Notícias das PICS no SUS - Semana do dia 07 de Março de 2022
- Daniel Amado
- 7 de mar. de 2022
- 13 min de leitura
Atualizado: 11 de mar. de 2022
Secretaria de Saúde promove Vivência Terapêutica para as Mulheres em Centro de Práticas Integrativas - De 07 a 11 de Março
A Prefeitura de João Pessoa realiza, a partir da próxima segunda-feira (7), a 1ª Vivência Terapêutica para as Mulheres. As atividades vão ocorrer, das 8h às 16h, até a sexta-feira (11), no Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CPICS) Canto da Harmonia, no bairro do Valentina Figueiredo, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março.
“A 1ª Vivência Terapêutica para as Mulheres tem como objetivo resgatar o valor feminino na semana do Dia Internacional da Mulher, em união com as práticas integrativas e complementares em saúde, trazendo a importância de olhar para si. Mesmo diante de tanta dificuldade, perdas e sobrecargas, precisamos manter nossa essência e limites, ou seja, escolhas que façam as mulheres estarem mais inteiras e plenas, na vida e nas suas relações, buscando o autoconhecimento”, destaca a coordenadora do Canto da Harmonia, Greicymary Bernardo.
Estudo mapeia plantas tradicionais brasileiras usadas na medicina e
alimentação
As Universidades Federais de Santa Catarina e de Minas Gerais realizaram juntas o estudo que busca e compara as propriedades das plantas desde o século XVI até os dias atuais
Para mapear as tradicionais plantas brasileiras usadas na alimentação, bem como resgatar na história seus valores nutricionais e medicinais, pesquisadoras da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) produziram um estudo chamado Bioactive Potential of Brazilian Plants Used as Food with Emphasis on Leaves and Roots.
Mapeando plantas, em sua maioria desconhecidas da ciência e da população, o estudo indica que pode haver espécies – dentre as mapeadas – com potencial alimentar importante. Além disso, elas podem contribuir em fórmulas de bioprodutos inovadores, com poder comercial.
“Argumentamos que os incentivos para um melhor uso das espécies listadas neste estudo devem ser considerados e incluídos em programas agrícolas em todo o país”, detalham as autoras no documento.
A pesquisa também indica que os brasileiros, mesmo com tantos recursos alimentares nativos, usam uma diversidade baixa de plantas nas refeições.
“Fazemos uso de mais ou menos trinta espécies na nossa alimentação e apenas oito são plantas nativas”, comenta a professora Juliana de Paula-Souza, do Departamento de Botânica da UFSC.
Fechado há quase 6 anos, Centro homeopático continua sem previsão de reabrir
Fechado desde 10 de junho de 2016, portanto há quase 6 anos, o Centro Homeopático de Dourados continua sem previsão de voltar a funcionar. O que antes era um serviço reconhecido nacionalmente, o primeiro do País, está com a estrutura tomada por lixo, restos de colchões picados, resto de comida e utensílios utilizados para uso de drogas.
Uma placa de publicidade anuncia que as obras do Centro Homeopático em Dourados iniciaram em abril de 2020 e que deveriam ter sido entregues em abril de 2021. No local o aspecto é de abandono e não há sinal que há trabalhadores.
Praticantes de reiki no HC-UFTM relatam benefícios dessa terapia complementar sobre a ansiedade e a insônia
Luz azul, verde, violeta, música relaxante e tranquilidade. Esses são alguns dos elementos que compõem o ambiente no qual acontecem as sessões de reiki no Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares (Nupic) do Hospital de Clínicas da UFTM. Essa modalidade terapêutica advém da medicina tradicional oriental, tendo sido elaborada pelo monge japonês Mikao Usui na década de 1920.
De acordo com a terapeuta de reiki Elaine Aparecida de Moura Alves, que atua como voluntária do Nupic nas segundas-feiras à tarde, a prática utiliza a imposição das mãos para promover uma canalização de energia vital que resultaria no equilíbrio energético necessário ao bem-estar físico e mental do paciente. Com as mãos paradas e em formato que lembra uma concha, essa energia seria direcionada aos sete chakras, que representam na tradição oriental os centros energéticos do corpo físico: coronário (topo da cabeça); frontal (entre as sobrancelhas); laríngeo (garganta); cardíaco (peito), plexo solar (abdômen), esplênico (pelve) e básico (base da espinha dorsal).
“Durante a sessão, o reiki vai atuar para equilibrá-los ou alinhá-los. Quando um chakra está desalinhado, acontecem algumas disfunções no nosso corpo”, justifica Alves. Sob a perspectiva do reiki, esse equilíbrio seria a manutenção de um mesmo nível de energia em cada chakra. Já o alinhamento corresponderia a um desbloqueio da conexão entre os mesmos, a partir da crença de que funcionam em conjunto, não isoladamente.
Agricultores de orgânicos adotam homeopatia nas lavouras
Já são comuns, em áreas rurais de Minas Gerais, relatos de experiências bem-sucedidas com a utilização da homeopatia nas culturas agrícolas e atividades que envolvem a criação de animais. O objetivo é incrementar a qualidade nutricional do solo, das plantas e dos animais, seguindo o princípio geral de que “semelhante cura semelhante”.
O entendimento é que o que é capaz de produzir doença é capaz, também, de curá-la. Uma ação semelhante à vacina aplicada para tratamento da picada de uma cobra venenosa. Como se sabe, o imunizante é feito a partir do veneno da serpente.
Na homeopatia, aplicada em lavouras de grãos, hortaliças, frutíferas e produção de leite, o processo é o mesmo para os medicamentos destinados ao tratamento de doenças em humanos. Os preparos são produzidos a partir de substâncias extraídas da natureza (minerais, vegetais ou animais). Essas substâncias passam por técnicas de alta diluição em água ou álcool e dinamizações específicas (agitação). A técnica leva à confecção de remédios capazes de estimular o sistema de defesa dos organismos e de resistir às doenças e ataques de insetos e pragas, além de impactos climáticos ou ambientais, tais como seca e geada.
Educação promove programação do Dia da Mulher nesta terça
Às 10h30, serão oferecidos serviços de massagem, reflexologia, biodança e auriculoterapia do projeto de extensão Coletivo Minerva PICS Arte e Cultura da UFRJ.
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março (terça-feira), a Secretaria de Educação organizou uma programação para os turnos da manhã e da tarde, na Cidade Universitária. O encerramento será com uma live que terá início às 19h40.
"O Dia Internacional da Mulher recorda as conquistas das mulheres que, ao longo da história, lutam pelos seus direitos e contra o preconceito. Mais que uma data comemorativa, é um dia importante para debater questões como a igualdade de gênero, o empoderamento e a sororidade", disse a secretária de educação, Leandra Lopes.
Equipamentos de Saúde são referência em dor e homeopatia na região da Vila Mariana
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, visitou na manhã desta quinta-feira (3) a rede de unidades do Centro de Referência em Homeopatia Medicina Tradicional e Práticas Integrativas em Saúde (CRHMTPIS) Bosque da Saúde e o Centro de Referência da Dor Crônica (CRDor) para conhecer os espaços e os serviços prestados neles.
“Atendemos aqui 1.200 pessoas por mês. São realizadas uma série de atividades para pessoas que sentem dores constantes”, disse o prefeito Ricardo Nunes durante a visita ao Centro de Referência da Dor Crônica.
“São dores crônicas. Temos muitos pacientes idosos e que com o passar da idade adquirem essas dores crônicas e aqui temos uma gama de profissionais e técnicas para aliviar essas dores e dar mais qualidade de vida ao nosso paciente”, explicou a secretária executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde (SEABEVS/SMS), Sandra Sabino.
Centro de Referência
O CRHMTPIS Bosque da Saúde faz parte da rede de unidades da Supervisão Técnica de Saúde (STS) Vila Mariana/Jabaquara, que atende a uma população que tem, em sua maioria, de 25 a 59 anos de idade. Entre as especialidades ofertadas na unidade estão fitoterapia e plantas medicinais, orientação alimentar, aromaterapia, arteterapia, imposição de mãos (reiki, toque quântico), dança circular, radio taissô, lian gong, xian gong, taj Qigong, tai chi pai lin, meditação, auriculopuntura e geoterapia.
A unidade, que passou por adequações e melhorias por meio dos recursos do programa Avança Saúde SP em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), foi reinaugurada em junho de 2021, e tem capacidade média mensal de 368 consultas médicas, 1.536 sessões de acupuntura e 264 consultas médicas em homeopatia. O valor total investido foi de R$ 2.371.057,84. O centro está situado na rua João Baptistussi, 55, no Conjunto Residencial Santa Cruz, na Vila Mariana.
“Vivências do SUS no Recantos Potiguares” apresenta experiência de Vera Cruz que destaca parceria entre secretarias de saúde e educação com foco nas escolas municipais
O “Vivência do SUS nos Recantos Potiguares” busca documentar e disseminar toda e qualquer experiência municipal, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e compartilhar ações dos municípios na perspectiva de integração da atenção primária à saúde, promoção à saúde, práticas integrativas e complementares, vigilância em saúde, gestão do trabalho e educação na saúde, urgência e emergência, assistência farmacêutica, rede hospitalar, centros para a Covid-19, enfrentamento da pandemia de Covid-19, serviços de referência e apoio de diagnóstico, entre outros temas relativos ao SUS.
Saúde de Vitória prepara ações voltadas à saúde da mulher em todo o mês de março
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) organizou uma ampla programação com ações educativas e serviços voltados à saúde da mulher, que serão ofertados à população ao longo do mês de março.
O leque de atividades é grande, e vai desde auriculoterapia, ampliação de exames preventivos e de solicitações de mamografias, até rodas de conversa e palestras sobre planejamento familiar, atividades físicas, saúde sexual, musicoterapia e violência doméstica.
Pedra da Cebola
Além das atividades que ocorrerão nas unidades de saúde, a Semus também fará uma grande ação no Parque da Pedra Cebola, no sábado (12), das 8 às 15 horas. Na ocasião, os profissionais de saúde darão orientações sobre infecções sexualmente transmissíveis, sobre saúde bucal e escovação, ofertarão Práticas Integrativas Complementares como auriculoterapia e aromaterapia, além de disponibilizar vacinas contra a Covid-19.
Confira a programação: https://www.vitoria.es.gov.br/noticia/saude-de-vitoria-prepara-acoes-voltadas-a-saude-da-mulher-em-todo-o-mes-de-marco-44731
TIJUCAS: Em alusão ao Dia da Mulher, município promove palestras, oficinas, ginástica e aula de defesa pessoal
Os grupos de atividades físicas da secretaria municipal de Saúde de Tijucas estão com uma programação especial durante esta semana em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta terça-feira, 8 de março.
Além da prática de exercícios físicos, os encontros desta semana também estão repletos de informações. Nesta segunda-feira (7) as integrantes do grupo do Centro participaram de um bate papo com o médico Renato Ribeiro sobre alimentação, emagrecimento e longevidade.
Já na quinta-feira (10) o encontro será mais uma vez no bairro Praça onde haverá aula sobre Práticas Integrativas e Complementares, com Auriculoterapia e Alongamentos com a Educadora Física Lilian Cunha.
Na sequência será ministrada uma oficinal sobre Shantala para bebês com o Fisioterapeuta Juliano Ramos. Para participar é preciso fazer inscrição no CEMPS.
SAP prepara programação pro Dia Internacional da Mulher com semana de homenagem às servidoras
O mês de março já começou e a Secretaria da Administração Penitenciária preparou uma programação especial para homenagear todas as mulheres servidoras e colaboradoras do sistema prisional do Ceará pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado na data 8 de março.
A SAP conta com 1.148 mulheres no seu quadro funcional, entre colaboradoras e policiais penais, contribuindo para o pleno funcionamento do sistema prisional.
O Serviço de Atendimento Psicossocial ao Trabalhador (Sapt) promove uma série de ações em comemoração ao Dia da Mulher.
A programação começa na segunda-feira (7), na Sede da Secretaria da Administração Penitenciária, com café da manhã com música ao vivo e práticas integrativas como terapia com florais, argiloterapia e vivência de horta caseira. As servidoras vão poder contar com cuidados estéticos como oficina de cuidados com a pele e maquiagem, além de corte de cabelo e sobrancelha. Os serviços vão ser ofertados de 8h às 16h.
Nos próximos dias 8 a 11 de março, as ações seguirão no Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa (IPF) com café da manhã, palestra sobre saúde da mulher e emagrecimento feminino e atividades como argiloterapia, auriculoterapia e massoterapia.
Programa Sejus Mais Perto do Cidadão celebra Dia da Mulher em Ceilândia
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) realizará uma edição especial do programa Sejus Mais Perto do Cidadão, em Ceilândia, nesta segunda-feira (7). O evento ocorrerá na Praça dos Direitos, na QNN 13, das 10h às 17h. A população terá acesso à prestação de diversos serviços públicos, atividades culturais e atendimentos de saúde, incluindo a aplicação de primeira e segunda doses e dose de reforço, além de vacinação infantil, contra a covid-19.
Na área de saúde e bem-estar, estarão disponíveis ainda aferição de pressão, auriculoterapia, acupuntura, massoterapia, teste de glicemia, vacinação contra a covid-19, atendimento odontológico, agendamento para exame citopatológico (levar cartão do SUS e comprovante de residência em Ceilândia), aferição de pressão ocular e prevenção ao glaucoma.
Olinda promove ação com serviços de saúde e beleza em homenagem ao Dia Internacional da Mulher
A programação conta com acupuntura auricular, ventosa, teste rápido de Covid-19, medição de glicose e pressão arterial, além de corte de cabelo, escova, design de sobrancelha e manicure
Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta terça-feira (8), será realizada, pela Prefeitura de Olinda, na Região Metropolitana do Recife, uma série de ações com diversos serviços de saúde e beleza para as mulheres moradoras da cidade.
Prefeitura de São Paulo lança Avança Saúde Mulher
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove no próximo sábado (12), o Avança Saúde Mulher. Trata-se de uma iniciativa para intensificar a realização de exames ginecológicos das paulistanas. A ação, que se repetirá no dia 26, faz parte da programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta terça-feira, 8 de março.
Os atendimentos serão realizados em cerca de 70 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) polos, para todas as mulheres que residem na capital paulista. O horário de atendimento será das 8h às 17h.
Devido à importância do diagnóstico precoce e início do tratamento dos cânceres do colo do útero e de mama, haverá atendimento médico, coleta de papanicolau, mamografia, revisão do cartão da gestante, orientação sobre os métodos contraceptivos e boas práticas alimentares, estímulo à atividade física e prevenção à incontinência urinária por meio de exercícios específicos. As mulheres também receberão encaminhamentos para exames em diferentes especialidades que deverão ser realizados na rede municipal de saúde.
As UBSs polos participantes da programação também promoverão rodas de conversa sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics), busca ativa com agentes comunitários para sensibilização da importância de exames preventivos e temas de prevenção à violência contra a mulher. Também serão oferecidos testes rápidos de sífilis e HIV, além de triagem odontológica.
"Esse é um trabalho importante, que ocorre durante todo o ano e que será intensificado nessas datas. A promoção do autocuidado da mulher, com toda a orientação das nossas equipes, é essencial para a prevenção das doenças, diz a secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância Sanitária, Sandra Sabino.
As UBSs mais próximas de sua residência podem ser encontradas por meio da plataforma Busca Saúde (http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/).
Dia Internacional da Mulher motiva evento e ações de saúde
Diversas unidades de saúde promovem ações especiais voltadas às mulheres durante o mês de março. Nesta terça-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, as atividades incluíram encaminhamentos para mamografia, testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis, coleta de citopatológico – exame para rastrear o câncer de colo uterino –, palestras e orientações de prevenção.
Na Unidade de Saúde Viçosa, também foram realizadas sessões de reiki e cromoterapia, avaliação odontológica, orientações de prevenção e atualização do calendário vacinal. Atividades semelhantes ocorreram na Unidade de Saúde Lomba do Pinheiro, Vila Ipiranga e Cristal, nesta última voltada à prevenção do câncer de colo uterino, que continuam ao longo do mês. Já a Clínica da Família IAPI desenvolveu a técnica da arte da pintura do ventre materno com gestantes, decoração da sala de espera e coleta de citopatológico.
Evento – Neste sábado, 12, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove evento especial no Parque Farroupilha (Redenção), das 9h às 16h, para celebrar o Dia Internacional da Mulher e os 250 anos de Porto Alegre. A programação inclui alongamento e atividades físicas, dançaterapia, massagem, vacinação contra Covid-19, exposição de plantas medicinais, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, verificação da pressão arterial e glicose, além de testes rápidos de HIV, hepatites B e C e sífilis. Em caso de chuva, a programação será transferida para local coberto.
Funcionárias do Hospital de Clínicas têm dia especial de cuidados proporcionados por doulas do Centro Gestacional
Nesta terça-feira (8), data em que se comemorou o Dia Internacional da Mulher, as funcionárias do Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS) receberam cuidados oferecidos pelas doulas voluntárias do Centro Gestacional Harmonia pela Vida.
Das 8h30 às 15h30, a sala onde funciona o Núcleo de Educação Permanente Humanizada (NEPH) foi transformada em um espaço de acolhimento e relaxamento, onde as funcionárias do HCSS puderam receber Quick massagem (cadeira), massagem corporal (maca), massagem nos pés e escalda pés relaxante, Reiki e consulta de aromaterapia e sinergia personalizada com cremes e óleos essenciais.
Participaram da ação doze voluntárias, entre doulas e terapeutas, que atenderam 33 funcionárias do HCSS.
CPIC realiza prática de arterapia em homenagem ao Dia Internacional da Mulher
O CPIC (Centro de Práticas Integrativas e Complementares) de Pindamonhangaba realizou na terça-feira (8) uma prática coletiva para homenagear o Dia Internacional da Mulher.
A atividade foi formulada por Geti de Arterapia e Terapia Comunitária. A prática se chama Jardim Quernet, que consiste na construção de mandalas.
A terapeuta Anália Terra ajudou na ação e na produção das mandalas, que foram feitas com materiais da natureza como pequenas folhas e pequenos galhos, e tinha o intuito de “resgatar o jardim interno de cada mulher”.
Além disso, houve um café com doces e salgados e a entrega de uma flor com um bombom, como lembrança para as mulheres presentes.]
De acordo com a coordenadora do CPIC, Ticianna Santana, “as mulheres gostaram muito dessa vivência, sentiram que é o resgate da essência feminina, por meio da mandala”.
Unidade de Saúde de Colinas promove ações para o público feminino
A manhã deste sábado (5/3), foi voltada para o atendimento do público feminino na Unidade de Saúde de Colinas. As mulheres tiveram a oportunidade de realizar consultas clínicas, odontológicas, agendar o exame de mamografia, realizar a coleta de CP e atualizar a caderneta de vacinação.
Além disso, terapias integrativas e complementares como reiki, ventosas e massagem com óleos essenciais também foram oferecidas e atraíram um grande número de pessoas. “Um grande avaliador para nós foi ver que o consultório clínico recebeu muito menos pacientes em comparação ao número de pessoas que procurou estas terapias complementares. Por isso se faz necessário ofertar cada vez mais este tipo de serviço à nossa população, algo que o nosso município já vem buscando há bastante tempo”, explica a secretária da Saúde, Angelita Herrmann.
Março tem programação especial voltada às mulheres
A Prefeitura de Araçatuba, através das secretarias municipais de Saúde (SMSA) e de Assistência Social (SMAS) preparou, para o mês de março, uma programação com atividades voltadas ao cuidado, saúde e autoestima das mulheres.
Durante todo o mês de março, todas as Unidades Básicas de Saúde manterão livre demanda durante o expediente para atendimento de mulheres para realização do exame Papanicolau. As equipes farão, também, busca ativa e agendamento de mulheres que foram identificadas com atraso no exame citopatológico do colo do útero. Haverá, ainda, acolhimento com escuta qualificada e atenção especial à saúde da mulher, além de Educação em Saúde da Mulher durante o atendimento nas UBSs.
A Secretaria Municipal de Saúde oferecerá, de 8 a 11 de março, vagas para exame de mamografia. Serão atendidas mulheres com mais de 49 anos. A mulher que se interessar pelo exame deve ligar para (18) 99801-3041, sempre no período da manhã, para agendar o exame para o período da tarde. Os exames serão feitos das 16h30 às 19h.
No dia 12 de março, sábado, também haverá atendimento. A pessoa deve agendar na sexta-feira (11) à tarde para ser atendida no sábado, das 8h às 12h. Os exames de mamografia serão feitos no Centro Auxilium.
Em vários dias: Orientação sobre saúde da mulher.
Público alvo: Grupo Roda de TCI (Terapia Comunitária Integrativa)
Local: Instituição de Longa Permanência de Idosos- São Vicente de Paulo.
Veja a programação: https://aracatuba.sp.gov.br/marco-tem-programacao-especial-voltada-as-mulheres/
Divisão Especial de Fisioterapia e Reabilitação de Macaé, participa de evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher
Evento comemorativo em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Equipe da Divisão Especial de Fisioterapia e Reabilitação participou dos atendimentos demonstrando a importância das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde - PICS na rede pública de saúde, com o objetivo de demonstrar as terapias existentes e apresentação do plano que esta sendo desenvolvido pela coordenação em parceria com o Coletivo Minerva Pics Arte e Cultura da UFRJ, de PL que será enviado pelo Prefeito Welberth Rezende à Câmara em breve. O evento foi realizado na Cidade Universitária pela Secretaria Adjunta de Ensino Superior, em parceria com o Coletivo Minerva Pics Arte e Cultura da UFRJ e a Divisão Especial de Fisioterapia e Reabilitação da Prefeitura Municipal de Macaé.
Comments