Primeira Semana Municipal de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde
Estudantes e profissionais da área tiveram acesso a capacitação e debates sobre Yoga e terapias como Reiki e Acupuntura
Maricá - A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nesta segunda-feira (09/05) o início da 1ª Semana Municipal de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde, conhecidas como PICS. O evento trouxe novos conhecimentos e capacitação a estudantes e profissionais sobre as PICS — que incluem Acupuntura, Reiki, Auriculoterapia, Yoga, etc —, abordando as potencialidades dessas práticas, os benefícios trazidos por elas a humanos e animais, os principais desafios para a aplicação, além de políticas públicas voltadas à área.
A iniciativa teve o apoio da Universidade de Vassouras (campus Maricá) e marca a primeira atividade presencial em celebração à criação do Programa Municipal de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde, instituído pela lei municipal nº 2.988 , de novembro de 2020.
O evento foi aberto pelo seminário científico "Saberes e Práticas de Cuidar com PICS na Saúde Municipal", que contou com palestras de diversos especialistas e estudiosos desse ramo da medicina; um minicurso de auriculoterapia; e a apresentação de trabalhos desenvolvidos por estudantes da Universidade de Vassouras sobre as PICS. As atividades foram encerradas com uma reunião plenária, tratando de ações para o fortalecimento dessas práticas na Atenção Primária à Saúde.
Rodas de terapia comunitária são retomadas em Praia Grande
As rodas de terapia comunitária integrativa estão retornando ao dia a dia das unidades de saúde de Praia Grande após dois anos de pandemia. Trata-se de um espaço acolhedor para ouvir e ser ouvido que visa fortalecer a rede e oferecer mais bem-estar e qualidade de vida à população. A Unidade de Saúde da Família (Usafa) do Maracanã celebrou a retomada das atividades na última sexta-feira (6), com uma roda de terapia que levou muita música e alegria aos presentes.
A roda de conversa ocorreu na Academia da Saúde e foi temática, dedicada ao Dia das Mães (comemorado no dia 8), abrindo espaço para que os participantes falassem sobre relacionamentos familiares. A atividade contou também com as médicas do Programa de Residência Médica e Medicina de Família e Comunidade de Praia Grande que atuam na Usafa Maracanã. Acompanhadas de um violão e de um cajón, um instrumento de percussão, as médicas residentes Amanda Salazar e Isadora Gutierrez tocaram e animaram o dia dos presentes.
Terapeuta comunitária responsável por conduzir a atividade, a assistente social do Núcleo Ampliado da Saúde da Família na Atenção Básica (Nasf-AB), Jeane Bogsan, destacou a importância desse trabalho. “A roda tem essa finalidade de integrar, construir pontes entre as pessoas. A ideia é essa formação de rede, de um apoiar o outro, porque nem sempre o terapeuta vai estar aqui, então é trazer essa oportunidade deles mesmos se ajudarem”.
Fórum do PICS na Pauta
Vocês já se inscreveram no fórum do PICS na Pauta? Fórum das PICS Bem-vindo. Conheça o fórum e junte-se às discussões. https://www.picsnapauta.com.br/forum
Dia da Luta Antimanicomial terá ações de saúde, educativas e culturais para moradores da zona sul de Macapá
Serão ofertados aferição de pressão arterial, auriculoterapia, acupuntura, testes rápidos e massoterapia nesta quarta-feira (18).
Para marcar o Dia da Luta Antimanicomial nesta quarta-feira, 18 de maio, a Prefeitura de Macapá promoverá ações de saúde, educativas e culturais para a população da zona sul da capital. A atividade acontece no Centro de Atendimento Psicossocial Infantil (Capsi), localizado na rua Redenção, bairro Pedrinhas, no horário de 8h às 13h.
Aferição de pressão arterial, auriculoterapia, acupuntura, testes rápidos, massoterapia, ventosa terapia, psicólogo, exposição de arte e Caps Cine fazem parte da programação coordenada pela Secretria Municipal de Saúde (Semsa).
“A Luta Antimanicomial serve para enfatizar que, pessoas com transtornos mentais, têm direitos, podendo gozar de princípios fundamentais como a liberdade, viver em sociedade, além do direito ao tratamento e cuidados necessários dentro de suas especificidades”, explica o coordenador de Saúde Mental do município, Jeferson Melo.
Concurso USCS-SP 2022: Editais abrem 1.021 vagas para Professores e tem vaga para professor de Práticas Integrativas e Complementares
O Edital n° 006/2022 busca preencher o quadro de funcionários da Universidade de São Caetano do Sul. O total de vagas disponíveis é de 528, distribuídas entre diversos cargos, entre eles: Professor: Análises Toxicológicas e Forenses; Professor: Diagnóstico por imagem; Professor: Analises Ambientais; Professor: Biomedicina Estética; Professor: Ciências Biológicas e da Saúde; Professor: Gestão Laboratorial e Saúde; Professor: Processos Biológicos e MOleculares; Professor: Reprodução Humana; Professor: Pesquisa Clínica e Translacional; Professor: Análises Fisiopatológicos; Professor: Hematologia e Perfusão; Professor: Farmacológica e Gestão Farmacêutica; Professor: Doenças Infecciosas e Defesas Imunológica; Professor: Interação Clínico-laboratorial; Professor:Biossistemas Humanos; Professor: Processos Químicos e Bioquímicos; Professor: Gestão em Enfermagem; Professor: Ensino e Pesquisa em Enfermagem; Professor: Enfermagem em Urgência e Emergência; Professor:Enfermagem na Saúde da criança e do adolescnete; Professor: Enfermagem na saúde da mulher; Professor: Enfermagem na Saúde mental e psiquiátrica; Professor: Enfermagem Clínica e cirúrgica; Professor: Enfermagem em saúde coletiva; Professor: Práticas integrativas e complementares; Professor: Fundamentos de Enfermagem; Professor: Pesquisa em enfermagem; entre outros.
Com a maior biodiversidade do mundo, apenas 1,5% dos medicamentos brasileiros são fitoterápicos
O COVID trouxe novas reflexões sobre a saúde: a imunidade entrou na pauta e obrigou as pessoas a mudarem seus hábitos alimentares e físicos. Uma possibilidade que ressurge é a prevenção de doenças por meio da medicina tradicional utilizando medicamentos fitoterápicos. No Brasil, apesar da existência da cultura indígena e da maior biodiversidade do mundo, apenas 1,5% desse tipo de medicamento é consumido enquanto países como a Alemanha consomem 50%. Geralmente esse tipo de substância age na prevenção e complementa a ação de outros medicamentos sintéticos.
Atualmente, o Brasil importa os princípios ativos desses fitoterápicos, o que os torna caros e pouco acessíveis à maior parte da população. Dos 1.700 fitoterápicos vendidos em território nacional, apenas 300 são brasileiros registrados na ANVISA, os outros 1.400 são importados.
Norberto Prestes, Presidente Executivo da ABIQUIFI (Associação Brasileira das Indústrias de Insumos Farmacêuticos), explica sobre a importância da fabricação de insumos farmacêuticos e como isso pode ajudar no mercado nacional de fitoterápicos: “Diante desse cenário, se faz necessária a retomada da fabricação de insumos farmacêuticos no Brasil e, inicialmente, focar nas cadeias completas aqui existentes. As que mais se destacam atualmente são: os insumos de origem animal e vegetal. É a partir dessa oportunidade que destacamos o potencial dos insumos vegetais como uma opção viável para o desenvolvimento de cadeias produtivas no Brasil com impactos econômicos e sociais.”
O interesse por plantas medicinais vem crescendo a cada ano no mundo todo, sendo o valor potencial das plantas medicinais reconhecido pela Organização Mundial de Saúde – OMS. O Brasil, possuidor de uma das mais ricas floras do mundo, seja em número de espécies ou em quantidade de indivíduos, associada à uma rica diversidade étnica e cultural, possui uma grande vantagem e oportunidade de desenvolvimento desta frente com a população. No entanto, mais do que qualquer outro país, o Brasil vem sentindo a necessidade de buscar soluções próprias para o desenvolvimento de tecnologia farmacêutica nacional a partir das plantas medicinais.
II MAIO DAS PICS
A segunda edição do Maio das PICS tem como objetivo celebrar e fomentar a expansão das PICS no SUS no estado da Bahia em seus diversos municípios e, para isso, ocorrerá de forma híbrida e em diversos espaços por todo o estado.
O evento de abertura, no dia 23 de maio, ocorrerá presencialmente na Escola de Saúde Pública da Bahia (ESPBA) com transmissão pelo YouTube e seguirá presencialmente em outros espaços de cuidado e práticas ao longo da semana.
Encerraremos com o evento online no dia 28 de maio, para garantir a presença de todos. Neste dia teremos rodas de conversa, palestras e trocas de experiência de PICS no estado da Bahia.
Confiram a nossa programação completa!
HEF utiliza musicoterapia para auxiliar no tratamento de pacientes na UTI
Com objetivo de efetivar a humanização no cuidado com o paciente, o Hospital Estadual de Formosa (HEF) iniciou, na sexta-feira (6/5), a técnica de musicoterapia nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Trata-se da mistura entre arte e saúde que pode ajudar no tratamento de diversas doenças físicas e mentais, além de aliviar sintomas como dor e ansiedade.
A iniciativa do projeto partiu do coordenador da UTI, o médico Oliver Vilanova, com apoio da coordenação de enfermagem e da equipe técnica do da unidade do Governo de Goiás no município do Entorno do Distrito Federal.
Segundo Vilanova, o projeto deve continuar acontecendo pelo menos duas vezes ao mês nas UTIs do HEF. Para ele, a musicoterapia pode melhorar a qualidade de vida dos internados e facilitar nas questões de relacionamento entre os pacientes e os profissionais da saúde.
“O benefício principal dessa técnica é a humanização no cuidado com o paciente. O primeiro dia do projeto ocorreu na sexta-feira, e os pacientes se sentiram bastante acolhidos. Eu acredito que nós atingimos a nossa meta”, declarou o médico.
Prática O projeto ganhou vida graças à disponibilidade do técnico de enfermagem Braiam Cardoso, responsável pelo som instrumental, e da assistente administrativa Luiza Bastos Khalil, responsável pela cantoria.
Para cantora Luiza Khalil, colaboradora do pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed) e estudante de Psicologia, a escuta terapêutica no âmbito hospitalar é de extrema importância. Ela declarou que a música é usada como ferramenta que envolve a humanização, pauta tão discutida e necessária.
“Participar desse projeto traduz tudo o que estudo teoricamente, em ações eficazes, na prática, onde o cantar, a melodia e a música em si acalentam o coração dos pacientes, visto que os mesmos não são apenas um número de leito, e sim vidas que possuem subjetividade. Resgatar essa subjetividade, fazendo o que amo (cantar) me deixa extremamente feliz”, revelou.
As PICS e as Políticas Informadas por Evidências
Live extra dia 16, segunda-feira às 17:30
No contexto do mês das PICS e da comemoração dos 16 anos da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS – PNPIC, PICS na Pauta com Daniel Amado conversa com Jorge Barreto
Vamos conversar sobre as Políticas Informadas por Evidências, como se dão, qual sua importância, quais as limitações, e quais os principais aspectos na tomada de decisão na implementação e formulação de políticas públicas.
Jorge, é Bacharel em Direito, especialista em Gestão da Saúde e em Economia e Avaliação de Tecnologias em Saúde. É doutor em Políticas Públicas. Atualmente é Pesquisador em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Foi Secretário Municipal de Saúde de Piripiri, Piauí (2005/2012). Foi Vice-Presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Piauí e Secretário Extraordinário de Ciência e Tecnologia do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS) (2007/2012). Representando o CONASEMS, foi membro titular na Comissão Intersetorial de Ciência e Tecnologia do Conselho Nacional de Saúde, no Comitê Executivo da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (REBRATS), no conselho consultivo da EVIPNet Brasil e na Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias do SUS (CONITEC). Atualmente pesquisa sistemas e políticas de saúde, com enfoque na Atenção Primária à Saúde (APS) e Políticas Informadas por Evidências (PIE).
Oficinas auxiliam na reabilitação de adolescentes com deficiência assistidos pelo CER IV
Oficinas de culinária e música são utilizadas como terapias complementares na reabilitação de adolescentes com deficiência intelectual, visual e Transtorno do Espectro Autista (TEA) assistidos pelo Centro de Reabilitação José Leonel Ferreira Aquino – CER IV .
O impacto dessas ações no processo de reabilitação vai desde ao estímulo de membros e capacidades que ficaram comprometidas com a deficiência até a promoção da integração social e da autoestima de cada aluno.
“Nós fizemos um processo de avaliação dos usuários e identificamos que eles não tinham o perfil para atendimentos privativos, ou seja, no consultório. Eles já possuíam habilidades consolidadas, porém, tinham dificuldade de interação social, não possuíam capacidade de iniciativa para conversar, criar vínculos afetivos e de amizades”, explica a terapeuta ocupacional, Ane Cleia Amaral, uma das idealizadoras das oficinas.
Além de Ane Cleia, o projeto das oficinas foi conduzido por duas psicólogas e contou com a participação de outros profissionais que compõem a equipe multidisciplinar do CER IV. A equipe ajudou a explorar os temas de cada oficina e foram os jovens que escolheram os temas de cada encontro, tais como: culinária, música e relaxamento.
Segundo Álvaro Ribeiro, 14 anos, as oficinas renderam momentos inesquecíveis. “Eu achei as oficinas divertidas, bem diferentes, adorei a oficina que ensinou a fazer pães. Aqui no centro também é muito bom para socializar com as pessoas, fazer novos amigos e eu gosto de todas as profissionais”, expressou o adolescente que está no 1º ano do ensino médio e sonha em ser um profissional da programação. Ele garantiu que participará do segundo ciclo de oficinas. “Eu com certeza vou estar e já sugeri que tenhamos oficina de futebol, natação, programação, controle de gastos e uma oficina de confecção de pizzas”, compartilha.
Para a mãe de Álvaro, Gildete Alves dos Santos, os resultados compensam os esforços semanais. “Eu gostei muito, meu filho se desenvolveu bastante, aprendeu muita coisa que ele não sabia fazer, principalmente, na cozinha. Ele está se virando melhor em casa e estou feliz”, relata. A lavradora, que é residente no município de Itabi, disse ainda que no CER IV conseguiu encaminhamentos para outras especialidades, o que tem ajudado ainda mais no monitoramento da saúde de Álvaro.
O sentimento de gratidão pelos serviços realizados também foi expresso pela agente de saúde, Marlene Nascimento. Ela é mãe de Otávio Augusto, um adolescente com autismo que também participou de todo o ciclo. “A gente vem ao CER IV desde a inauguração. O meu filho está mais independente, tomando mais iniciativas. Ele tinha dificuldade alimentar, de socializar e houve um progresso, hoje toma iniciativas que ele não tomava, esperamos que o projeto continue, pois, os profissionais aqui são excelentes”, enfatiza a moradora da cidade Itabaianinha.
II Simpósio de Farmácias Vivas do Brasil
No período de 19 a 21 de maio de 2022, acontecerá a 2ª edição do Simpósio de Farmácias Vivas do Brasil: Semana das plantas medicinais Prof. Dr. Francisco José de Abreu Matos.
Inscreva-se gratuitamente em:
➡️ unicatolicaquixada.edu.br/eventos
O evento acontecerá de forma online pelo canal no youtube da UniTV - UniCatólica:
➡️ youtube.com/catolicaquixada.
📌 O evento é realizado pela UniCatólica, pela UFC e pelo Conselho Regional de Farmácia, com o apoio do Conselho Federal de Farmácia, UniFor, UniFametro, Prefeitura de Fortaleza e a Secretária da Saúde do Governo do Estado do Ceará.
@ufcinforma @crfceara @conselhofederaldefarmacia @uniforcomunica @unifametro @prefeituradefortaleza @governodoceara
Saúde de Braço do Norte apresenta reabilitação pós-Covid em congresso catarinense de secretarias
A Secretaria de Saúde de Braço do Norte apresenta hoje, 11 de maio, sua avaliação do Serviço de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PICS) na Reabilitação Pós-Covid 19, na 4ª Amostra Catarinense “Brasil, aqui tem SUS, que acontece durante o 7° Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina, em Blumenau.
Conforme o secretário de Saúde, Sérgio Arent, a iniciativa de reabilitação de pacientes do pós-Covid é exitosa em Braço do Norte e, por isso, merece destaque no Estado. “Conseguimos, através profissionais, contribuir com o fortalecimento do SUS e seus princípios, com a aplicação da Medicina Tradicional Chinesa e Quiropraxia”.
Para o prefeito, Beto Kuerten Marcelino, a equipe da Secretaria de Saúde inova através do Cespi e suas práticas integrativas e, por isso, merecem ser apresentadas para outras Secretarias de Saúde como exemplo de sucesso, dedicação e superação dos pacientes.
Segundo Sérgio, 40 pacientes foram encaminhados pelas unidades de saúde para a reabilitação pós-Covid, pois se encaixavam nos critérios. “Tivemos uma ótima aceitação, tanto dos usuários quanto de quem os acompanhava, além de relatos e comprovação de melhora e bem-estar desses pacientes. Nossa intenção é mostrar a outras Secretarias que a experiência é válida, de fácil replicação e recomendada a outros serviços”, encerrou.
Se for aprovada na amostra de hoje, a ação poderá ser conhecida nacionalmente, durante o Congresso Nacional de Secretarias de Saúde, da mesma forma em que o Cespi foi apresentado em 2019.
Geraldo cobra ativação imediata do CER, reforma do Centro Homeopático e da UBS do Ouro Verde
rês unidades de saúde de extrema importância para a população douradense aguardam, há anos, uma ação da Prefeitura de Dourados: ativação do Centro Especializado em Reabilitação (CER) e conclusão das obras de reforma do Centro Homeopático de Dourados e da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Ouro Verde. São ações foram garantidas por Geraldo Resende, no exercício do mandato de deputado federal, junto ao Ministério da Saúde.
CER
Com obras concluídas no final de 2017 no Jardim Terra Roxa, garantidas por meio de recursos de R$ 2,5 milhões conquistados por Geraldo Resende junto ao Ministério da Saúde, ainda em 2012, O Centro Especializado em Reabilitação faz parte do Programa “Viver sem Limites”, do Ministério da Saúde.
O objetivo é garantir amplo serviço de assistência à saúde, promovendo a reabilitação e reintegração social de pessoas com deficiência e integrava, à época da viabilização dos recursos, o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que tem por objetivo garantir amplo serviço de assistência à saúde, promovendo a reabilitação e reintegração social de pessoas com deficiência.
No entanto, a atual administração, que assumiu a obra concluída e os recursos para a compra dos equipamentos (da ordem de R$ 1 milhão, viabilizados também por Geraldo Resende) até o fechamento desta edição, ainda não tinha uma data para ativar a unidade, o que causa uma grande lacuna no atendimento à saúde das que necessitam atendimento em reabilitação
Centro Homeopático
Para a revitalização do Centro Homeopático de Dourados, Geraldo Resende conquistou, em 2017, recursos da ordem de R$ 400 mil. A Unidade funcionava havia 17 anos na rua Monte Castelo, no Jardim Independência, sendo referência em âmbito nacional, neste tipo de serviço. O Centro, nunca tinha passado por reformas e foi fechada pela administração municipal da época, em junho de 2017.
No primeiro semestre de 2020, o Município retomou as obras, porém em ritmo lento e paralisadas por diversas vezes. O resultado é que até agora não há uma data para a conclusão dos trabalhos e muito menos para a ativação do importante serviço de homeopatia, que existia então, daí as insistentes cobranças de Geraldo Resende.
4º Workshop de Plantas Medicinais está com inscrições abertas em Jaraguá
A Secretaria de Saúde está com inscrições abertas para o 4º Workshop de Fitoterapia com o tema “Plantas medicinais auxiliares no tratamento de sintomas respiratórios”. O evento vai acontecer de 18 a 30 de maio, com 15 vagas por dia. A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo e-mail
fitoterapia@jaraguadosul.sc.gov.br, com as seguintes informações no corpo do e-mail: nome completo, telefone e dia escolhido para fazer o workshop. A inscrição também pode ser feita por telefone, 3307-5864, de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas.
Os dias e horários do 4º Workshop de Plantas Medicinais estão listados abaixo. Escolha o melhor dia e faça a inscrição gratuita! O local do evento é Rua Marina Frutuoso, 740, segundo andar, fundos do Angeloni velho.
https://rbnfm.com.br/geral/4o-workshop-de-plantas-medicinais-esta-com-inscricoes-abertas-em-jaragua/
Regulamentação do exercício de acupunturista divide opiniões de representantes da área
A regulamentação do exercício profissional de acupuntura no Brasil, prevista no PL 5983/2019, foi debatida na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) nessa quinta-feira (12). A audiência foi longa e teve a participação de muitas categorias da área da saúde. Graduados e não graduados em Medicina discordaram sobre quem poderia exercer a atividade no país. #acupuntura#PL5983_2019#saúde#CAS Publicado na internet em 13/05/2022
Oficina de Yoga encerrou a Semana de Saúde do Trabalhador do Cedeba
Silêncio, luzes apagadas (apenas uma pequena lâmpada azul acesa), ambiente próprio para o relaxamento. Foi nesse clima a oficina terapêutica “Prática de Yoga”, que marcou hoje o encerramento da Semana de Saúde do Trabalhador 2022, do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba). Foi uma sessão de Hatha Yoga, que trabalha a mente em equilíbrio com o corpo, como explicou a psicóloga Viviane Oliveira, do SiAST/Cedeba.
O Hatha Yoga (Yoga tradicional) segundo explicou a psicóloga é também filosofia de vida, não tendo cunho religioso. A prática – explicou – traz muitos benefícios: melhora a concentração, reduz a tensão física e mental, alivia dores em geral; melhora a força e a flexibilidade, aperfeiçoa a capacidade de agir com mais calma, melhora a habilidade para tomada de decisões.
FORMAÇÃO
Viviane Oliveira fez o curso de formação em Hatha Yoga pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), por meio da Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (Dgtes). Do Siast/Cedeba também participou do curso a enfermeira Kathleen May Silvany de Oliveira, que conduziu a oficina hoje para os colaboradores do Cedeba. A prática da Hatha Yoga não tem movimentos bruscos porque prioriza o relaxamento. Segundo Kathleen, depois de aprender, a pessoa pode praticar em casa, sempre que sentir necessidade de relaxar.
Este ano, por orientação da Dgtes, as atividades desenvolvidas pelo Siast na Semana de Saúde do Trabalhador foram voltadas para a saúde mental, diante do aumento dos casos de ansiedade e depressão, registrados entre os trabalhadores da Sesab, com a pandemia da COVID-19, explicou a psicóloga do SIAST/Cedeba.
O Yoga faz parte das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde ( PICs) e já vem sendo oferecido a usuários do Cedeba. A partir deste mês, colaboradores do Cedeba também contarão com essa prática, tão importante para o equilíbrio corpo/mente, como destaca a psicóloga do SIAST.
Prefeitura convida mães para palestras, treinamento e atividades com bebês na Semana do Bebê e do Brincar
A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (CIAMA), unidades Topolândia e Costa Sul, convida mães, familiares e/ou cuidadores de bebês a participarem de atividades em comemoração à Semana do Bebê e do Brincar, celebrada na próxima semana.
O CIAMA Topolândia realizará, na quarta-feira (18), uma tarde especial com Shantala, Yoga Baby e um bate papo sobre a importância dos primeiros anos de vida para o desenvolvimento do bebê. As atividades serão a partir das 14h na Rua Antônio Pereira da Silva, n.º 280, na Topolândia.
A Shantala é uma massagem e toque no bebê que favorece o vínculo, a diminuição de cólica e estresse, melhoria da qualidade do sono, fortalecimento do sistema respiratório muscular e das articulações do bebê.
Yoga Baby é a prática de Yoga para a mãe junto com o seu bebê, auxiliando na recuperação pós-parto, redução de tensão e dores, proporcionando calma e bem-estar, melhoria do sono e vínculo entre mãe e bebê.
Realizará, também, treinamento de Técnica do Desengasgo de Bebês, na quinta-feira (19), às 14h, na sede do CIAMA Topolândia. O curso é voltado a pais, familiares e/ou cuidadores de bebês de até um ano de vida e será ministrado pela enfermeira do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Danielli Bergman Andrade.
Já o CIAMA Costa Sul comemorará a Semana do Bebê e do Brincar com a realização de palestras na própria unidade, na Avenida Walkir Vergani, n.º 878, em Boiçucanga. Confira as datas, horários, temas e palestrantes: http://www.saosebastiao.sp.gov.br/noticia.asp?id=N1352022145315
Rede pública oferece atendimento especializado para síndrome de Down
“A shantala propicia muitos benefícios para os bebês, como a consciência corporal. No caso dos bebês com síndrome de Down, devido à hipotomia muscular que eles têm e a frouxidão nos ligamentos, a shantala melhora o tônus, a coordenação motora e a consciência do corpo, além de auxiliar no estreitamento do vínculo, pois muitas vezes não é fácil”, explicou Roberta.
Maurício Machado, pai de Miguel, enquanto fazia massagens no filho, lembrou que no início realmente não foi fácil. “A massagem é sempre boa. O CrisDown nos ensinou muito. Nós já tínhamos uma criança que nasceu sem nenhum problema, a Isabela, hoje com 15 anos. Quando soubemos que teríamos uma criança com Down ,foi um choque, mas hoje é só amor”, explicou.
Escolas investem em meditação para auxiliar no controle das emoções
À primeira vista, a Escola Classe da 415 Norte não difere das outras 686 unidades de ensino público do Distrito Federal, com os alunos agitados e cheios de energia. Entretanto, quando as professoras tocam o sino e anunciam que é o "momento de plena atenção", todos sabem que é hora de se acalmar, respirar e se concentrar por, pelo menos, 10 minutos. "Que eu possa estar saudável, seguro, feliz e em paz", repetem os estudantes do ensino fundamental 1, de olhos fechados e coluna ereta, enquanto são guiados pela professora Lígia Fernanda Fruet, ou pela coordenadora da escola, Ana Márcia Correia.
O momento acontece diariamente antes das aulas, com as 14 turmas que compõem o turno matutino e vespertino. Além da prática, algumas professoras também promovem, semanalmente, aulas para que os pequenos conheçam os fundamentos, objetivos e benefícios da prática da meditação no ambiente escolar. Nas aulas, eles aprendem sobre compaixão, autoconhecimento, empatia, gratidão, perdão, e até sobre o funcionamento do cérebro humano. A ideia, com isso, é melhorar o rendimento, a concentração, o bem estar físico e mental, e as relações interpessoais da comunidade escolar.
Toda essa rotina faz parte do método conhecido como "Plena Atenção na Escola" (PAE). A Escola Classe da 415 Norte trabalha com o programa desde 2018, e, no DF, cerca de 55 colégios da rede pública têm professores treinados para aplicar o PAE. Quem trouxe e divulgou o método na capital federal foi a Sociedade Vipassana de Meditação (SVM), em 2016. Hoje, a entidade disponibiliza um curso de formação de condutores a todos educadores interessados em adotar a prática em sala de aula.
A diretora da Sociedade Vipassana, Ana Cláudia Messias, atual coordenadora do programa PAE, é uma das responsáveis pela estruturação e divulgação do método, que é baseado em evidências científicas e em experiências adotadas, com sucesso, no sistema educacional de outros países. "Nós sempre tivemos um curso de meditação iniciante para adultos, e, no final desse curso, as pessoas nos procuravam para saber como poderiam levar essa experiência às crianças, e alguns educadores do curso demonstraram interesse em implementar a técnica nas escolas. Então, por causa da demanda, começamos a estudar como fazer isso, e chegamos ao Plena Atenção, que também é conhecido como mindfulness", explica Ana Cláudia.
Ioga e Meditação na Educação
A Secretaria da Educação de Erechim, por meio do Programa de Educação Integral Castelinho, aliado ao Programa AABB Comunidade, acolhe o Projeto Yoga e Meditação na Educação. O objetivo das ações é oportunizar, aos estudantes das escolas municipais, acesso ao reconhecimento das tecnologias e estruturas biopsicossomáticas do seu próprio corpo, mente e emoções, por meio de técnicas de Ioga e Meditação, que despertam talentos e vocações.
As práticas também estimulam a harmonia e o equilíbrio da produção hormonal pelo organismo como um todo, melhorando sua autopercepção, autoestima, autogestão e, consequentemente, seu desempenho, não apenas escolar, mas em todas as áreas da vida e em todas as dimensões de seus relacionamentos.
A ideia é que o projeto Ioga e Meditação na Educação proporcione momentos e espaços de silêncio aos estudantes, essenciais para que eles possam perceber e observar a si e ao seu entorno, a fim de ampliar seu repertório relacional consigo e com o outro, bem como seu poder de compreensão, de argumentação e síntese.
Ao incorporar a Tecnologia de Ioga, com a Prática Diária (Sadhana), as crianças aprendem a lidar com suas emoções, ansiedades, angústias, tristezas e alegrias, reconhecendo-as como elementos que contribuem imensamente para seus processos de aprendizagem e desenvolvimento, além de estimulá-los a identificar suas próprias dificuldades e transformá-las em desafios naturais do processo de aprendizagem, crescimento e realização pessoal e coletiva.
ASI-UEPG promove palestra sobre detox mental para promoção do bem-estar
“A vida é como um turbilhão que nunca para”. A frase, título do site da palestrante Regina Giannetti Pereira, introduz o tema do próximo encontro promovido pelo Ambulatório de Saúde Integrativa da Universidade Estadual de Ponta Grossa (ASI-UEPG). A atividade “Detox Mental na Promoção do Bem-Estar” acontece na próxima terça-feira (17), às 19h, e conta com Regina como convidada.
O evento faz parte do projeto Em Sintonia Com o Coração e, a exemplo das outras edições, acontece de maneira on-line, via Google Meet. A palestra aborda maneiras de promover bem-estar por meio da técnica mindfulness, base do trabalho de Regina. “Metaforicamente, trata-se de sabermos acessar o nosso centro, enquanto o turbilhão da vida gira em volta, é o que chamo de estar centrado e a chave para isso é o estado mental de mindfulness“, explica a palestrante.
Mindfulness ou “atenção plena” é a prática de se estar no momento presente da maneira mais consciente possível, buscando atenção em cada movimento, situação e respiração. “A prática de mindfulness tem feito toda diferença em minha vida. Realizo as atividades com mais atenção, organização e melhor aproveitamento do tempo”, ressalta. Segundo Regina, a técnica permite estabilizar a mente e as emoções nos momentos difíceis. “Compreendi que meus pensamentos são apenas pensamentos, não verdades absolutas sobre mim mesma ou sobre o mundo, nem previsões do futuro”, completa.
O encontro é aberto a toda a população interessada. As inscrições devem ser feitas pelo formulário aqui.
Pesquisadores ajudam pequenos agricultores a gerar renda por meio de plantas e a preservar biomas brasileiros
Projeto ArticulaFito, desenvolvido pela Fiocruz e o Ministério da Agricultura, ajuda cerca de 600 agroextrativistas em diversos biomas brasileiros.
Pesquisadores da Fiocruz e do Ministério da Agricultura estão ajudando pequenos produtores a gerar renda e, ao mesmo tempo, preservar os biomas brasileiros.
Nas mãos de Leidejany Lopes, o cupuaçu vira chocolate em pó, em barra e em bombom. O açúcar, é da rapadura de cana. Criada no Cerrado, ela aprendeu cedo a aproveitar o que tem por perto.
"A ideia surgiu a partir da vivência que eu tive com a minha avó de fazer a bola de cacau para gente ralar no leite. E aí quando eu vi a amêndoa do cupuaçu, eu tentei comer ela, eu percebi que era possível. Que era a mesma família também do cacau", conta a agroextrativista.
O que era uma tentativa de conseguir renda, se tornou negócio lucrativo depois que ela recebeu apoio do projeto da Fiocruz e do Ministério da Agricultura chamado "ArticulaFito".
Cerca de 600 agroextrativistas, que vivem nos diversos biomas brasileiros, participam dele. Os pesquisadores descobriram que, pelo menos, 30 plantas podem ser usadas. É o maior mapeamento já feito no Brasil. Do Coco Babaçu, por exemplo, pode-se extrair alimentos, cosméticos e produtos de limpeza.
"Em todas as oficinas e todos os processos do projeto ArticulaFito nós temos as universidades, nós temos as instituições de assistência técnica, nós temos técnicos não é, de governo, participando e construindo esse processo", explica a articuladora regional do projeto, Marta Barbosa.
Perto da casa da agroextrativista Míriam Correia, na Serra do Lajeado, a fartura é de Sucupira. Há cinco anos ela decidiu experimentar a planta como óleo medicinal.
Meditação ajuda estudantes na concentração e no relaxamento
Às 9h55 e às 15h25, todas as turmas ouvem pelo microfone as instruções para a meditação. Em cinco minutos, os 740 estudantes da Escola Municipal Maringá, no Pinheirinho, estão tranquilos e prontos para recomeçar as aulas depois do intervalo.
A meditação é conduzida pela professora Franciele Santiago, às segundas e quintas-feiras.
“Vamos nos concentrar agora na respiração”, avisa a professora Franciele, e nas salas de aulas é só silêncio. Por cinco minutos.
Iniciada em 2017, a prática já faz parte do dia a dia da unidade. A professora Veridiana Pellanda, que iniciou a atividade chamada “5′ Minutos – Eu Medito”, explica que, além do benefício imediato de trazer mais tranquilidade, os exercícios de respiração ajudam no autocontrole.
“Ao controlar seu corpo e suas emoções as crianças se tornam mais focadas e serenas”, resume a professora Veridiana.
“Acho muito bom, me relaxa”, conta Amanda Silva, 9 anos. Hoje no 4º ano do Ensino Fundamental, ela participa do projeto desde o início.
Júlia Soares Deon, 7 anos, do 2º ano, é mais nova na prática, mas também já é craque.
Todos juntos
Veridiana e Franciele explicam que o projeto surgiu a partir do contato com a ONG Mãos sem Fronteiras e com a Universidade Federal do Paraná (UFPR).
“A ideia foi aceita pelos profissionais da escola para ser aplicada aos estudantes e toda a comunidade, pelos benefícios à saúde mental e corporal que proporciona”, destaca Franciele.
SINJUSC promove grupo terapêutico em saúde mental no dia 19/05
Nesta quarta-feira, dia 19 de maio, a partir das 19h30, o SINUSC promove novo encontro online da Roda de Conversas Integrativas. Com coordenação de Mateus Graoske, psicólogo clínico e Rossano Lopes Bastos, professor Livre docente e estudioso da psicanálise, os encontros fomentam espaço de fala, escuta e acolhimento para os mais diversos tipos de sofrimento psíquico, relacionados ou não ao trabalho. Para participar, basta ser servidor filiado e fazer inscrição AQUI.
“A Roda de Conversa é um espaço seguro de fala e escuta, em que os servidores podem relatar o seu sofrimento psíquico, como depressão, angústia, ansiedade e outras psíquico patologias que contribuem para a diminuição da qualidade de vida. Nosso papel, enquanto coordenadores, é identificar esse sofrimento, acolher e sugerir instrumentos de tratamento”, explica Mateus Graoske.
Rossano Lopes Bastos acrescenta que os encontros são coletivos como forma de transformar a saúde mental em pauta coletiva permanente de cuidado e também combate a práticas de violência moral laboral que podem desencadear danos à saúde mental do trabalhador.
O QUE É RODA DE CONVERSA INTEGRATIVA?
A roda de TCI constitui-se numa roda de partilha de experiências e sabedoria, na qual o acolhimento e o respeito ao outro é fundamental. Nesse processo todos são co-responsáveis na busca de soluções para sofrimentos e problemas do cotidiano. Todos os comentários são relevantes e incluídos no grupo.
Como funcionará: a Terapia Comunitária Integrativa (TCI) consiste em uma atividade em grupo voltada à promoção do cuidado mútuo, da solidariedade, do acolhimento, da saúde e da educação emocional. São empregadas dinâmicas de escuta compartilhada, troca de experiências e olhares, expressão dos sentimentos e momentos lúdicos.
Durante as rodas, os participantes escolhem um tema comum a todos a ser trabalhado e compartilham suas reflexões acerca dele, além de estratégias individuais de superação.
Sespa promove ações de saúde na Praça da República, pelo Maio Amarelo, em Belém
Sespa foi parceira do Detran em ações alusicas ao Maio Amarelo, campanha nacional de prevenção a acidentes, neste domingo (15)
‘Juntos Salvamos Vidas!’. Esse é o tema da campanha de educação no trânsito, alusiva ao Maio Amarelo de 2022. A partir dele, a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sespa) se uniu ao Detran para uma ação na Praça da República, na manhã deste domingo (15).
A programação começou com uma caminhada que saiu da Praça Barão do Rio Branco, às 8h, e seguiu à Praça da República, onde foi montada uma estação para serviços à população.
Renata Coelho, diretora geral do Detran Pará, destaca a parceria de outras secretarias na ação. “Essa é uma ação de mobilização que estamos fazendo através do Detran Pará, Governo do Estado, e todas as secretarias, para a conscientização das pessoas para um trânsito seguro”.
Alessandra Amaral, coordenadora Estadual de Saúde Bucal e coordenadora do TerPaz pela Sespa, celebrou a atividade em parceria com o Detran. “É muito importante essa integração entre os órgãos do Governo do Estado, é importante valorizar, integrar esses serviços, por que um complementa o outro”.
A Sespa ofereceu serviços de Testagem de ISTs, verificação de glicose e pressão arterial, auriculoterapia, avaliação e orientações sobre nutrição, saúde do homem, saúde no trânsito e saúde bucal. Ao todo 20 servidores da Sespa participaram da atividade.
(...)
Também estava disponível para os usuários a Auriculoterapia, técnica que faz parte das Práticas Alternativas Complementares da Saúde, e consiste na estimulação mecânica de pontos específicos do pavilhão auricular para aliviar dores e/ou tratar problemas físicos e psíquicos e que trás inúmeros benefícios para a saúde do usuário.
Mulheres terão atendimento ginecológico e jurídico em Ceilândia
O segundo andar da Casa da Mulher Brasileira, em Ceilândia, ficará ainda mais movimentado no final do mês de maio. A Secretaria da Mulher (SMDF) realizará no espaço Empreende Mais Mulher uma série de atividades voltadas para a promoção do bem-estar e da saúde feminina.
A agenda conta com aulas de krav maga e defesa pessoal com os instrutores Alisson e Fábio; atendimento jurídico com o especialista em direito previdenciário e cível Jesus Ferreira; oficina de maquiagem e estética com a empreendedora Eliane Moreira; e oficina de auriculoterapia com a fisioterapeuta Saulla Morgana.
São Carlos realiza evento Saúde Mental na Praça
Em celebração ao Dia da Luta Antimanicomial, nesta quarta-feira (18), São Carlos realiza até às 12h, na praça do Mercado Municipal, o evento gratuito e aberto ao público Saúde Mental na Praça.
Estão sendo ofertados serviços de auriculoterapia (uso de agulhas para alívio de dores do corpo e da alma), cantinho da escuta, além de jogos, exposições e apresentações artísticas.
A programação é uma organização das unidades dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do município, através da Prefeitura Municipal de São Carlos.
Ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde é inaugurado em Belém
Unidade é a primeira da Região Norte e recebe pacientes encaminhados pelo consultório farmacêutico
O terapeuta integrativo Bruno Botelho explica que as PICS são integradas ao tratamento que o paciente
No dia 6 de maio, a cidade de Belém (PA) ganhou o primeiro Ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Localizado na Unidade Municipal de Saúde (UMS) do Jurunas, é referência nesse tipo de atendimento, o ambulatório alia técnicas como cromoterapia e aromaterapia ao tratamento convencional, o que produz resultados mais eficazes. A iniciativa é parte do Núcleo de Cuidado Integral à Saúde, uma política do Sistema Único de Saúde (SUS) e é composta por quatro farmacêuticas e dois estudantes de Farmácia.
A farmacêutica Priscila Pinheiro explica que, no consultório farmacêutico, a equipe trabalha muito com a questão do medicamento e com o acompanhamento farmacoterapêutico, mas o principal, o diferencial, se encontra nas alternativas não medicamentosas oferecidas aos pacientes. "Fazemos também o acompanhamento mais racional, com o propósito de desmame, de aconselhamentos, e a questão das Práticas Integrativas e Complementares, que inauguramos no ambulatório de PICs, o primeiro da região Norte a ter essa vertente. E é por meio do consultório de farmácia clínica que esses pacientes são encaminhados para as práticas integrativas".
Realizada cerimônia de retomada e ampliação do Programa Academia da Saúde
Na manhã desta terça-feira (17), ocorreu na Associação de Moradores da Rua Bulcão Viana e Adjacência (Ambavia), a cerimônia de reativação e ampliação do Programa Academia da Saúde (PAS). O projeto já existia, mas devido a pandemia do Convid-19 precisou paralisar as atividades por dois anos. Além dos pólos nos bairros Santa Terezinha e Santa Luzia as ações foram ampliadas para as Unidades Básicas de Saúde dos bairros: Maluche, Dom Joaquim, Steffen e Paquetá.
A Academia da Saúde consiste na implementação de espaços públicos conhecidos como pólos, que propõe a prática de exercícios físicos com o propósito de contribuir para a promoção da saúde, na prevenção de doenças crônicas e agravos não transmissíveis. As ações desenvolvidas não se restringem às práticas corporais, também existem os grupos de educação em saúde, práticas integrativas e complementares, práticas artísticas, culturais e promoção da alimentação saudável. E são destinadas às crianças, adolescentes, adultos e idosos.
O vice-prefeito, Gilmar Doerner, disse estar feliz com a retomada do programa. “É mais um momento importante para a administração, com esse projeto, estamos pensando na prevenção de doenças. Parabenizo as equipes que atuam e vão atuar e a Secretaria de Saúde pela iniciativa”.
Entre as modalidades estão as práticas corporais, ou seja, pilates, treinamento funcional, voleibol adaptado para idosos, caminhada, corrida, exercícios de fortalecimento para coluna, exercícios resistidos, aeróbicos e de alongamentos para Idosos. Práticas integrativas e complementares, o yoga adulto e yoga para crianças, desafio kids, psicomotricidade, dança, iniciação esportiva ao futebol, iniciação esportiva ao voleibol.
Dia da Luta Antimanicomial é marcado por Seminário que discute garantia de direitos fundamentais das pessoas com sofrimentos mentais
A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Saúde e com o apoio da Secretaria de Cultura, realizará na próxima quarta-feira (18), o VII Seminário de Saúde Mental, com o tema: "Desmascarando a hipocrisia: loucura é verso, é liberdade, poesia". A ação acontecerá no Cineteatro Municipal (antigo SESI), a partir das 08 horas.
A programação visa dialogar com a comunidade sobre desinstitucionalização da loucura. O momento acontecerá em prol do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, um marco no cuidado em liberdade às pessoas com sofrimento mental e na garantia de direitos fundamentais.
Após a palestra, haverá, na Praça Gomes Freire, apresentações, show de talentos com os usuários, Práticas Integrativas e Complementares do SUS (PIC’s) e, em seguida, o cortejo seguirá até o Centro de Atenção Psicossocial I, para encerrar as atividades do dia em prol da data comemorativa.
LUTA ANTIMANICOMIAL
O Movimento da Luta Antimanicomial visa buscar os direitos das pessoas com sofrimento mental. A partir disso, essa combate às ideias que as pessoas com transtornos mentais devem ser isoladas e coagidas a tratamentos que ferem os direitos humanos. Todos os cidadãos têm o direito fundamental à liberdade, a viver em sociedade, além de receber cuidado e tratamento sem que, para isso, tenham que abrir mão de seu lugar como cidadãos.
Anvisa abre consulta para revisar regulamentação de fitoterápico
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está com consulta pública aberta para o envio de contribuições que vão subsidiar a atualização do texto da Maytenus ilicifolia Mart. ex Reissek do Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira. O nome científico se refere à planta popularmente conhecida como espinheira-santa.
Nativa da Região Sudeste do Brasil, suas folhas são muito utilizadas no tratamento de doenças estomacais.
Como participar
Os interessados têm até o dia 24 de junho para enviar contribuições, por meio de formulário específico disponibilizado pela Anvisa. As contribuições recebidas, exceto os dados pessoais informados pelos participantes, são consideradas públicas e de livre acesso.
Комментарии