Montes Claros/MG: PLANTAS MEDICINAIS - Prefeitura investe na manipulação de fitoterápicos
A coordenação de Assistência Farmacêutica (FarmaVerde) da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Montes Claros irá, em breve, disponibilizar para a população montes-clarense de forma segura e eficaz um novo serviço: a formulação de produtos fitoterápicos de acordo com o Formulário de Fitoterápicos da farmacopéia brasileira (Anvisa), exercendo a prática da fitoterapia no município. Para quem não está familiarizado com o termo, a fitoterapia é a prática do uso de plantas ou suas partes e suas aplicações na cura das doenças.
A aquisição dos insumos (creme, propilenoglicol, álcool de cereais e vaselina) necessários para a produção dos fitoterápicos será realizada através de um processo de registro de preços.
A compra se dará por pregão eletrônico (nº 286/2022) exclusivo para a participação de empreendedores individuais, micro e pequenas empresas, que será realizado no dia 14 de outubro, pelo endereço eletrônico www.licitacoes-e.com.br.
Outro pregão eletrônico exclusivo para pequenas empresas irá adquirir equipamentos que serão utilizados na produção dos fitoterápicos. É o pregão nº 295/2022, que será realizado no dia 18 de outubro, no mesmo endereço, visando a compra de vidrarias e demais equipamentos para manipulação.
Cotia/SP: Cotia registra um salto de 262,5% no número de atendimentos nos CAPS
Em Cotia, pacientes participam de atividades terapêuticas, oficinas e até práticas integrativas, como reiki e musicoterapia
Nesta segunda-feira (10/10), é lembrado o Dia Mundial da Saúde Mental, e a data foi estabelecida pela Federação Mundial de Saúde Mental, em 1992, como o dia para se chamar a atenção sobre os cuidados com a saúde mental, o combate ao preconceito com pacientes com problemas emocionais e psicológicos. Em Cotia, o serviço de saúde mental registrou um salto de 262,5% no número de atendimentos, de 2020 para cá. E todas estas pessoas recebem atendimento nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs).
De acordo com a coordenação da saúde mental da Secretaria de Saúde de Cotia, há dois anos, os CAPS atendiam cerca de 3.200 pessoas, atualmente, são 8.400. “A leitura que a gente faz deste salto é a mesma que o mundo tem feito: a pandemia afetou negativamente a vida de muitas pessoas. Seja pela condição da pandemia em si, por não saberem o que aconteceria depois, pelo confinamento e até pelo abandono de tratamento e afastamento de atividades diárias”, disse Soraya Moraes, coordenadora da Saúde Mental de Cotia.
Nos CAPSs, os pacientes participam de atividades terapêuticas, oficinas e práticas integrativas. Os pacientes apresentam sofrimento psíquico ou transtorno mental, em alguns casos, somado ao uso, abuso e dependência química. “Temos o CAPS infantil e juvenil, o adulto e o álcool e drogas que contam com atividades adequadas para cada atender a estas demandas”, destacou Soraya.
Entre os atendimentos oferecidos nos CAPSs estão: atividades terapêuticas como: psicoterapia individual ou em grupo, oficinas terapêuticas, atividades comunitárias, atividades artísticas, orientação e acompanhamento do uso de medicação, atendimento domiciliar e aos familiares, consulta psiquiátrica.
Práticas integrativas, aliadas da saúde mental
As práticas integrativas também estão presentes nos serviços oferecidos pela saúde mental de Cotia. Elas possuem uma abordagem que considera a saúde como um todo e visa à manutenção da qualidade de vida dos pacientes. Em Cotia, estas práticas estão presentes em atividades como meditação, reiki e até na música, por meio da musicoterapia.
O reiki amplia a consciência, relaxa e reduz o estresse, equilibra as funções corporais, libera bloqueios e emoções reprimidas, renova a sensação de paz, alegria, amor, paz, entre outras sensações que impactam positivamente na saúde mental dos pacientes.
Além disso, a musicoterapia permite interação entre o musicoterapeuta e os pacientes, estimula circuitos neuronais onde os medicamentos não conseguem atuar de forma plena. Os pacientes do CAPS, inclusive, participam de duas bandas musicais: a BatuCAPS e a Vide e Verso.
Serviço CAPS Adulto e CAPS Álcool e Drogas Rua Topázio, 96 – Jd. Nomura CAPS Infantil Rua Monsenhor Ladeira, 112 – Vl São Francisco de Assis Atendimento para acolhimento é porta aberta
FONTE: Secom/Cotia
Pará: Em Barcarena, música auxilia no tratamento de recém-nascidos
Hospital Materno-Infantil de Barcarena aplica musicoterapia nas unidades de internação
A música é uma das mais antigas manifestações artísticas da humanidade e é capaz de exercer influência no nosso organismo, podendo despertar emoções, sentimentos e até lembranças. No Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), no interior paraense, ela é utilizada também como aliada no tratamento de recém-nascidos.
Na unidade, que pertence ao Governo do Estado e é gerenciada pela Pró-Saúde, o projeto terapêutico “Hora do Soninho” proporciona aos pequenos em tratamento nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e de Cuidados Intermediários (UCIs) uma hora diária de relaxamento, com canções de ninar, sempre no período da tarde.
O projeto integra o protocolo “Meu desenvolvimento depende do seu silêncio”, que tem como foco o cuidado com ruídos para o bom desenvolvimento do bebê recém-nascido prematuro. A unidade atua como referência de atendimento em média e alta complexidades para gestantes e bebês de 11 municípios do Baixo Tocantins.
https://agenciapara.com.br/noticia/38468/em-barcarena-musica-auxilia-no-tratamento-de-recem-nascidos
Louveira/SP: Programação seguiu com jogos de mesa, piquenique e entrega de mudas
Cronograma de atividades continua nesta quarta-feira (5) com caminhada, aula de dança circular e apresentação de canto
A programação de atividades do Dia Internacional do Idoso teve continuidade nesta terça-feira (4) com jogos de mesa, entrega de mudas de temperos e piquenique na Fazenda Santo Antônio.
Pindamonhangaba: Pinda realiza café em homenagem ao Dia do Agente Comunitário
No evento foram disponibilizadas massagens e auriculoterapia pelo Cepic e também música ao vivo com o cantor de Pindamonhangaba, Wagner Muzaki.
São Sebastião/SP: Mais de 60 alunos integram o projeto ‘Yoga para Todos’
Professores de educação física da Secretaria de Esportes (SEESP) da Prefeitura de São Sebastião desenvolvem atividades descentralizadas gratuitas em todo município.
As aulas ocorrem nos Centros de Apoio Educacionais (CAEs), quadras, áreas e espaços de lazer, culturais e comunitários, praias e ginásios poliesportivos também da rede municipal de ensino.
As escolinhas esportivas contam com 21 modalidades para crianças, adolescentes, adultos e idosos. Entre as atividades físicas, natação, ginástica, alongamento, hidroginástica, yoga e meditação, atletismo, vôlei de praia, taekwondo, judô, basquete, ciclismo, futsal, futebol de campo e society, voleibol, vela, basquete, beach tênis e outras.
Segundo o professor de yoga e meditação da SEESP, projeto ‘Yoga para Todos’, Valter Puertas, a prática corporal de exercícios físicos, mentais, posturais e respirações é indicada para alunos acima dos 13 anos. Ainda segundo Puertas, atualmente, 67 pessoas praticam a atividade e ainda há vagas. Os interessados podem se inscrever nos locais das aulas.
CFF regulamenta atuação do farmacêutico na hipnoterapia
O Plenário do Conselho Federal de Farmácia (CFF) acaba de aprovar resolução que respalda a atuação do farmacêutico na hipnoterapia clínica, uma das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde reconhecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A resolução, que abarca a atuação no âmbito público e privado, será publicada nos próximos dias, e entra em vigor na data de sua publicação.
Essa terapia integrativa e complementar constitui um conjunto de técnicas de relaxamento e concentração que induz a pessoa a alcançar um estado de consciência aumentado que permite alterar comportamentos indesejados. A prática utiliza recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão.
Cubatão/SP: Secretaria de Assistência Social apresenta projeto de práticas integrativas na próxima terça-feira (11)
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Cubatão lança nesta terça (11) o projeto “Quem Gosta Cuida – Práticas Integrativas Complementares na Saúde do Trabalhador do SUAS”. O evento, que acontece a partir de 8h30 no Cras Rubens Lara (Rua Rivaldo Alves Feitosa, s/n° – Parque São Luís) tem o objetivo de apresentar o projeto aos profissionais da assistência social da cidade.
Os assistentes sociais do município terão acesso gratuito às seguintes atividades: imposição de mãos/reiki; yoga; meditação e dança circular. Para participar, é necessário enviar uma solicitação via e-mail: saudedotrabalhadorsemas@gmail.com.
Santos/SP: Dia do Idoso: animação e cuidados com a saúde marcam ação em Santos
Animação, cuidados com a saúde e muita dança marcaram a ação Caminhada Vida Plena, alusiva ao Dia Internacional do Idoso (1º/10), realizada nesta sexta-feira (7) em Santos. Promovido pelas secretarias de Cultura (Secult), Saúde (SMS) e Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), o evento reuniu cerca de 200 idosos.
Com participantes de projetos como Fábrica Cultural, Movimente-se, Vilas Criativas e Instituto Energia, eles iniciaram as atividades ainda cedo, por volta das 8 horas. Partiram do Posto 5 (Gibiteca, na praia do Boqueirão) rumo à Fonte do Sapo (Aparecida), local que recebeu um mix de atividades como alongamento, tai chi chuan, ioga, dança sênior e dança de salão.
João Pessoa/PB: Nova Mangabeira recebe a Caravana do Cuidar
A Caravana do Cuidar realizou, nesta sexta-feira (7), 461 atendimentos em sua 59ª edição, no bairro Nova Mangabeira.
O projeto itinerante é realizado pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), e disponibiliza, semanalmente, serviços de assistência social, saúde, cultura e direito do consumidor.
Balanço – Dos 461 atendimentos realizados em Nova Mangabeira, 55 foram da equipe médica; 50 aferições de pressão arterial; 03 testes rápidos de ISTs; 55 testes de glicemia; 04 atendimentos de auriculoterapia e 10 de ventosaterapia; 06 procedimentos odontológicos; 01 cadastro no Programa Acessuas Trabalho; 35 atendimentos do Cras; 80 cadastros no CadÚnico; 07 atendimentos do Procon-JP; 16 registros na Ouvidoria; e 02 cadastros no Programa Criança Feliz.
Curitiba/PR: Semana terá reiki, auto-hipnose e mais atividades pela saúde mental em Curitiba
Segunda-feira, 10 de outubro, é o Dia Mundial da Saúde Mental. Em Curitiba, a data ganhou uma semana inteira de atividades para lembrar à população a importância de desenvolver hábitos e cuidados que promovam o bem-estar.
A abertura da Semana da Saúde Mental, na segunda-feira (10/10), será na Praça Rui Barbosa, com uma série de atividades das 10h às 17h. Durante o dia, a Rua da Cidadania Matriz também terá atrações (programação completa abaixo). No feriado de quarta-feira (12/10) não haverá programação.
Com organização da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), serão ofertadas à população auriculoterapia, reiki, meditação, auto-hipnose, orientações sobre saúde e empregabilidade, atividades físicas e culturais para crianças e adultos, apresentações de dança e música dos grupos de usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da cidade, exposição de produtos confeccionados pelos pacientes dos Caps e residências terapêuticas.
Jundiaí: Com foco no bem-estar, Saúde oferece práticas gratuitas de meditação e auriculoterapia
A meditação e a auriculoterapia são oferecidas de forma gratuita pelo CECCO (Centro De Convivência, Cultura, Trabalho E Geração De Renda), equipamento da Prefeitura, toda quinta-feira, a partir das 9h. A participação é livre e aberta ao público. Sabendo disso, a Diolinda Lemos, de 71 anos, também começou a levar os netos Gabriel e Giovana para as atividades no espaço que já está acostumada a frequentar. “Eles adoram e ficam ansiosos para a aula. Os benefícios são nítidos. Percebi que o Gabriel, por exemplo, está ficando mais calmo e centrado, além de estar se organizando melhor com a escola”, afirma.
“Práticas integradas, que fomentam a participação de toda a família em espaços públicos, são fundamentais. Atividades como esta fazem a promoção da saúde e mostram que ela não deve ser notada apenas quando alguém fica doente”, comenta o Gestor de Saúde, Tiago Texera.
Impacto positivo
A fisioterapeuta da Equipe NASF, Cristina Padoin, relata que os benefícios de iniciarem práticas como essa, ainda na infância, são muitos. “É um momento de interação consigo, algo muito pessoal. Isso traz aos pequenos mais calma e tranquilidade, o controle da ansiedade e até mesmo a melhora no apetite, imunidade e questões respiratórias”, explica. “As próprias crianças gostam muito e relatam que ficam aliviadas. Assim elas terão mais qualidade de vida”, completa Cristina.
Sumaré: A prefeitura de Sumaré Atende oferece senhas para agendamento de mamografias, orientações da saúde bucal e auriculoterapia
A presidente do Fundo Social, Mara Dalben, acompanhou nesta quarta, dia 5, o lançamento da campanha “Outubro Rosa 2022”, que visa à conscientização da população a respeito dos cuidados com a saúde feminina, principalmente para prevenir o câncer de mama.
O evento contou com oferta de senhas para agendamento de mamografias, orientações da saúde bucal e da mulher, auriculoterapia, Prefeitura de Sumaré Atende e apresentações culturais.
Brasília: Reiki, yoga e tai chi chuan ajudam a administrar o estresse
Rede pública do DF oferece 17 atividades alternativas para a prevenção e tratamento de doenças causadas pelo esgotamento e exaustão
(...)
Neste caso, a rede pública do Distrito Federal oferece 17 práticas exercidas por profissionais da área de saúde: acupuntura, arteterapia, auriculoterapia, automassagem, fitoterapia, yoga, homeopatia, lian gong em 18 terapias, medicina e terapias antroposóficas, meditação, musicoterapia, reiki, shantala, tai chi chuan, terapia comunitária integrativa, ayurveda, yoga (hatha e laya) e TRE.
Essas atividades, que ocorrem presencial ou virtualmente, são abertas a qualquer cidadão e administradas nas UBSs de 26 regiões administrativas. “O tratamento farmacológico é importante, mas tem efeitos colaterais. As práticas os complementam e são transformadoras”, garante a enfermeira e facilitadora da TRE da UBS da Vila Planalto, Raquel Barreto.
(...)
Brasília: UBS novinha para atender 30 mil pessoas no Gama
Unidade básica de saúde passa por reconstrução e vai receber estrutura moderna com 24 consultórios climatizados, sete salas para diversos atendimentos e serviços até de acupuntura
Água Boa/MT: Saúde de Água Boa realiza ação em alusão ao Outubro Rosa
A Secretaria Municipal de Saúde de Água Boa, realiza neste sábado (08), uma importante ação em alusão ao Outubro Rosa, campanha realizada mundialmente com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama.
Avaliação de mama e coleta de preventivo, testes rápidos, exame de Biomipedância e vários serviços pertencentes a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PICS): Auriculoterapia, Cone Hindu, Florais de Bach, Massagem Facial e Massagem Relaxante foram disponibilizados de forma gratuita as mulheres aguaboenses.
A moradora do bairro Moradas das Águas, Taiza Luana da Silva aproveitou e fez a avaliação da mama e vários dos serviços disponibilizados.
Crato/CE: Crato: Ambulatório da Dor realiza programação para o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos
No segundo sábado de outubro, o mundo inteiro se mobiliza para falar da importância dos cuidados paliativos para promoção da qualidade de vida das populações, no Dia Mundial dos Cuidados Paliativos. Este ano, no dia 8, o Ambulatório da Dor e Cuidados Paliativos do Crato, um equipamento municipal, estará realizando uma programação específica para o tema, na Praça Siqueira Campos, a partir das 8 horas.
(...)
O espaço é pioneiro no interior do Ceará e integra a linha do cuidado humanizado, que vem sendo implantada no município. O ambulatório conta com uma equipe de saúde, composta por acadêmicos e profissionais, sendo eles residentes de clínica médica, saúde coletiva, integrantes de ligas acadêmicas, estudantes de medicina e psicologia.
Neste serviço, são ofertados acolhimento a pacientes e familiares em qualquer estágio do câncer; diagnóstico e tratamento medicamentoso e não-medicamentoso da dor; fisioterapia especializada em oncologia; atendimento nutricional; estomaterapia; e práticas integrativas e complementares de saúde, como Reike, aromatoterapia, auriculoterapia, massoterapia e acupuntura. Também são ofertados procedimentos médicos de intervenção da dor, como agulhamento a seco e com anestésico; neuromodulação; mesoterapia e Estimulação Elétrica Transcraniana. Todo atendimento oferecido pelo ambulatório é pautado pelo respeito aos direitos e à biografia do paciente, com alinhamento às evidências científicas.
Araraquara/SP: Saúde na Praça leva esporte e qualidade de vida a 1.500 araraquarenses
O gestor do Saúde na Praça, Bruno Marcos Castilho de Castro, participou nesta quarta-feira (5) do “Canal Direto com a Prefeitura” e apresentou detalhes da iniciativa que oferece exercícios físicos com supervisão de profissionais qualificados, com objetivo de auxiliar na qualidade de vida e na prevenção de doenças.
“Não só o idoso, mas a pessoa que passou dos 30 e poucos anos já tem essa consciência de se preparar para o envelhecimento saudável, para envelhecer com saúde. Mas os idosos têm procurado bastante as modalidades”, destacou Bruno.
O programa oferece aulas gratuitas de hidroginástica, ginástica geral, ritmos, yoga, Tai Chi Chuan, Lian Gong, dança de salão, caminhada, caminhada monitorada, corrida e ginástica laboral.
Blumenau/SC: Processo seletivo Prefeitura de Blumenau SC: Inscrições abertas para os cargos de Professor
Inscrições abertas para o processo seletivo da Prefeitura de Blumenau SC. Organizado pela Universidade Regional de Blumenau – FURB, o concurso público compreenderá as seguintes etapas: prova objetiva e prova de títulos.
O certame oferece formação de cadastro reserva para os cargos de:
Professor de Educação Física – Artes Marciais (Jiu-Jitsu); Professor de Educação Física Artes Marciais (Tai-Chi-Chuan, yoga);
Mais informações: https://www.diariooficialdf.com.br/processo-seletivo-prefeitura-de-blumenau-sc-inscricoes-abertas/
UEA prorroga inscrições para cursos de Estomaterapia e Acupuntura
A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) prorroga o período de inscrições para os cursos de especialização em Estomaterapia: Estomias, Feridas e Incontinências – Edital nº 087/2022, e em Acupuntura, Medicina Tradicional Chinesa e Terapias Complementares – Edital nº 088/2022. Os interessados em participar dos cursos terão até o dia 14 de outubro para efetuar a inscrição.
O processo é feito exclusivamente na Coordenação de Pós-Graduação da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA), na avenida Carvalho Leal, 1.777, Cachoeirinha. A homologação das inscrições será no dia 17 de outubro.
Pesquisa: Diabetes: meditação e yoga reduzem açúcar no sangue, mostra estudo
Feita a partir da análise de pesquisas anteriores, o trabalha aponta benefícios de atividades baseadas na atenção plena para diabéticos
Um estudo feito na Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, aponta que práticas como a yoga e o mindfulness contribuem para a redução do açúcar no sangue, beneficiando pacientes com diabetes.
Feita a partir da análise de 28 estudos que usaram testes clínicos randomizados, a pesquisa mostra benefícios de atividades baseadas na atenção plena para pacientes com diabetes.
Os autores do artigo, publicado no Journal of Integrative and Complementary Medicine, afirmam que a combinação do tratamento medicamentoso com esse tipo de atividade pode dobrar a eficácia do tratamento com remédios.
Os estudos revisados incluíam pacientes com diabetes tipo 2 que conciliavam o tratamento com técnicas de bem-estar de corpo e mente – como meditação, yoga, técnicas de respiração, de atenção plena e qigong (exercícios físicos semelhantes ao Tai Chi Chuan).
Pesquisa: Neuroimagens comprovam atuação da auriculoterapia no sistema nervoso
A auriculoterapia é uma técnica milenar, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2006. A comprovação da efetividade da técnica está descrita em centenas de artigos científicos. Prova de que a auriculoterapia vem sendo amplamente estudada, é que o Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN) e o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde da Organização Pan-Americana da Saúde (Bireme/Opas/OMS) realizam uma série de estudos sobre como a prática contribui para o cuidado de diferentes problemas de saúde.
Em minha trajetória na auriculoterapia, também venho buscado demonstrar, por meio de estudos, as comprovações científicas dos benefícios da técnica. Com esse intuito, apresentei em diversos congressos, uma pesquisa com neuroimagens em que comprovo a atuação da auriculoterapia no sistema nervoso central. A relevância do estudo foi tamanha, que participei do Congresso Internacional de Acupuntura em Boston, na Universidade de Harvard; no Congresso Internacional de Medicina Tradicional Chinesa, na China; e também em congressos nas cidades de Barcelona, Chicago, Munique e Dubai. Os resultados da pesquisa permitiram observar que a auriculoterapia neurofisiológica, e especialmente os três pontos estudados quando aplicados em conjunto, apresentaram efeitos no sistema nervoso autônomo e foram captados pelo equipamento de neurometria, conforme demonstro no artigo escrito sobre o tema.
O meu estudo clínico foi realizado com voluntários saudáveis, homens e mulheres na faixa etária de 25 a 55 anos de idade. Eles não faziam uso de medicação contínua, não eram fumantes e nem tinham histórico de doenças. Por meio de sensores conectados nas mãos e na cabeça, o exame de neurometria foi realizado em três pontos do pavilhão auricular e metrificado em três momentos, sendo analisadas as imagens cerebrais aos 15 minutos após a aplicação, após 24 horas e após 48 horas. Durante o monitoramento foi registrado o controle de ansiedade e as variações cardíacas dos voluntários por meio de parâmetros específicos.
Na pesquisa os voluntários tinham grau de estresse de grave a leve e quadros de exaustão das adrenais. Após 48 horas da aplicação da técnica percebeu-se a redução dos níveis de ansiedade e estresse. Conforme já sabemos a ansiedade está intimamente associada ao sistema nervoso simpático e os indivíduos estudados tinham sintomas compatíveis com estresse e exaustão. Após a aplicação foram percebidas melhoras funcionais e um aumento na atividade dos neurotransmissores, e ao mesmo tempo um estado de relaxamento, controle da ansiedade e também da frequência cardíaca.
*Lirane Suliano é cirurgiã-dentista, mestre e doutora pela UFPR. Especialista em Acupuntura e docente da pós-graduação nas áreas de Auriculoterapia, Eletroacupuntura e Laserpuntura.
Comments