feito na academia. Trazer esse conceito de saúde tem sido um desafio e uma paixão”, aponta a pesquisadora, que veio da reserva indígena de Jaguapiru, em Dourados (MS).


Neta de rezadeira, Vilharva aprendeu desde cedo que, para o seu povo, não adianta tratar somente os sintomas. É preciso saber as causas da doença, papel que é exercido por pessoas como a avó dela. “Fazendo um canto ou uma reza, muitas vezes se descobre uma doença espiritual. Às vezes, a pessoa fez algo de errado para a natureza, provocando algum espírito”, diz.


Foi também por meio da avó que ela, depois de cursar Ciências Biológicas, decidiu dedicar-se à etnofarmacologia, área que abarca estudos antropológicos e fármaco-toxicológicos das substâncias utilizadas em tratamentos de saúde. “Um dia eu estava com a garganta inflamada e não tinha como ir à farmácia porque a aldeia é longe da cidade. Minha vó trouxe um óleo para mim. Eu tomei e no outro dia minha garganta já estava muito melhor. Fiquei pensando se tinha alguma propriedade anti-inflamatória, se agia como antibiótico. Isso foi no final da graduação e foi a minha motivação para ir para o mestrado”, conta.


No mestrado, realizado na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), a pesquisadora investigou as propriedades farmacológicas do óleo, que é extraído da larva de um besouro, conhecida como broca do coqueiro (Rhynchophorus palmarum Linnaeus – Coleoptera, Curculionidae). “Vimos que ela é rica em propriedades que fazem parte da cascata de componentes anti-inflamatórios, por isso ela tem essa capacidade. Também fizemos um ensaio com fibroblastos e cultura de células e obtivemos um resultado muito bom para a cicatrização da pele”, diz a doutoranda.


Foi verificado, ainda, que a substância não possui toxicidade. “Como o meu povo já toma esse óleo há muito tempo, eu já sabia que não ia ser tóxico. Mas avaliamos e comprovamos.”


Já no doutorado, orientado pelo professor João Ernesto de Carvalho, Vilharva escolheu analisar a casca de um cedro utilizado pelos Guarani-Kaiowá e que está em risco de extinção. “Esse cedro é sagrado para o meu povo. Ele é utilizado para febre e dores musculares Além disso, também é usado para trazer paz de espírito para as pessoas e para o ambiente. Vamos avaliar dois extratos – da casca e da folha – para pesquisar se há também propriedades anticâncer”, explica.

Ela espera que, com a entrada dos estudantes indígenas nas universidades, esses saberes possam ser cada vez mais reconhecidos. “O conhecimento tradicional indígena norteou o desenvolvimento de medicamentos e precisa ser valorizado. As universidades têm a ganhar muito com isso porque, quando se juntam diversos saberes e conhecimentos, tudo fica mais completo. O meu desejo no doutorado é fazer isso e há professores incríveis que buscam entender essa cultura.”

Na Unicamp, a valorização desses saberes é um dos objetivos do projeto Ayuri, uma iniciativa da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp que propõe um diálogo sobre saúde e bem-estar com os conhecimentos de povos originários. Saiba mais sobre o projeto na reportagem de Felipe Mateus:





Faça aulas online do PICSnaPauta:https://www.picsnapauta.com.br/cursos




94 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page