top of page
Foto do escritorDaniel Amado

Notícias das PICS no SUS - Semana do dia 02 de Maio de 2022

Atualizado: 6 de mai. de 2022



Secretaria de Saúde oferta auriculoterapia aos usuários do SUS

Cuidar da saúde e/ou dores no corpo através da estimulação de pontos específicos da orelha. É assim que funciona a auriculoterapia, um recurso terapêutico da medicina tradicional chinesa que é disponibilizado pela Prefeitura de João Pessoa aos usuários do Sistema Único de Saúde da Capital.


“A auriculoterapia atua no organismo físico, mental e energético buscando a promoção da saúde e a recuperação de agravos. É uma prática de cuidado em saúde não invasiva e de baixo custo que pode ser utilizada em todos os espaços de cuidado. Para a estimulação dos pontos auriculares são utilizadas agulhas, sementes de mostarda, esfera de ouro ou prata e cristais”, afirmou Patrícia Margarete, coordenadora das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).


A prática é disponibilizada nos Centros de Práticas Integrativas e Complementares (CPICS) localizados no bairro dos Bancários (Equilíbrio do Ser) e Valentina (Canto da Harmonia), além do Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares (NUPICS) Cinco Elementos, localizado no Parque Arruda Câmara, e nas Unidades de Saúde da Família (USF). Também é comumente encontrada nas ações de promoção à saúde realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).


“É importante explicar que aurículo e acupuntura não são as mesmas coisas. A diferença entre elas se dá em função da parte do corpo utilizada para o tratamento. Ou seja, na auriculoterapia, utiliza-se apenas o micro sistema do pavilhão auricular. Enquanto na acupuntura, são utilizados pontos energéticos localizados nos meridianos do corpo humano. Ambas as práticas são ofertadas nos nossos Centros de Práticas Integrativas”, explica Patrícia.


Para ter acesso à prática, basta que o usuário se dirija a um dos locais onde é disponibilizada, a demanda é espontânea não precisando de encaminhamentos de outro serviço.




Criação de um centro de práticas integrativas de saúde é objeto de estudo

Anúncio foi feito pelo secretário de Saúde durante comemorações do Dia Mundial de Tai Chi e Chi Kung


A Secretaria de Saúde estuda a construção de um centro de práticas integrativas na Praça da Harmonia Universal, localizada entre as quadras 104 e 105 da Asa Norte. O projeto prevê um espaço para desenvolvimento de atividades como tai chi chuan, meditação, reiki, terapia comunitária, shantala, yoga e lian gong, dentre outras.


O anúncio foi feito neste sábado (30), durante as comemorações do Dia Mundial de Tai Chi e Chi Kung, celebrado no último dia 24. O secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache, ressaltou que o projeto criado em parceria com a sociedade civil deve trazer benefícios em várias áreas. “Poderá virar um ponto cultural, um ponto turístico de Brasília”, afirmou.


O gestor lembrou que o projeto deve preservar as quadras já presentes na Praça da Harmonia Universal, além das áreas verdes. “É o tipo de atividade que precisa de harmonia com a natureza, com as pessoas. E isso tudo será preservado”, completou o secretário.


O taiwanês Moo Shong Woo, cidadão brasiliense honorário que há 48 anos se dedica ao tai chi, ressaltou a importância de o poder público apoiar a prática. “É preciso que o governo caminhe com o povo”, disse Mestre Woo, como é conhecido.


O secretário de Saúde afirmou ainda que o Distrito Federal é referência nacional em práticas integrativas de saúde. A política distrital para a área foi instituída em 2014 e atualmente envolve 17 práticas diferentes, oferecidas para a comunidade por profissionais de saúde e voluntários cadastrados devidamente habilitados por meio de cursos de capacitação ou formações específicas.





PICS na Pauta com o apoio da RedePICSBrasil realiza uma Live especial para comemorar os 16 Anos da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS - PNPIC


Dia 03 de Maio, PICS na Pauta Especial comemora 16 anos da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS – PNPIC! Vamos conversar sobre a importância desta política, sua construção, avanços e desafios. O espaço complexo da gestão e interagir com o Chat no Youtube! Não perca esse PICS na Pauta!


Carmem De Simoni é Médica Sanitarista; médica de família e comunidade; mestre em saúde coletiva, ISC/UFBA. Coordenou no Ministério da Saúde o GT MTC-Acupuntura de 2004-2006 e a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS - PNPIC de 2006 a 2011. Desde janeiro de 2012 atua como médica de família e comunidade na SES/DF e como docente do curso de medicina da ESCS/FEPECS - SES/DF.


Daniel Miele Amado é Gestor de Políticas e Projetos de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, foi Consultor do Ministério da Saúde por 10 anos na PNPIC (2011 – 2021), atuou como coordenador da CNPICS (2017-2021). Também coordenou a Política Municipal de PICS em João Pessoa/PB (2009-2011). Especialista em Acupuntura pela ABA, Apoio Matricial pela UNICAMP. Graduado em Educação Física pela UFPB.


Paulo Rocha é Gestor de Políticas e Projetos de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, foi Consultor do Ministério da Saúde por 10 anos na PNPIC (2011 – 2021), atuou como coordenador adjunto da CNPICS (2017-2021). Mestre em Saúde Coletiva pela UnB, especialista em Aromaterapia, Terapia de Florais e Medicina Tradicional Chinesa pela UECE. Graduado em Fisioterapia pela UNIFOR.


Com transmissão ao vivo pelos canais do youtube: /danielmieleamado e /redepicsbrasil




Hospital Regional em Paragominas adota a dançaterapia com pacientes internados


O dia 29 de abril foi Instituído pelo Comitê Internacional de Dança, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), como o Dia Internacional da Dança. Para celebrar a data, o Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, no sudeste paraense, usou a dançaterapia para envolver os usuários internados na clínica médica e na clínica cirúrgica em um clima de descontração e alegria.


Na atividade, realizada em conjunto com a equipe multiprofissional do HRPL, os movimentos foram baseados nas atividades motoras realizadas no dia a dia, com a inclusão de elementos da psicologia.


Em 2017, o Sistema Único de Saúde (SUS) incluiu a biodança e a dança circular na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). De acordo com Inara Priscylla Rodrigues, psicóloga do HRPL, a biodança utiliza a música e a dança para estimular a consciência corporal, a expressão emocional e a sociabilidade para recriar emoções e vivências prazerosas.


“A atividade é de extrema relevância no que tange aos aspectos da utilização da dança como recurso terapêutico. Considero uma excelente ferramenta para os pacientes. Durante as buscas ativas em todos os setores de minha atuação no HRPL, observei que ouvir música e/ou dançar, em específico os gêneros paraenses, são os principais elementos que os pacientes relatam que gostam de fazer”, informou a psicóloga.


O usuário Edilson Sousa dos Santos contou que a atividade lhe ajudou muito a superar suas limitações. “Gostei muito da dança, me ajudou muito. Eu estava com problema de locomoção, não conseguia me mover, nem deitar sozinho na cama. Agora, já não estou mais assim. Estou bem melhor”, garantiu o usuário.




João Pessoa/PB: Procura pelo serviço de Homeopatia cresce 73%


O serviço de Homeopatia para crianças e adolescentes até 17 anos oferecido pela Prefeitura da Capital, através do Centro de Práticas Integrativas e Complementares à Saúde (Cpics) Canto da Harmonia, realizou até março deste ano 73 atendimentos. O crescimento é de mais de 73,81%, se comparado ao mesmo período de 2021, que registrou 42 atendimentos. Em 2021, somando os 12 meses, foram atendidas 178 crianças na homeopatia.


A informação é da coordenadora do Centro, Greicy Bernardo, que atribui ao aumento ao interesse maior da população por essa área da Medicina, que antigamente sofria muita rejeição devido à preferência pelo método convencional. “Os atendimentos são de demanda espontânea ou encaminhados por algum serviço do município, porém nossa maior demanda é livre, sem encaminhamento”, ressaltou.


Greicy Bernardo explicou que, ao chegar no serviço, o usuário passará pelo acolhimento para agendamento do tratamento indicado pelo terapeuta, que pode ser em grupo e/ou individual. “Nossa área de abrangência é todo o município de João Pessoa”, destacou.


A Homeopatia é um serviço terapêutico utilizado para restabelecer o equilíbrio da energia vital e tratar várias doenças físicas e psicológicas, sendo indicada no tratamento de alergias, sinusite, rinite, problemas de pele, transtorno de ansiedade, hiperatividade, autismo e depressão leve.


O atendimento desta especialidade no Cpics, localizado no Valentina de Figueiredo, acontece todas as quartas-feiras, durante todo o dia, com a médica plantonista Catarina Vilar. Cerca de 10 a 12 pais procuram o serviço diariamente para tratar da saúde dos filhos.




Hospital no Pará adota meditação no tratamento de pacientes neurológicos


A Divisão de Terapia Ocupacional do Hospital Ophir Loyola (HOL), em Belém, adota a meditação como aliada no tratamento de pacientes assistidos pela Neurologia Clínica da instituição. Atuando na habilitação e reabilitação mental, social e física dos usuários, profissionais da saúde buscam qualificação em métodos alternativos seguros e eficazes para atender às necessidades de cada usuário.


Desde 2017, o HOL oferece, em parceria com o Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, cursos de capacitação no Onco Ensino. A plataforma de educação a distância viabiliza a qualificação de médicos e profissionais da saúde envolvidos no atendimento a pacientes com câncer. Promovidos pela Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), os treinamentos on-line contam com a tutoria de especialistas de referência em áreas específicas.


Foi a partir da conclusão do curso de Medicina Integrativa no Onco Ensino que a terapeuta ocupacional Gabriela Álvares descobriu formas alternativas de lidar e controlar a ansiedade de pacientes assistidos na Neuroclínica. “Comecei a fazer o curso em 2020, e notei que os pacientes estavam muito ansiosos por conta de toda a situação imposta pela Covid-19 naquele período. Encontrei na meditação uma forma de intervir no estresse e na ansiedade. O resultado foi muito positivo, pois eles receberam de braços abertos a proposta”, informou.




Araras: Secretaria de Esportes disponibiliza aulas de Dança Circular e Lian Gong


A Secretaria Municipal de Esportes está disponibilizando aulas de Dança Circular e Lian Gong. Comandadas pela professora Flávia Rolim, as modalidades esportivas têm como objetivo buscar o equilíbrio do corpo e da mente. As inscrições devem ser realizadas no Ginásio Nelson Rüegger ou nos locais dos treinamentos. Atividades fazem parte do Projeto “Ativa Idade”.

Os treinamentos da Dança Circular acontecem nos seguintes dias, locais e horários:

- Segunda-feira: 9h às 10h (OSAF);

- Quarta-feira: 8h às 9h (Ginásio Nelson Rüegger) / 9h às 10h (Oratório Irmãos Tarcísio) / 16h às 17h (CEU José Olavo Paganotti);

- Quinta-feira: 9h às 10h (Cedinsa);

- Sexta-feira: 9h às 10h (Centro Esportivo Ruy Branco de Miranda).

Já as aulas do Lian Gong, o cronograma das aulas é o seguinte:

- Segunda-feira: 7h às 8h (Ginásio Nelson Rüegger) / 10h às 11h (OSAF) / 15h às 16h (CEU Olavo Paganotti);

- Quarta-feira: 10h às 11h (Oratório Irmãos Tarcísio);

- Quinta-feira: 7h às 8h (Cedinsa);

- Sexta-feira: 8h às 9h (Centro Esportivo Ruy Branco de Miranda).




RS: Instituições de saúde pelotenses recebem emendas parlamentares

O deputado estadual Fernando Marroni (PT) esteve em agenda na cidade de Pelotas na tarde desta quinta e manhã de sexta para realizar a entrega simbólica de emendas propostas na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2021, que foram pagas pelo executivo estadual no início do mês de abril.

Três instituições de saúde da cidade de Pelotas foram contempladas com R$500.000,00. Na Santa Casa de Misericórdia, o deputado levou a emenda de R$200.000,00 e foi recebido pelo vice-provedor, o engenheiro Ubirajara Terra; o diretor administrativo e financeiro, Regis Pinto e Silva; o diretor técnico, Dr. Rafael de Almeida; a assessora de projetos Mauren Wenzke; e o assessor financeiro Sebastião Kaé. O hospital, que possui quase 175 anos de funcionamento, é uma referência tanto para os pelotenses quanto para os 22 municípios da Região Sul, atendendo cerca de 5000 pacientes por mês pelo Sistema Único de Saúde.


Ainda na tarde desta quinta-feira, Marroni visitou o Hospital Universitário São Francisco de Paula e foi recebido pelo diretor de assistência, Dr. Edevar Machado Júnior e pelo diretor de gestão, Maurício Karini. Na reunião, o deputado entregou a emenda de R$200.000,00, para qualificação do atendimento do hospital, que, assim como a Santa Casa, também é de caráter filantrópico.




Palestras no Cedeba marcam o “Maio das PICS”: Práticas Integrativas e Complementares em Saúde


As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) fazem parte da realidade dos usuários do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba) há quase sete anos, quando começou a funcionar o ambulatório com serviços que complementam o tratamento convencional, de forma integrada. Quem conhece, adora, como já ficou registrado em avaliação e, também, pela assiduidade ao ambulatório, que oferece Reiki, Homeopatia, Auricoloterapia, Reflexologia Podal e Yoga.


Pela importância do ambulatório, o Cedeba marcará sua participação na segunda edição do “Maio das PICS”, evento online produzido por várias entidades ligadas às Práticas Integrativas e Complementares em Saúde do estado da Bahia. Serão duas palestras na sede do Centro de Referência. No dia 5 de maio (quinta-feira), às 11h30, o tema da palestra será “Um panorama das PICS na Bahia: das experiências às evidencias” e terá como expositora a biomédica acupunturista, mestre em Imunologia e doutoranda em Medicina e Saúde Pública, Renata Roseghini.


Já no dia 19 de maio, às 11h30, a equipe do Cedeba terá a palestra “Politica Estadual de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde: o processo de implantação”, tendo como palestrantes a especialista em gestão de Sistemas de Saúde e enfermeira da Diretoria de Gestão do Cuidado da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia SESAB/SAIS/DGG, Maria Luisa de Castro Almeida, e a diretora em Saúde Coletiva (ISC/UFBA), também sanitarista de Gestão do Cuidado (SESAB/SAIS/DGG), Suzana Costa Carvalho Neri.


Avaliação Positiva


Segundo a líder do ambulatório de PICS do Cedeba, Pilart Dacal, os resultados do ambulatório têm sido muito positivos. Além da excelente frequência, os relatos são de melhora do quadro geral de saúde: dos sintomas físicos, como mal-estar gástrico e intestinal e tensões no corpo, dores, e até mesmo de sintomas mais emocionais como estados de ansiedade, insônia e depressão.


A expectativa dos pacientes quando vêm para o Ambulatório de Práticas Integrativas é diferente, porque eles associam com alívio e bem-estar. “As práticas integrativas tratam a doença no aspecto mais amplo do ser: complementando o tratamento físico, trabalham o extrafísico”, pontua a endocrinologista Flávia Resedá, uma das idealizadoras do ambulatório de PICS do Cedeba. Para a implantação do ambulatório foi muito importante a experiência bem sucedida do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hospital das Clínicas).


O uso de práticas alternativas e complementares começou no mundo na década de 70, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) criou o Programa de Medicina Tradicional Chinesa – Acupuntura. No Brasil, o PICS começou a ser concebido com a criação do SUS, na década de 80, mas a política só foi aprovada pelo Conselho Nacional de Saúde em 2006. Dados de 2016 mostram que até aquele ano, 1,7 mil municípios brasileiros já ofereciam PICS, sendo 75% da oferta na atenção básica, 18% na atenção especializada e 4% na atenção hospitalar, com um total de 2 milhões de atendimentos/SUS. No mês de maio é comemorado o aniversário da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares.




GUARUJÁ TEM EVENTO DE TAI CHI CHUAN NESTE SÁBADO


A Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) realiza neste sábado (30), a partir das 10 horas, um evento sobre a meditação em forma de atividade física, Tai Chi Chuan, na Biblioteca Municipal Martins Fontes (Rua Quintino Bocaiuva – 183 – Centro). A iniciativa, que é aberta ao público, é uma realização da Coordenadoria das Bibliotecas Públicas Municipais e da Associação Amigos das Bibliotecas Públicas de Guarujá.


No local será apresentado um acervo de 227 livros e 27 CDs do Mestre Mário Oliveira do Nascimento, um dos grandes nomes do Tai Chi Chuan da região, falecido em fevereiro deste ano. O material se tornará um setor na Biblioteca como homenagem póstuma.


Iza Nery, discípula do Mestre Mário por 22 anos, não esconde a emoção do momento. “É muito importante, um reconhecimento muito merecido. Ele trouxe o Tai Chi Chuan para o Guarujá de forma mais acessível e deu a oportunidade para a comunidade desde a década de 90. Desenvolveu um trabalho todos esses anos, formando grupos em praças e praias de Guarujá”, disse.


A iniciativa acontece especialmente no Dia Mundial do Tai Chi Chuan, visando uma celebração conjunta com todos os países que celebram a data. Além da mostra do acervo, será feita uma atividade prática, conhecida como Vivência, ministrada por Iza Nery, além da apresentação de cantos cósmicos de yogananda/meditação, por Flavia Sandoval, em frente à Biblioteca Martins Fontes.




Inscrições para 1ª turma de programa que desenvolve práticas de respiração e meditação estão abertas em Jaciara


A Secretaria Municipal de Saúde abriu as inscrições ao Programa Atentamente, que promove saúde mental, melhorando na qualidade de vida em fatores como ansiedade, estresse, irritabilidade e nervosismo, além de práticas de respiração, meditação e mindfulness.


INSCRIÇÕES – As inscrições são gratuitas e vão até o dia 30 de abril e podem ser feitas no portal da Prefeitura de Jaciara. Basta preencher a ficha de inscrição aqui.


As atividades serão realizadas na Praça JK, todas as segundas e quintas-feiras, às 18h30.


“O Programa Atentamente foi criado como estratégia de promoção de saúde mental, que propõe utilizar técnicas cognitivas comportamentais com práticas de respiração, meditação e mindfulness (atenção plena). É indicado às pessoas que buscam qualidade de vida e também para as quais sofrem de depressão, ansiedade, estresse, irritabilidade, insônia, esgotamento emocional”, explicou a psicóloga Paula Sonsin, da Academia de Saúde, do governo municipal, que conduzirá o programa aos inscritos.


A primeira etapa do Programa, contempla, oito (8) sessões semanais com duração aproximada de 40 minutos.


“Este é um grupo de treinamento prático de técnicas de meditação, respiração e mindfulness, onde crianças a partir de 05 anos podem participar, bem como adultos e idosos”, completou.


SAÚDE NA ESCOLA– A Escola Estadual São Francisco já adotou o programa. Lá, a previsão para iniciar as atividades, será no dia 2 de maio, segunda-feira, em dois horários: às 10h e às 16h, sendo uma vez na semana, todas as quintas-feiras.

“Esta ação, vem contribuir par o fortalecimento de ações na perspectiva do desenvolvimento integral e proporcionar à comunidade escolar a participação em programas e projetos que articulem saúde, educação, para o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens”, finalizou a psicóloga.




Professoras de Feira de Santana destacam os benefícios e a beleza da arte de se expressar através da dança


Nesta sexta-feira, dia 29, é comemorado o Dia Mundial da Dança. Mas, o que é a dança e porque ela mexe tanto com as nossas emoções, nosso subconsciente? Entre um movimento e outro mesclado a ritmos e estilos diversos, quem dança tem a chance de se comunicar com expressões que vão muito além das palavras. A dança conta histórias, traduz sentimentos, a cultura e a identidade de um grupo e está presente na sociedade desde a antiguidade.


Para a professora de dança Viviane Macedo, da companhia de dança Trupe Mandala, de Feira de Santana, a dança é para quem quiser, não só para mulheres. A dança é cultura e pode ter significados variados para diferentes pessoas: um momento de diversão, cultural, parte de uma cura interior, uma atividade terapêutica.




Oficina Pense Leve visita o Parque Municipal Raimundo Gonçalez Malta


A oficina Pense Leve, da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social de Balneário Camboriú, proporcionou aos 69 participantes uma visita ao Parque Municipal Raimundo Gonçalez Malta, na manhã desta quinta-feira (28). O objetivo do passeio foi proporcionar o relaxamento, incentivar o autoconhecimento, além de fortalecer os sentimentos de empatia e integração social.


Na oficina, a psicóloga Maysa Nogara foi convidada para realizar a prática da dança circular com o grupo, onde os participantes dançam em conjunto de maneira circular. A prática acalma o emocional e incentiva interações entre grupos. “O Pense Leve é muito mais do que os passeios, ele prioriza o contato com a natureza e o contato social. Isso proporciona novas experiências, novas atividades e novos amigos”, ressaltou a Maysa.




Estudo da UFMG revela benefícios da auriculoacupuntura para profissionais de enfermagem na pandemia


A pandemia da covid-19 trouxe impactos negativos para a saúde mental dos profissionais de enfermagem que atuaram no âmbito hospitalar, o que levou à criação e implementação de programas de apoio ao profissional. Partindo deste contexto, Bianca Bacelar, doutoranda da Pós-graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da UFMG, realizou um estudo com o objetivo de avaliar os efeitos da auriculoacupuntura sobre o estresse, a ansiedade e a depressão desses profissionais. O trabalho foi elaborado no Hospital Risoleta Neves, sob orientação da professora Tânia Chianca.


A doutoranda explica que a auriculoacupuntura é uma técnica que está inserida nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), que consiste na aplicação de pequenas agulhas, sementes de mostarda ou esferas magnéticas, em pontos específicos na parte externa das orelhas ou aurícula. “Parte do pressuposto que a orelha é um microssistema, portanto, quando é realizado um estímulo auricular, vai até o sistema nervoso central, fazendo um efeito a nível sistêmico, com regeneração e equilíbrio”.


De acordo com ela, o estudo, desenvolvido no período de janeiro a setembro de 2021, contou com a participação de 200 profissionais de enfermagem dos setores e turnos de plantão. “O tratamento com auriculoacupuntura foi oferecido em cinco sessões, em local e data pré-definidos e disponibilizados pelo Hospital Risoleta. Utilizei agulhas de aço cirúrgico, esterilizadas e descartáveis, que permaneciam na orelha do profissional por uma semana”, detalha Bianca.


Para avaliar os níveis de estresse, ansiedade e depressão a pesquisadora utilizou questionário próprio de mensuração. Também foi investigado se o profissional tinha Transtorno do Estresse Pós-Traumático relacionado à pandemia e como estava a qualidade de vida deles antes e depois do tratamento com auriculoacupuntura.


“Houve uma redução de 45% do nível de estresse; 40% do nível da ansiedade e 43% do nível de depressão. Esses resultados mostram que os níveis de estresse reduziram de grave para o normal, na ansiedade reduziu de grave para o nível baixo e a depressão reduziu do nível moderado para o normal após o tratamento”, relata a doutoranda.



Secretaria Municipal de Saúde oferece roda de Terapia Comunitária para pessoas que perderam entes queridos por Covid-19


A roda de Terapia Comunitária é um serviço da Prefeitura de Lages, através da Secretaria Municipal de Saúde, e das Práticas Integrativas e Complementares (PICs) de cuidado em saúde, realizado em grupo. Esta ação busca através da escuta e fala compartilhadas, acolher e partilhar experiências do cotidiano, que muitas vezes são causadores de sofrimento mental, sendo eles: ansiedade, estresse, tristeza profunda, luto, entre outros.


“Este serviço tem como objetivo fortalecer laços sociais e promover a autonomia dos sujeitos envolvidos para criar soluções diante de suas dificuldades vivenciadas, proporcionando a prevenção de agravos em saúde mental e a promoção da saúde, bem como situações de alegrias, conquistas e histórias de superação” explica a enfermeira do ambulatório de PICs, Kelly Antunes.

Neste primeiro momento, as rodas de terapia serão oferecidas às pessoas que perderam entes queridos por conta da Covid-19, podendo ser ampliado para outros públicos futuramente.


As conversas acontecerão nas segundas-feiras, no Ambulatório das PICs no endereço Rua Cruz e Souza n° 542, bairro Brusque, e serão realizadas em dois grupos por período, um às 13h30 e outro às 15h30, a partir do dia 9 de maio, dispondo de materiais para compor dinâmicas de acolhimento. As inscrições são limitadas e devem ser feitas pelo WhatsApp ou pelo telefone do Ambulatório no número (49) 3251-7615, sem necessitar de encaminhamento.




CEPICS de Itajaí oferece novo grupo de reflexoterapia


O Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CEPICS) de Itajaí está com inscrições abertas para o novo grupo de reflexoterapia. A prática terapêutica é gratuita e inicia os encontros no dia 04 de maio. O grupo ocorrerá sempre às quartas-feiras, das 15h às 16h, durante oito semanas. A terapia é utilizada para melhoria da saúde emocional e mental dos participantes. Os interessados devem se inscrever diretamente no CEPICS.


A reflexoterapia é uma das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A terapia restabelece o equilíbrio das funções orgânicas do corpo, utilizando estímulos em áreas reflexas, como pés, mãos e orelhas.


Entre os benefícios da prática estão: auxílio na eliminação de toxinas, alívio da dor crônica e aguda, diminuição da ansiedade, melhora do humor, profundo relaxamento, entre outros. Fitoterapia, aromaterapia, meditação, musicoterapia e vivências terapêuticas também são utilizadas durante os encontros do grupo para melhoria da saúde.




Capacitação em Plantas Medicinais aconteceu ontem em Charrua


Na tarde de ontem (28), aconteceu mais uma capacitação em plantas medicinais com integrantes voluntários das comunidades e Agentes de Saúde, integrantes do projeto Plantando Saúde.


O encontro aconteceu no Centro de Convivência e Integração do Município de Charrua, e foi coordenado pela extensionista rural da Emater/RS-ASCAR, Roseli Lazzarotti Bonesso, em parceria com a Secretaria Municipal de saúde e Assistência Social.


Através do projeto Plantando Saúde, agentes e voluntários buscam se qualificar e resgatar o conhecimento com o uso terapêutico das plantas medicinais como promotoras da saúde. Os encontros que acontecem mensalmente tem a premissa de estimular a população à autonomia da sua qualidade de vida com o reforço de ações comunitárias, ao uso e apropriação do conhecimento das plantas medicinais.


No encontro de ontem, foi realizada uma oficina com a elaboração de dois tipos de pomadas, uma com ação cicatrizante e outra para dores musculares, usando plantas medicinais bastante conhecidas pela comunidade, e também referendadas pela Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos dentro das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPICS)*.


As plantas utilizadas foram: erva baleeira, confrei, malva, bardana, mil folhas e tansagem, que também são cultivadas no Horto Municipal de Plantas Medicinais. A receita da pomada, que é uma fórmula caseira e muito eficaz, foi um resgate com a população de uma fórmula bastante antiga, que perpassou gerações. Além das plantas, também foram utilizados outros componentes, como gordura animal, cera de abelha e própolis.




CPIC Pinda promove palestra “As Plantas e o Sagrado Feminino”


No dia 4 de maio, o Centro de Práticas Integrativas e Complementares oferece a palestra “As Plantas e o Sagrado Feminino”, ministrada pela palestrante Giovana Soares. A ação acontece das 8h30 às 10h30, no próprio CPIC.


Segundo a palestrante, a prática visa desenvolver uma discussão sobre a conexão humana com a natureza, e todo o poder que dela emana através das plantas. “As plantas podem nos auxiliar em diversos processos: amor próprio, autoestima, empoderamento e muito mais”.


Apesar do nome, podem participar da palestra tanto homens quanto mulheres. Estão disponíveis 30 vagas, e os interessados devem se inscrever até o dia 3 de maio, pelo telefone (12) 3642-2420.


Para a coordenadora do CPIC, Ticianna Gama Santana, “a abordagem das plantas para o sagrado feminino é importante para o resgate do uso dessas plantas pela nossa ancestralidade, e o resgate do cuidado consigo mesmo. Uma excelente abordagem para o mês das mães”.



SP: Prefeitura realiza Avança Saúde Hipertensão em todas as UBSs neste sábado (30)


A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza, neste sábado (30), o Avança Saúde Hipertensão em suas 470 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A ação, referente ao Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, celebrado na última terça-feira (26), ocorrerá das 8h às 17h.


O Avança Saúde Hipertensão tem o objetivo de intensificar a assistência à saúde dos munícipes no contexto pós-pandêmico. Por isso, ao longo de todo o dia, haverá aferição da pressão arterial, peso, altura, cálculo do índice de massa corporal (IMC) e circunferência abdominal, além de estratificação de risco cardiovascular, consulta médica, orientação quanto ao uso racional de medicamentos, nutrição, entre outros.


A ação, realizada por meio da Secretaria-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde (Seabevs) da SMS, faz parte das ações de promoção à saúde e às Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT), realizadas ao longo dos meses de abril e maio na rede SUS da capital.


As UBSs participantes da programação também promoverão rodas de conversa sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics), busca ativa de hipertensos não diagnosticados com agentes comunitários de saúde para sensibilização da importância do monitoramento da pressão arterial, aplicação de vacinas, além de avaliação e triagem de risco para o câncer bucal.


"Esse é mais um importante trabalho da SMS com foco na promoção do autocuidado e prevenção de doenças cardíacas e do acidente vascular cerebral. Para isso, mobilizamos toda a nossa rede para o monitoramento e assistência médica de portas abertas, além de informar a população quanto aos benefícios da nutrição e da mudança no estilo de vida”, diz a secretária-executiva da Seabevs, Sandra Sabino.



Aniversário do Caí tem intensa programação


E juntamente com a Feira do Livro acontece a Feira da Saúde (de 27 a 30/04) com as seguintes oportunidades: Atividades lúdicas com a Equipe do PIM (Primeira Infância Melhor), Verificação de Pressão Arterial e Teste de Glicose, Tipagem Sanguínea, Ações de Prevenção em Odontologia (com escovódromo para a criançada aprender a escovar os dentinhos corretamente), ações de prevenção à Dengue, vacina da Gripe para maiores de 60 anos, além da Mostra de Arte do CAPS Ancoragem, e também explanações sobre o atendimento com Práticas Integrativas e Complementares no SUS (Reiki, Terapia Floral, Reflexologia Podal e Auriculoterapia). Além de tudo isso haverá também atividades físicas e explanações sobre Primeiro Socorros para leigos.




Prefeitura de Água Boa: Caps organiza tarde de cinema e tratamentos terapêuticos para usuários


O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) “Vida Nova”, de Água Boa, organizou uma tarde de diversão e relaxamento para os usuários. Os pacientes se reúnem toda terça-feira na unidade para desenvolver atividades em grupo e dessa vez participaram de uma sessão de cinema com pipocas salgadas e doces, salada de frutas e ainda receberam tratamentos terapêuticos.


Durante a tarde os pacientes também tiveram a oportunidade de receber massagem e auriculoterapia que fazem parte do Programa Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) do SUS.


A enfermeira Fabiane Campos explica que a auriculoterapia é uma técnica terapêutica milenar, sem contraindicação, usada para prevenir determinados sintomas ou atuar na reabilitação do indivíduo. Segundo a enfermeira, tem sido muito prazeroso realizar essa técnica porque a maioria dos pacientes retornam relatando uma melhora significativa de suas queixas.




Seminário regional sobre Práticas Integrativas abre a programação da 16ª Gemüse Fest


Referência em Santa Catarina na oferta de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics), o Município de Santa Rosa de Lima sediará, no dia 6 de maio, sexta-feira, o Seminário Regional do Observatório Catarinense das Pics. O evento será realizado no Centro Comunitário de Santa Rosa de Lima e faz parte da programação oficial da 16ª Gemüse Fest, que ocorre de 6 a 8 de maio.


O Seminário é uma promoção do OC-Pics (Observatório Catarinense das das Práticas Integrativas e Complementares), mantido pela Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) e pela Uffs (Universidade Federal da Fronteira Sul), e conta com apoio, além da Prefeitura de Santa Rosa de Lima, da Alesc (Assembléia Legislativa de Santa Catarina), Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinens), Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina), ACPM (Associação Catarinense de Plantas Medicinais), Labesi (Laboratório de Estudos em Saúde Integrativa) da Unisinos, Conexão Sul Santa Catarina, Instituto Bios e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina.


“No evento contaremos com palestras, apresentações de ‘cases’, e realização de oficinas sobre terapias que costumas fazer parte das Pics, com enfoque para a sua oferta do SUS (Sistema Único de Saúde). As atividades são voltadas para gestores e profissionais de saúde, pesquisadores, terapeutas e demais interessados”, destaca a secretária de Saúde de Santa Rosa de Lima, Siuzete Baumann.


Inscrições podem ser feitas por meio de formulário disponível no link: https://forms.gle/Ltz8JCDwmVhFFykk8 .


O Observatório


O Observatório Catarinense de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (OC-Pics), nasceu dentro de um projeto de agroecologia, atualmente institucionalizado na Uffs em Chapecó, em parceria com a Udesc.O Observatório tem como meta transpor a barreira do público e oportunizar que as Universidades Comunitárias e as instituições de ensino possam disseminar as Pics para a população, como políticas de promoção à saúde.


Programação do Seminário


- 8 horas: Abertura.


- 8h20min: Desafios e oportunidades no território.

- 10 horas: Experiências exitosas.

Oficinas (no decorrer da tarde)


- 13 horas:

Biodança;

Farmácia da natureza;

Apiterapia.


- 15 horas:

Ozonioterapia;

Termalismo;

Aromaterapia/Florais.


- 16h30min: Encerramento com atividade cultural.




Município lança Linha Guia de Saúde Mental para os profissionais da rede


Na manhã desta quinta-feira (28), o secretário municipal de saúde, Felippe Machado, lançou a Linha Guia de Saúde Mental do Município de Londrina, um novo instrumento de trabalho para os profissionais da rede municipal de saúde. O anúncio foi feito no auditório da Unicesumar, que fica na Av. Santa Mônica, 450 (zona leste). Após o lançamento, das 7h às 13h, os profissionais da saúde iniciaram as capacitações dessa nova linha de cuidados.


Serão disponibilizadas quatro oficinas para oportunizar a formação de todos os profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde, ou seja, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), como os médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e trabalhadores do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Após as oficinas, haverá outros encontros com as equipes atuantes nos serviços especializados, como no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), para a discussão de casos.


Durante as aulas, os participantes aprenderão sobre os pontos elencados na linha guia, para que ela serve, quando deve ser utilizada e de que maneira isso deve ser feito. Segundo a médica de Família e Comunidade, supervisora da residência médica homônima e responsável pelo material, Beatriz Zampar, a linha guia “traz inovações no dia a dia dos profissionais da saúde por diversos fatores, como a geração de uma agenda de atenção e cuidado à saúde mental, que vai envolver todos os pontos da rede de saúde, grupos, fitoterapia, práticas Integrativas e complementares, além de ser um instrumento de estratificação de risco, que norteia o nível de complexidade de cada caso”.




São Caetano retoma atividades presenciais nos CISEs


O prefeito José Auricchio Júnior esteve, na quarta (27), no CISE João Nicolau Braido, junto ao deputado estadual Thiago Auricchio, onde anunciou a retomada das atividades nos cinco CISEs (Centros Integrados de Saúde e Educação) da Terceira Idade de São Caetano. São eles: João Nicolau Braido (bairro São José), Dr. Moacyr Rodrigues (Santa Paula), Francisco Coriolano de Souza (Nova Gerty), João Castaldelli (Olímpico) e Benedicto Djalma Castro (Prosperidade).


Após dois anos suspensas por conta da pandemia, as atividades foram retomadas em diversas áreas como saúde, educação, esporte e lazer, idiomas, oficinas de artesanato do Fundo Social, oficinas culturais, Programa Nutri&Ação Sênior, passeios, viagens, bailes e eventos. Além disso, foram apresentadas diversas novidades, como o Curso de Cuidadores de Idosos.


“É recomendável continuarmos adotando algumas medidas de proteção, como a utilização de máscaras, principalmente em ambientes com aglomerações. Mas é com alegria que depois de dois anos extremamente difíceis estamos aqui novamente, celebrando a vida”, disse Auricchio.


Na ocasião, também foram apresentadas novidades como o Programa Mente Viva, as Práticas Integrativas e Complementares (Auriculoterapia), a modernização dos fluxos de atendimentos da Saúde (Geriatria, Fisioterapia e Enfermagem), Hortaterapia, Programa Mala Pronta e as inscrições para monitoria de passeios e viagens.




Seminário Final do Projeto Laboratório de Inovação em Saúde sobre PICS - LIS-PICS


Neste primeiro ciclo do projeto foram mapeadas 6 experiências na temática das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) consideradas exitosas sobre o ponto de vista da implementação na Atenção Primária em Saúde no SUS:


1. Projeto 4 Varas - Terapia Comunitária Integrativa (Dr. Adalberto Barreto);

2. Farmácia da Natureza (Dra. Ana Pereira);

3. Programa de Práticas Integrativas e Complementares no Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo (Dra. Joseli Suzin)

4. Implementação da Política Distrital de Práticas Integrativas em Saúde (Sr. Cristian Cruz);

5. Implementação da Terapia Floral nos municípios de Corguinho e Angélica, Mato Grosso do Sul (Sra. Joseanne Roque);

6. Programa de Práticas Integrativas e Complementares no Instituto de Psiquiatria/USP (MSc. Osvaldo Takeda).




Apucarana comemora o Dia Mundial do Tai Chi Chuan


Neste sábado (30/04), a Escola Chen Tai Chi Apucarana, que tem parceria com a Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura, comemorou, no Complexo Esportivo Estação Cidadania, no Jardim América, o Dia Mundial do Tai Chi Chuan e do Chi Kung.

O professor Abel Cezar Cândido Bento, que comanda a escola, disse que atualmente há modalidade tem praticantes em todos os cantos do mundo. “O objetivo é reunir e integrar o maior número de praticantes e a comunidade para praticar exercícios que cultivem a saúde, melhoram a qualidade de vida das pessoas e promovam paz e harmonia na sociedade”, destaca Abel.

O Secretário Municipal de Esportes da Prefeitura, professor José Marcelino da Silva, o Grillo, destaca que o Tai Chi Chuan vem crescendo muito na cidade. “É um esporte que está ganhando muitos atletas no município e tem se destacado nas competições a nível estadual e nacional. No ano passado os nossos representantes ganharam títulos no Campeonato Brasileiro em Brasília e foram campeões na classificação geral nos Jogos Abertos do Paraná, Combate, em Londrina”, destacou o secretário.

Abel informa que as aulas de Tai Chi Chuan estão disponíveis para a população de Apucarana nas Oficinas Esportivas oferecidas pela Secretaria Municipal de Esportes nos seguintes locais e horários: segunda-feira das 17h30 às 19 horas no Colégio Polivalente; terça-feira das 17h30 às 19 horas no Colégio Nilo Cairo; quarta-feira das 17h30 às 18h30, no Colégio Santos Dumont; quinta-feira das 17h30 às 19 horas, no Colégio Polivalente; sexta-feira das 17h30 às 18h30, no Colégio Santos Dumont; e sábado das 9 às 12 horas no Complexo Esportivo Estação Cidadania




Com apoio do Transforma Petrolina, projeto oferece dezenas de serviços no bairro São José


Alunos, familiares e moradores do bairro São José participaram da segunda edição do “Dia da Família na Escola”, evento realizado no último fim de semana e contou com o apoio do Transforma Petrolina. A ação social faz parte do Projeto Selo Social Empresa do Bem, e foi organizada pela Equalizeser, na Escola Estadual Eduardo Coelho.


O “Dia da Família na Escola” contou com diversos profissionais de saúde e de práticas integrativas e complementares que se cadastraram anteriormente na plataforma do Transforma Petrolina para ser voluntário na ação. O evento contou com enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, advogados, além de profissionais que atuam com dançaterapia, psicanálise, massoterapia, ventosaterapia, reiki entre outros.


A atividade mobilizou centenas de alunos, professores e coordenação da comunidade escolar, além de aproximar este público do voluntariado. “É um evento grandioso que tem o total apoio do Transforma Petrolina. Uma ação que estimula o voluntariado na iniciativa privada, através do Selo Social Empresa do Bem, e planta essa semente no coração dos estudantes“, afirmou a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Lara Secchi Coelho.




Mães do Instituto Cândida Vargas aprendem técnica ‘Shantala’ para aplicarem em seus bebês


Uma técnica que ajuda no alívio de cólicas e promove relaxamento e momentos de afeto entre pais e o bebê. Esse conhecimento foi passado para mães do Instituto Cândida Vargas (ICV) que, na tarde desta segunda-feira (02), participaram de uma oficina de Shantala. A iniciativa fez parte da programação da roda de apoio do projeto ‘Cuidar ICV’, realizado na Casa Mãe Bebê, anexo da maternidade.

O momento foi conduzido por Katia Bond, que compartilhou com as mães como realizar a massagem. Para Cauany Leite, mãe de primeira viagem e que está hospedada na Casa Mãe Bebê, a técnica irá ajudar nos cuidados com o filho. “Meu filho se chama Enzo e estou ansiosa para praticar nele esse ensinamento, pois é muito importante para aperfeiçoar os cuidados com o meu pequeno. Esse momento também nos ajuda a nos manter ocupadas e sempre tendo novos conhecimentos”, disse.


Katia Bond, que é professora de Shantala, Hatha Yoga e reflexologia, destacou os benefícios da técnica. “A Shantala irá ajudar a facilitar o vínculo entre a criança e o adulto, promovendo alívio de cólicas e prisão de ventre, favorecendo a desobstrução nasal e facilitando a respiração. Além disso, melhora a qualidade do sono, aumenta a imunidade e estimula os sentidos do olfato”, ressaltou.


A professora detalhou algumas informações importantes para realizar a massagem. “O bebê não deve estar com fome, nem de barriga cheia. É preciso aquecer as mãos e espalhar pouco óleo nelas antes de tocar o bebê. É importante respeitar a aceitação da massagem pela criança. Após iniciar, mantenha o ritmo constante com uma pressão firme. Aplicar todos os dias, preferencialmente, no mesmo horário e durante o dia. Se o bebê tiver cólica, pode usar os toques a noite, que alivia. Também deve manter contato físico e verbal com o bebê e não mudar a sequência dos toques. A massagem deve ser realizada por aproximadamente 20 minutos”,explicou.


O projeto ‘Cuidar ICV’ é uma parceria com a Associação de Doulas da Paraíba, sendo um espaço de apoio e informação para mulheres no pós-parto, conduzidas pela equipe multiprofissional da maternidade com inserção da doula. Os encontros abordam os mais diversos temas a partir da pedagogia freireana, pautados nas dimensões da educação popular, prezando pela reflexão crítica, amorosidade, ensino aprendizagem com base na criatividade e horizontalidade do saber.




PBH promove aulas de biodança no Centro de Vivências Agroecológicas Serra Verde


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente promove, nos dias 03 e 13 de maio, duas práticas iniciadoras à biodança. A atividade, que acontecerá no Centro de Vivências Agroecológicas Serra Verde, já está com as inscrições abertas e será ministrada pela agente ambiental e professora de biodança, Sônia Moura. A biodança, também conhecida como psicodança, é uma prática integrativa que pretende promover a sensação de bem estar através da realização de movimentos de dança baseado em vivências. Ela utiliza de recursos como a música e os movimentos para gerar prazer e alívio de sintomas como o estresse e a ansiedade. A atividade integra os conceitos de biologia, psicologia e antropologia, promovendo o relaxamento, o autoconhecimento e a criatividade. Ela tem sido utilizada no complemento para tratamento de algumas doenças, como deficiência motora, anorexia, parkinson e alzheimer. Dentro das práticas de educação ambiental, ajuda a promover uma importante interação entre o homem e o seu espaço, como conta a professora Sônia Moura: “A biodança pode ser utilizada como um importante instrumento para a educação ambiental. Ela é parte do princípio biocêntrico, que coloca a vida como centro de tudo, ajudando a promover uma relação harmônica entre o corpo e o ambiente em que ele vive. Por meio desta prática reintegradora, são abordados os valores do autocuidado, do cuidado com as interações e com o meio ambiente, valorizando a vida em todas as suas esferas", destaca. Oficina de biodança Datas: Terça-feira, 3 de maio, às 10h; Sexta-feira, 13 de maio, às 19h.

Local: Centro de Vivências Agroecológicas Serra Verde - Rua Sebastião Gomes Pereira, 140. Bairro Serra Verde.




Unesc realiza Seminário Regional com foco nas práticas integrativas


A Unesc foi sede de Seminário Regional do Observatório Catarinense das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) com a participação de cerca de 70 gestores municipais da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec). O evento abriu a programação preparada pela instituição e conta ainda com palestras sobre os desafios e as oportunidades no território, experiências exitosas no campo das PICS, temas como plantas medicinais, auriculoterapia, acupuntura, reiki, aromaterapia, ventosa e moxabustão.

A Universidade faz parte núcleo regional avançado do Observatório Catarinense de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Oc-PICS), vinculado à Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc / Oeste) em parceria com a Universidade Federal da Fronteira do Sul (UFFS) e a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc).

Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de PICS à população. Os atendimentos começam na Atenção Básica, principal porta de entrada para o SUS. Dentre eles, a acupuntura, o reiki, aromaterapia, constelação familiar, homeopatia, cromoterapia, musicoterapia, fitoterapia, entre outros.Conforme a coordenadora da área da Saúde da Unesc Graziela Amboni, que também estava presente na abertura da jornada, a práticas têm representado melhora na qualidade de vida das pessoas. "Ficamos muitos felizes em saber que podemos juntos com o Observatório, estar trazendo novos resultados com relação a expansão das PICS. Práticas alternativas de qualidade de vida é tudo que precisamos para uma saúde integral. Entendemos que juntos buscaremos um mundo com uma qualidade de vida melhor e uma saúde integral para todos", destacou.



IFMA promove 4ª Feira Vida Saudável no Campus Monte Castelo


O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São Luís – Monte Castelo promoveu, na semana passada, a 4ª edição da Feira Vida Saudável. Coordenada pelo Núcleo de Assistência ao Educando, em parceria com o Departamento de Comunicação e Eventos do campus, a ação teve o objetivo de promover a saúde e o bem-estar de alunos e servidores.

Foram realizadas ações preventivas, fornecidas informações sobre nutrição, ofertada a prática de atividade física e expostos produtos naturais. Houve, ainda, a divulgação de novidades em terapias e de práticas integrativas complementares.




Ciclo Saúde é concluído em Barão de Cocais com 100% da Atenção Básica contemplada


A comunidade de Barão de Cocais recebeu um importante reforço no atendimento à saúde. Em parceria com a prefeitura, o programa Ciclo Saúde beneficiou 100% da Atenção Básica do município, com capacitação de 159 profissionais e equipagem de 155 instrumentos e mobiliário, como oxímetros, eletrocardiógrafos, sonares, autoclaves, consultórios odontológicos portáteis, notebooks, smartphones, entre outros. Além disso, foram realizadas 37 oficinas, incluindo todas as frentes do programa, totalizando 284 horas de formação ofertadas.


O programa foi retomado em 2019 em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), com diferentes frentes de atuação, entre as quais a doação de equipamentos, que impacta diretamente na melhoria das condições de trabalho e atendimento à comunidade.

“Os equipamentos doados pela Vale têm ajudado muito no atendimento. As televisões, por exemplo, facilitam os treinamentos de eletrocardiograma realizado nas unidades e contribuem para o acompanhamento dos usuários”, relata Fátima de Oliveira, integrante da equipe de Coordenação da Atenção Básica em Barão de Cocais.


Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

O fortalecimento da saúde também passa pelo desenvolvimento de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais para prevenir diversas doenças. Essa frente busca apoiar a gestão e os profissionais do município na ampliação da oferta das PICS para a comunidade. Em Barão de Cocais, foram realizados uma oficina introdutória e seis módulos de aromaterapia, com um intercâmbio para troca de experiências com outros municípios.





Secretaria de Saúde de Xaxim oferece reiki aos pacientes


A Secretaria de Saúde de Xaxim tem disponibilizado reiki aos pacientes do SUS, em Xaxim, que é considerada uma prática integrativa e complementar, cuja eficácia é reconhecida pelo Ministério da Saúde. Este tipo de prática é uma nova opção de cuidado aos pacientes, que visa a melhoria das condições de saúde, e consequentemente, a melhoria na qualidade de vida.


“Mesmo sendo um tratamento alternativo, os pacientes vêm aceitando bem o reiki e a intenção é ampliar este tipo de prática. Hoje, por exemplo, os pacientes que aceitam, contam também com a barra de access, biomagnetismo e relaxamento psíquico e em breve, assim que receberem alta do reiki, poderão fazer yoga, que é meditação”, explica a terapeuta holística, Luciane Marchetti, responsável por realizar a prática nos pacientes na rede pública de Xaxim.


Para a diretora geral de saúde de Xaxim, Leandra Boffi, cada paciente realiza dez sessões de reiki. “É fundamental que o paciente seja assistido além da sua dor física, por isso, a secretaria municipal de saúde, oferece as práticas integrativas e complementares, como uma alternativa a mais no tratamento. Este tipo de prática tem sido bem aceita pela comunidade e a intenção é ampliar a oferta”, explica Leandra.




Fórum vai debater ações em prol da qualidade de vida do funcionalismo estadual


O Fórum Estadual de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho do Rio Grande do Norte chega a sua sexta edição na próxima quarta-feira (11). O evento é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Comissão Estadual de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho (CEQVST), com o objetivo de compartilhar e debater ações em prol da qualidade de vida e bem-estar do funcionalismo público estadual.


O público-alvo são os servidores integrantes das Comissões Executiva Locais (CELs) de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho dos órgãos da administração direta e indireta do Governo do Estado. O evento será realizado entre 8h e 14h30, no miniauditório da Escola de Governo, no Centro Administrativo.


De acordo com o presidente da CEQVST, Ricardo Amaral, a ideia é que os servidores possam conhecer o que vem sendo desenvolvido em outros órgãos, a fim de replicar as boas práticas, como também apresentar e sugerir iniciativas inovadoras na área. “Queremos que as Comissões Locais apresentem suas ações em favor dos servidores públicos. No entanto, também convidamos representantes de instituições externas para compartilhar ações na temática da qualidade de vida e que muitas vezes são pouco conhecidas, como as práticas do Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares (CERPIC) da UFRN e LAPICS da Prefeitura”, explicou.



Comitiva de Caibi conhece Horto Medicinal de São Miguel do Oeste

Uma comitiva de Caibi (SC) esteve em São Miguel do Oeste nesta quarta-feira (04), conhecendo o modelo de Horto Medicinal implantado pelo Município. Estiveram presentes o vice-prefeito, Leonardo Gallon; a vereadora, Edimara Conte Portes; e as integrantes da Pastoral de Saúde daquela localidade: Vitória Slaviero, Milena Rovadoscki e Ilani Toigo, que também é agricultora terapeuta.


Eles foram recepcionados pelo vice-prefeito anfitrião, Edenilson Zanardi; secretário de Saúde, Alfredo Spier; secretário de Agricultura, Antonio Orso; responsável pelo Horto, Kelin Bedin; e demais servidores envolvidos com o projeto.


A intenção dos representantes da cidade visitante, foi colher informações sobre o funcionamento deste projeto, e de outras práticas integrativas complementares, para possível implantação de algo semelhante em seu município.


O vice-prefeito, Edenilson Zanardi, salientou que o Horto Medicinal de São Miguel do Oeste já é uma realidade, mas que o projeto será ampliado, por meio de regulamentação legal, compra de equipamentos e integração a outras práticas e ao sistema de Saúde do Município.



OPAS e Ministério da Saúde celebram 16 anos da Política de Práticas Integrativas


Ao celebrar os 16 anos da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPICS) no Sistema Único de Saúde (SUS), a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil e o Ministério da Saúde apresentam os resultados do Laboratório de Inovação em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (LIS-PICS) em seminário realizado nesta terça-feira, 3 de maio, em Brasília.


Com a participação de integrantes de seis experiências provenientes dos estados de São Paulo, Ceará, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal, o Laboratório de Inovação sistematizou a materialização da política no território e o benefício à saúde dos usuários.


Na abertura do encontro, o Secretário de Atenção Primária à Saúde, Raphael Câmara, ressaltou a importância das PICS para a ampliação do acesso no SUS. “Comemoramos 16 anos das PICS no sistema de saúde. Acho importante aprofundarmos os estudos em relação às evidências científicas, pois essa é a crítica principal. Por outro lado, a gente sabe que as PICS provocam alto bem-estar aos pacientes e o valor que os usuários do SUS dão às práticas integrativas. Vamos avançar nesta política”, disse o secretário Câmara que participou de forma online, do Maranhão.


“As PICS têm sido fundamental para a saúde das pessoas. Hoje comemoramos 16 anos de PICS no SUS e 8 anos das PICS na Saúde do Distrito Federal. Somos exemplo e transferimos conhecimento nessa área. Todos os nossos equipamentos de atenção à saúde, primária, secundária e terciária, utilizam as PICS e também os nossos servidores. As PICS também estão auxiliando a saúde dos professores do DF. Reafirmo aqui o nosso compromisso de apoiar e expandir as PICS”, afirmou o secretário de saúde do Distrito Federal, general Manoel Pafiadache.


“As PICS no Brasil são referências para a América e para o mundo. A introdução das PICS no SUS foi uma vitória dos movimentos sociais. O Laboratório de Inovação permitirá divulgar as PICS a nível nacional e subnacional por meio do compartilhamento de experiências exitosas de cuidado e implementação delas nos territórios”, ressaltou o coordenador da Unidade Técnica de Sistemas e Serviços de Saúde da Opas Brasília, Roberto Tapia Hidalgo, por videoconferência.




Feira Agroecológica retorna na próxima sexta-feira


A Feira Agroecológica da UFBA retorna à as atividades na manhã da próxima sexta-feira, dia 06 de maio, a partir das 07 horas, na Praça das Artes do campus de Ondina. A Feira teve sua primeira edição em fevereiro de 2016, funcionando ininterruptamente, sempre das 07 às 13 horas. Parou em março de 2020, quando as atividades presenciais da Universidade foram suspensas, por conta da pandemia do coronavírus. Em sua retomada, Feira Agroecológica cumprirá integralmente o Protocolo de Biossegurança da COVID, devidamente aprovado pelo Comitê de Biossegurança COVID 19 da Universidade Federal da Bahia, visando a assegurar a saúde de todos nesse ambiente de conhecimento, criação, cultura e bem-estar.


A FA leva para a Universidade alimentos que são produzidos sem uso de agrotóxicos. Não se trata de uma feira comum, já que está ligada a um Componente Curricular e a uma Ação Curricular em Comunidade e Sociedade, coordenada pela professora Josanidia Santana Lima, que leciona Agroecologia. Portanto, diz a professora, “não é um simples local de comercialização, mas sim o elo final de uma cadeia mais ampla de compromissos assumidos com estudantes, a academia como um todo, agricultores e consumidores”. A Feira Agroecológica da UFBA, acrescenta a professora, “é acima de tudo uma grande sala de aula em espaço aberto, que traz um verdadeiro diálogo entre a academia e os saberes populares, que mergulham no universo da Agroecologia”. A Agroecologia compreende fundamentos que norteiam a produção de alimentos baseada na sustentabilidade ecológica, social e econômica.


O projeto teve início com seis alunos inscritos e nos anos seguintes foi tomando proporções maiores, chegando a registrar sessenta estudantes matriculados e a participação de projetos de outros docentes. Neste retorno em maio, o Componente Curricular BIOD08, que também é uma ACCS - Atividade Curricular em Comunidade e Sociedade- oferecido pelo Instituto de Biologia, conta com a participação de 45 estudantes dedicados e interessados na conceituação e princípios da Agroecologia. Em especial, estes jovens se interessam pela convivência, troca de saberes e oportunidade de vivenciar o alimento em todas as suas etapas de produção, até chegar ao consumidor final.


Na feira, a comercialização dos alimentos saudáveis e produtos agroecológicos, que é feita diretamente pelos produtores, é acompanhada por atividades diversas, com a participação de professores, estudantes, agricultores e consumidores, como o bate papo agroecológico, a prática da yoga, meditação, oficinas de alimentos, práticas integrativas e complementares de saúde - Escuta Sensível, Reflexologia Podal, Aromoterapia, entre outros - e o momento cultural, com música ao vivo, que atrai diversos artistas.




Montenegro sedia etapa presencial do curso de Homeopatia


O Centro de Treinamento da Emater/RS-Ascar de Montenegro (Cetam) sedia a segunda etapa do curso de Homeopatia no Manejo de Agroecossistemas. O curso acontece de 10 a 13 de maio e vai capacitar 150 extensionistas da região Sul, para implementação da prática homeopática em agroecossistemas, reunindo Emater/RS-Ascar, Epagri/SC e Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR/PR).


A primeira etapa, realizada de forma virtual, em função da pandemia de Covid-19, aconteceu de maio a novembro de 2021. Já a terceira está prevista para julho e agosto.


O objetivo do curso é contribuir para a produção de alimentos saudáveis com preservação dos recursos naturais, educação do campo inclusiva, protagonismo da família rural e desenvolvimento rural sustentável no Sul do Brasil.


Assuntos como Farmacotécnica Homeopática, Agroecossistemas e análises de caso serão abordados no evento.


A etapa presencial é de responsabilidade de cada estado, e a certificação será emitida pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), considerada referência no tema.




Saúde inicia formação de profissionais para atendimento em auriculoterapia


A Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta semana a formação de servidores para a introdução de atendimentos de auriculoterapia em Suzano. Por meio da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), o objetivo é incluir a prática como um tratamento auxiliar e complementar aos métodos clínicos tradicionais já aplicados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), visando a ampliação da oferta de serviços na cidade.


A formação ocorre por meio de encontros para apresentação e discussão teórica e criação da vivência prática junto às equipes de Atenção Básica, com dez profissionais inicialmente. Ao longo do ano, outras turmas de dez servidores cada serão montadas com o mesmo objetivo.


Os conceitos instruídos na formação consistem no aprendizado sobre anatomia auricular, incluindo o mapa de pontos sensíveis na estrutura das orelhas e a classificação destas regiões com foco em realizar diagnósticos de determinados casos, além de preparar os profissionais sobre os métodos terapêuticos via seleção de pontos e referenciais de apoio.


De acordo com a coordenadora da Raps, Dulce Ramos, as capacitações serão benéficas não apenas para os profissionais da Saúde, como para os munícipes. “A formação desses profissionais pode ser de grande impacto para o bem-estar dos suzanenses, com a introdução de um atendimento diferente, com base científica, mas com uma leveza maior para os pacientes”, disse.


Para o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, a inclusão de um novo serviço na cidade passa pela adequação dos médicos e enfermeiros em prol da qualidade de vida da população. “Esperamos em breve ter esses profissionais atuando nas nossas unidades com esses e outros atendimentos voltados para vários tratamentos, inclusive psicológicos”, contou.




Terapias Alternativas são tema da segunda oficina do Ativamente TCE


Na manhã desta quinta-feira (05), servidores do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), participaram de terapias alternativas promovidas pelo eixo Ativamente TCE-PI do “Projeto Saúde é da Nossa Conta”. Psicólogas e terapeutas trouxeram um pouco da Auriculoterapia, Aromaterapia, Cromoterapia, e Massagens Relaxantes para promover o bem-estar e qualidade de vida para quem faz o TCE-PI. O evento foi uma parceria do Programa Ser TCE com a Unimed Teresina.


Para a psicóloga e terapeuta Eliana Cavalcante, a cromoterapia melhora bastante o desempenho no trabalho. “Hoje estamos realizando várias terapias alternativas. Dentre elas a Cromoterapia, que proporciona relaxamento, qualidade do sono, e melhora a condição em relação à ansiedade e depressão. A cromoterapia é realizada com cores, e cada cor referencia um tipo de tratamento. Por exemplo, a cor rosa vai provocar a diminuição da ansiedade, a cor azul vai promover a qualidade do sono. Essa terapia auxilia na boa produtividade no trabalho e na vida”, contou.


As terapias aconteceram na Seção de Serviços Integrados de Saúde (SSIS), de 8h às 12h da manhã, com as psicólogas Kelly Martins e Eliana Cavalcante. Ao todo foram 20 colaboradores e servidores que puderam experimentar os benefícios dessas terapias na prática.




Oficina de Arteterapia em Petrolina está com inscrições abertas até a próxima terça-feira (10)


Com o objetivo de fortalecer a autoestima, amenizar o estresse e ativar a criatividade, a prefeitura de Petrolina, no Sertão Pernambucano, oferece uma Oficina de Arteterapia, na Biblioteca Municipal Cid Carvalho. A ação em parceria da Academia Sanfranciscana de Artes Visuais está com inscrições abertas até a próxima terça-feira (10).


Serão trabalhadas nas oficinas, atividades de desenho, pintura, colagem e clientela. O curso será ministrado pelo arquiteto e artista plástico, Alberto Simões.

A formação tem carga horária de 20h e deve começar na quarta-feira (11). As aulas serão realizadas nas quartas e quintas-feiras, das 8h às 11h30. Ao todo, são 15 vagas disponíveis. Podem participar as aulas, pessoas com idade a partir dos 18 anos. Os interessados podem se inscrever de forma presencial na Biblioteca ou pelo telefone (87) 3862-6985, das 8h às 17h.




184 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page