top of page
Foto do escritorDaniel Amado

Notícias das PICS no SUS - Semana do dia 23 de Maio de 2022

Atualizado: 26 de mai. de 2022



Formação em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde(PICS) e suporte ao SUS


O GT Racionalidade Médicas e PICS da Abrasco, promove junto a TV Abrasco, um Ágora, debate sobre a formação em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, dia 26 de maio, confira:


Convidados:

Gabriela Carrillo Lins de Andrade, consultora técnica da Coordenação de Alimentação e Nutrição / MS


Emílio Telesi Junior, idealizador da Residência Multiprofissional em Práticas Integrativas e Complementares da SES/SP

Inês Nascimento de Carvalho Reis, Forma PICS / FIOCRUZ


Coordenação:

Fatima Sueli Neto Ribeiro, coordenadora do GT Racionalidade Médicas e PICS/ Abrasco, GEPEPICS /UERJ




Fórum do PICS na Pauta


Vocês já se inscreveram no fórum do PICS na Pauta?

Fórum das PICS Bem-vindo.

Conheça o fórum e junte-se às discussões.



PICS na Pauta com Daniel Amado conversa com Emílio Telesi Júnior 24 de maio às 20h


No contexto do mês das PICS e da comemoração dos 16 anos da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS – PNPIC, PICS na Pauta conversa com Emílio Telesi Júnior


Vamos conversar sobre as Práticas Integrativas e Complementares no município de São Paulo, sua história de implantação, os desafios e avanços. Também vamos conversar sobre o cuidado e a inovação na formação em PICS na Atenção Básica a partir da Residência Multiprofissional em PICS da secretaria municipal de saúde.


Emílio é médico sanitarista, Doutor em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP. possui mestrado em Atenção Primária em Saúde pela Faculdade de Medicina da USP. Também é especialista em Medicina Tradicional Chinesa. Ele também coordenou as PICS no município de São Paulo.


Não perca este PICS na Pauta!





4º Aulão com Daniel Amado - Práticas Integrativas na Atenção Primária: Uma mudança no modelo de cuidado 25 de Maio às 19h


Nesse aulão vamos conversar sobre como as práticas integrativas contribuem com a atenção primária à saúde, mas sobretudo, como a implementação das PICS pressionam por uma mudança no modelo de cuidado;



Aula aberta na Faculdade de Medicina debate tradições indígenas de promoção à saúde


A relação entre o saber indígena e a medicina ocidental será tema de uma roda de conversa no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG, no dia 31 de maio, a partir das 17h30. Aberto a todos e sem necessidade de inscrição prévia, o evento tem como tema “Os povos Huni Kuĩ/Kaxinawá e Omágua/Kambeba: Tradições e Rituais de Tratamento e Cura” e conta com a apresentação da médica Adana Omágua (nome ocidental: Danielle Soprano) e o estudante de Medicina Otávio Kaxixó, além do coordenador da aula e professor do Departamento de Medicina Preventiva e Social (MPS) da Faculdade, Ulysses Panisset. Ainda participam os indígenas Bane e Nixiawaka do povo Huni Kuĩ.


A roda de conversa faz parte da disciplina Perspectivas Globais da Saúde Indígena, ofertada pelo MPS no contexto de formação transversal internacional da UFMG e coordenada pelo professor Ulysses Panisset. De acordo com ele, esse será o encontro de duas culturas, com diferentes perspectivas em saúde: a da medicina ocidental, baseada na evidência científica; e a outra da medicina indígena que usa como parâmetros a natureza e a espiritualidade. “São dois paradigmas, mas que podem se beneficiar. Inclusive há evidências sobre essa contribuição, como os estudos de plantas medicinais e os princípios ativos”, comenta.


O professor ressalta que o objetivo, tendo em vista a própria história do Brasil e os oito alunos indígenas que estudam na Faculdade de Medicina, é ampliar a discussão sobre as tradições dos povos originários e suas contribuições, incluindo as ações e conhecimentos em promoção de saúde. Com as apresentações dos convidados sobre a visão dos seus povos, tradições, rituais de cura e suas vivências pelos dois “universos”, usando também o canto, o evento promove mais visibilidade e identificação das interfaces entre os dois saberes.




Meditação e Reiki marcam o “Maio das PICS”: Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, no Hospital Clériston Andrade


Com o tema “Florescer nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde”, a Secretária da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), com o apoio da rede PICS/BAHIA, está realizando até o dia 28, o II Maio das PICS. No Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) várias ações estão sendo realizadas, visando a saúde e bem-estar dos trabalhadores da saúde. As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças e em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em doentes crônicos.


De acordo com Ivani Almeida, coordenadora do Serviço Integrado de Atenção à Saúde do Trabalhador (SIAST), a unidade foi uma das pioneiras no oferecimento de PICS para os trabalhadores, no entanto durante a pandemia sentiu-se a necessidade de ampliar a oferta deste tipo de tratamento. “Hoje ao todo são oferecidas 29 Práticas Integrativas e Complementares, de forma integral e gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde. No HGCA, temos Massoterapia, Auriculoacupuntura, Acupuntura, Aromaterapia, Cromoterapia, Yoga, Reiki, Meditação, Ventosaterapia e Reflexologia Podal”, disse Ivani.


Na opinião dela, o número de afastamento de trabalhadores e de adoecimento por questões dores físicas e questões emocionais diminuíram significativamente após a implantação das PICS na unidade. “Hoje temos o Espaço do Cuidado, local onde diariamente realizamos atendimento através das PICS aos trabalhadores. Posso afirmar que houve uma redução em torno de 50 % dos afastamentos por doenças osteoarticulares. No entanto, nossa maior conquista é a valorização destes servidores que durante toda a pandemia dedicaram sua vida ao cuidado do outro e que agora está tendo a oportunidade de ser cuidado mesmo estando em seu ambiente de trabalho. Isso não tem preço”, comemorou Ivani.




Saúde do Trabalhador: Trabalhadores são tratados através da técnica da acupuntura auricular


O que já era bom, vai ficar ainda melhor. A direção da Federação Nacional dos Trabalhadores Celetistas nas Cooperativas no Brasil – Fenatracoop colocou em funcionamento mais uma unidade móvel da acupuntura auricular. A partir de agora, duas unidades vão realizar os atendimentos dos trabalhadores em cooperativas. Nesta quarta-feira (25), as duas unidades móvel estão atendendo os trabalhadores da cooperativa C.Vale na cidade de Palotina. Uma unidade está atendendo em frente à sede do sindicato Sintrascoopa e a outra está atendendo no estacionamento do abatedouro de aves da cooperativa. “Com essas duas unidades, vamos poder levar o benefício do tratamento com a técnica da acupuntura auricular a um número ainda maior de trabalhadores.


Esse é o papel de um sindicalismo sério e forte que, além de lutar e defender os diretos, também cuida da qualidade de vida dos trabalhadores”, afirma o presidente da Fenatracoop Mauri Viana Pereira.


A acupuntura auricular trata e previne diversas doenças como: dores na coluna, mãos, braços, ombros, pernas, joelho, quadril, dores de cabeça, TPM, tratamentos de alergias de pele, alergias respiratórias, tratamento para ansiedade, síndrome do pânico e obesidade, além de tratar seqüelas pós covid-19 e LER, DORT, entre outras enfermidades relacionadas ao trabalho.




Moderna e ampla, nova UBS do Rio Verde é entregue para a população

A Prefeitura Municipal de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SEMSA), inaugurou na tarde desta terça-feira, 24, a nova Unidade Básica de Saúde do Bairro Rio Verde, localizada na Rua JK, esquina com a Minas Gerais. A unidade recebeu o nome de um dos médicos pioneiros do município de Parauapebas, Dr. Bento Torres Pinto, que durante sua trajetória de trabalho foi exemplo de profissional íntegro e um grande parceiro da Saúde.


A UBS Dr. Bento Torres Pinto é composta por quatro equipes de estratégia de saúde da família, responsáveis pela cobertura de cerca de 16 mil pessoas e com capacidade de atendimento diário para 500 pessoas. No local também serão ofertados serviços de acolhimento à demanda espontânea, administração de medicamento oral e injetável, aferição de pressão arterial, atendimento em urgência básica (curativo, febre, dor aguda, incisão e drenagem de abcesso, diarreia, desidratação, vômito, dor de cabeça, troca de sonda, dentre outros), coleta de exames laboratoriais e citopatológicos, consulta individual e compartilhada, dispensação de medicamento, emissão de cartão SUS, grupo de educação em saúde, marcação de consulta, exame especializado e cirurgia eletiva, medição de glicemia capilar, nebulização, observação 8 h, práticas integrativas e complementares, prevenção e promoção de saúde na escola, procedimento e pequena cirurgia, retirada de ponto, terapia de reidratação oral, vacinação, vigilância, prevenção e controle das doenças, violências e acidentes, visita e atendimento domiciliar.





Pintar é terapia que pode aliviar sintomas físicos e psicológicos; CCC incentiva pacientes e colaboradores a realizar atividades manuais


Além da oportunidade de desenvolver e expandir negócios, atividades manuais e de estímulo à criatividade como a pintura funcionam como aliados no combate a doenças mentais como depressão, ansiedade e exaustão, além de dores físicas e emocionais. Ana Suelen Nascimento, 37, que está internada na Casa de Cuidados do Ceará (CCC), equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), sabe bem da importância da prática.


A paciente, em tratamento para curar pneumonia e hipertensão pulmonar, tem o hábito de pintar desde a infância. Na unidade estadual, ela segue com o exercício – sendo acompanhada por profissionais de saúde. “Gosto de pintar para passar o tempo e também para esquecer as lembranças ruins. Sempre que lembro de algum acontecimento ruim, vou pintar para esquecer. Faço isso praticamente todos os dias, durante tempo indeterminado, até cansar”, conta. Quando sente vontade de brincar com as cores, Suelen pede à equipe da CCC para imprimir desenhos disponíveis na internet.


Arteterapia


Antes sugerido para crianças durante o aprendizado escolar, pintar é cada vez mais incentivado para adultos, visto que promove o alívio do estresse e diminui a ansiedade. Segundo a literatura psicológica, a pintura é uma forma de arteterapia. “Ela ativa a dopamina, neurotransmissor associado ao bem-estar, e inibe a amígdala, que é ativada cada vez que sentimos medo ou tensão, por isso, o hábito promove sentimentos de calma, alívio e expressão das emoções. A arte é uma forma de expressão, pois o autor desenvolve no papel aquilo que está sentindo”, explica Ariana Matias, psicóloga da unidade de cuidados.


A profissional alerta, porém, que a atividade não substitui a terapia clínica. “Pintar é um hábito que é um aliado no cuidado à saúde mental, mas, diante de qualquer sintoma ou doença mental diagnosticada, é preciso ter acompanhamento de um psicólogo, que vai indicar as alternativas mais viáveis de acordo com o caso do paciente. O profissional vai avaliar a melhor forma de expressão dos sentimentos da pessoa, seja por meio da fala, da gesticulação ou da arte. O importante é buscar o cuidado com a saúde mental”, reforça.


Humanização


A Casa de Cuidados do Ceará também possui grupos voltados para arteterapia e outros processos terapêuticos. Os coletivos são formados por cuidadores ou por quem está recebendo assistência.

Além disso, a equipe de Humanização do equipamento desenvolve o Projeto Talentar. A iniciativa busca promover os talentos da Casa por meio da descoberta de habilidades e contempla profissionais, cuidadores e usuários do serviço. As pinturas de Suelen, portanto, já estão expostas no corredor próximo ao leito da paciente.

“O Projeto Talentar existe desde novembro do ano passado e já contemplou diversas pessoas da Casa. É uma forma de divulgar o trabalho delas, valorizar esses talentos e incentivar que outras pessoas também busquem novas habilidades. Apoiamos o profissional ou o paciente que queira mostrar seu talento aos demais”, diz Kamylle Guanabara, terapeuta ocupacional da CCC.




Clínica-escola Coração Azul inicia testes para atendimentos de crianças com TEA


Com descontração e atividades lúdicas, cerca de 40 estudantes da rede municipal de ensino puderam experimentar como será o atendimento na clínica-escola Coração Azul. A programação ocorreu nesta terça-feira (24) e foi organizada para ajudar a estabelecer o fluxograma de atendimentos. Ação ofertou aulas de musicoterapia, psicomotricidade e atividades na sala sensorial.


A dona de casa Valdirene Garcia, de 28 anos, é mãe do Daniel Vítor, estudante de 5 anos da escola Profª Ubiraci Cordeiro, e conta que o filho estava sem qualquer tipo de atendimento clínico até então. Daniel é uma das crianças sem diagnóstico fechado que, com o atendimento multiprofissional, poderá ter o encaminhamento correto.

“Estou muito feliz de finalmente conseguir um espaço completo para meu filho. Com a demora para o diagnóstico, ele não conseguiu os tratamentos específicos para avançar na idade certa. Agora, isso poderá ser ajustado”, afirma a mãe.

O ambiente da clínica-escola é completamente adaptado para acomodar as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e isso vai desde o planejamento arquitetônico do espaço até a pintura, com cores serenas. É um espaço pensado no acolhimento, que leva em consideração as sensibilidades das crianças autistas.

A Coração Azul contará com equipe multiprofissional, incluindo psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, educadores físicos e outros, que ofertará atendimento especializado a pacientes com TEA.

A fisioterapeuta Agnes Araújo, de 28 anos, faz parte da equipe e diz estar empolgada por poder participar da primeira clínica-escola de Macapá.

“É uma honra para nós que trabalhamos com crianças especiais estar na linha de frente dessa iniciativa. A equipe inteira está empenhada em ofertar o melhor atendimento possível”, destaca.

Inclusão

A clínica-escola foi inaugurada em maio e atenderá, inicialmente, 200 estudantes da rede municipal de ensino. A seleção dos estudantes levou em consideração dados fornecidos pelos pais e pelas escolas no momento da matrícula, buscando atender às crianças em maior vulnerabilidade social.

Esse é o primeiro centro educacional e clínico especializado em TEA de Macapá e a Prefeitura já estuda implantar outras unidades na cidade para promover maior cobertura aos estudantes com autismo das escolas públicas municipais.

As ações no espaço são realizadas de forma conjunta entre as secretarias municipais de Educação (Semed) e Saúde (Semsa), e os estudantes serão atendidos no contraturno das aulas.

Serviço

O espaço funciona na Av. Procópio Rola nº 1176, no bairro Central.





Clínica Escola Integrada terá atendimento gratuito em auriculoterapia

A partir de 1º de junho, membros de toda a comunidade poderão receber atendimento gratuito em auriculoterapia na Clínica Escola Integrada da UFMS. Os horários serão às quartas-feiras, entre 13h30 e 16h, e às quintas e sextas-feiras entre 8h e 16h30, com intervalo entre 10h30 e 13h30. Interessados devem fazer o agendamento prévio pelo e-mail pics.inisa@ufms.br.


A auriculoterapia consiste em uma técnica da medicina tradicional chinesa natural e não invasiva, por meio da qual pontos da orelha são estimulados com a aplicação de sementes de mostarda. “É uma terapia utilizada para reorganizar a energia do corpo, melhorando queixas como ansiedade, depressão, tratamento de doenças crônicas como hipertensão, diabetes, cansaço, dores locais, entre outros. Não substitui o tratamento farmacológico ou outro indicado pelo médico ou outro profissional da saúde. Pode ser usada também por quem não tem queixas, mas quer manter a saúde e qualidade de vida”, explicou o coordenador do projeto de extensão “Ambulatório de práticas integrativas e complementares (Pics)”, Nathan Aratani.


O projeto existe desde 2020, iniciou com atendimentos aos profissionais de unidades básicas de saúde e em 2021 com atendimentos voltados à comunidade universitária e familiares. Ainda segundo o docente, a auriculoterapia é incentivada hoje no Brasil pelo Ministério da Saúde por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, que reúne outras 28 práticas.


O atendimento na UFMS será feito por estudantes de Odontologia e de Enfermagem de diversos períodos, que estão aptos e capacitados para acolherem os interessados. “Eles já passaram por formação e aprovação na disciplina de Auriculoterapia que eu ministro, serão acompanhados por uma fisioterapeuta graduada, também com experiência na área, e atuarão sob a minha supervisão”, informou o professor.


Na consulta, os pacientes serão avaliados para a identificação dos possíveis pontos na orelha que precisam de estímulo, então serão colocadas as sementes para que o paciente possa, durante um período de cinco ou seis dias, manter o equilíbrio ou reequilibrar seu corpo. A duração do tratamento irá depender do tipo de doença e da evolução do paciente.





Boa Vista é premiada na III Mostra Paraíba Aqui tem SUS

O trabalho foi apresentado pelo musicoterapeuta Jardiel Araújo e tem como tema a história do NAISM, um serviço especializado em saúde mental


O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB) e a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) realizaram nesta quinta (12) na cidade de João Pessoa a III Mostra Paraíba Aqui tem SUS e reuniu dezenas de gestores e técnicos em um espaço de troca de experiências sobre gestão e organização de serviços de saúde. Foram classificados 60 trabalhos municipais e estaduais e entre eles Boa Vista teve dois apresentados durante a programação do dia e levou a premiação na modalidade 1 com o título “Aqui o SUS acontece: Implementação do Núcleo de Atenção Integral à Saúde Mental”.


O trabalho foi apresentado pelo musicoterapeuta Jardiel Araújo e tem como tema a história do NAISM, um serviço especializado em saúde mental em Boa Vista, custeado com recursos próprios que foi idealizado em 2017 pela primeira-dama Carol Gomes e vem sendo destaque no país inteiro ao longo desses anos pela abordagem multiprofissional e completa de atendimentos no município. Um segundo trabalho também foi apresentado na Mostra, tendo como título “A Musicoterapia na Intervenção Precoce para redução de danos causados pelo distanciamento social”.


“Como idealizadora do NAISM tendo a ideia abraçada prontamente por outras pessoas que verdadeiramente acreditam em pessoas, sinto-me extremamente emocionada por tal reconhecimento e por saber que Boa Vista atualmente sente, de forma prática, os avanços na saúde mental da sua população” afirmou Carol Gomes sobre a premiação no evento.


A III Mostra Paraíba Aqui tem SUS teve como objetivo a troca de experiências e reflexões sobre gestão e organização de serviços de saúde, estimular, fortalecer e divulgar ações do COSEMS-PB e da estratégia de apoio à gestão municipal, com vista ao fortalecimento do SUS na Paraíba.


A Secretária Municipal de Saúde de Boa Vista, Luisa Porto, também esteve no evento representando o compromisso da gestão em ampliar e melhorar o serviço de saúde mental do município. Nos próximos meses será entregue uma nova sede para o NAISM que está sendo construída para atender a demanda de espaço de qualidade dos serviços.


Atualmente, além do médico psiquiatra o serviço de saúde mental de Boa Vista conta com uma equipe especializada e multidisciplinar no atendimento a crianças, jovens, adultos e idosos com acompanhamentos individuais e em grupo de arteterapia, musicoterapia, psicologia, fono, enfermagem, psicomotricidade e psicopedagogia.




Itajaí recebe 1º Encontro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde


O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Saúde e em parceria com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), promove o 1º Encontro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no dia 8 de junho (quarta-feira). A programação do evento inicia às 8h com oficinas, exposições e técnicas terapêuticas. O evento é gratuito e acontece no Teatro Adelaide Konder, no campus da Univali em Itajaí. Interessados devem realizar a inscrição neste link.


O encontro tem como objetivo divulgar as práticas integrativas e complementares em saúde (PICS) à comunidade, além de integrar experiências de ensino, pesquisa e extensão. No município, essas terapias são ofertadas pelo Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CEPICS) desde 2008. Os recursos buscam prevenir e tratar diversas doenças.


Ao longo de todo dia, mais de 20 oficinas serão oferecidas gratuitamente para apresentação das PICS à população. Auriculoterapia, fitoterápicos, reiki, dança circular, terapia comunitária integrativa, Yoga, aromaterapia, plantas medicinais, acupuntura e outras práticas estão na programação do encontro.






Cremero reúne profissionais de Rondônia e Acre para congresso de Medicina da Família


Três dias de participação ativa entre alunos e profissionais da saúde contemplaram o II Congresso de Medicina da Família e Comunidade de Rondônia, realizado pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia em parceria com o programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade da UNIR.


De acordo com o Prof. Ms. Arlindo Gonzaga, no total foram seis palestras no período noturno e quatro cursos no período vespertino que reuniu profissionais da saúde de Rondônia e Acre. “Os temas escolhidos estão relacionados ao fluxo de atendimento atual, como adolescentes e população LGBTQIA +, considerados hoje público invisibilizados na atenção primária. Os cursos atenderam também a necessidade compartilhada pelos profissionais exigida pela demanda, com qualidade na assistência”, ressaltou o médico organizador do evento.


A especialidade é carente de eventos como esse que abordam de forma clara assuntos de violência e gênero. “Sem dúvida alguma, o acolhimento e atendimento à população LGBTQIA + foi o dia mais esperado. O desconhecimento de todos envolvidos no tema, sem conhecimento de manejo e estratificação de risco estão entre as maiores dificuldades para poder resultar em um atendimento de qualidade e com resolutividade para o paciente e sua família”, acrescentou.


Entre os cursos, o mais procurado foi o de Auriculoterapia que trata o alívio para dores do corpo e da alma como parte das práticas integrativas e complementares da atenção primária.




Ainda há vagas para o 4º Workshop de Plantas Medicinais em Jaraguá

Essa edição vai focar em plantas auxiliares no tratamento de sintomas respiratórios


A Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul está com inscrições abertas para o 4º Workshop de Fitoterapia com o tema “Plantas medicinais auxiliares no tratamento de sintomas respiratórios”. O evento vai acontecer de 18 a 30 de maio, com 15 vagas por dia.


A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo e-mail fitoterapia@jaraguadosul.sc.gov.br, com as seguintes informações no corpo do e-mail: nome completo, telefone e dia escolhido para fazer o workshop. A inscrição também pode ser feita por telefone, 3307-5864, de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas. Os dias e horários ainda disponíveis do 4º Workshop de Plantas Medicinais estão listados abaixo. Escolha o melhor dia e faça a inscrição gratuita! O local do evento é Rua Marina Frutuoso, 740, segundo andar, fundos do Angeloni velho.





SES realiza Seminário de Integração das Políticas da APS e Promoção da Saúde


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, realiza nesta segunda-feira (23), o ‘Seminário de Integração das Políticas da APS e Promoção da Saúde’. O encontro acontece no Hotel Vale Verde, em Campo Grande.


Segundo o secretário de Estado de Saúde, Flávio Britto, o Seminário Integrado tem como objetivo alinhar as propostas das diversas áreas visando o fortalecimento da Atenção Primária. “Este seminário vem de encontro com a implementação do Previne Brasil, cujo o propósito é a integração das ações das áreas de trabalho”.

A coordenadora de Ações em Saúde da SES, Karine Cavalcante da Costa, destaca que o seminário envolve seis áreas de atuação da SES. “Participam as áreas da Alimentação e Nutrição, Equidade no SUS, PICs (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde), Saúde da Criança, Atenção Primária em Saúde e o Sistema Prisional. É um seminário bem diferente e participativo”.


Segundo a gerente da Gerência Estadual de Alimentação e Nutrição, Maria Aparecida de Almeida Cruz, este é o segundo seminário realizado neste ano. “O primeiro aconteceu em abril, fizemos este segundo em maio e faremos o outro em junho. A proposta do seminário é fazer com que cada participante possa planejar suas ações em seus municípios”.


O nutricionista da Gerência de Alimentação e Nutrição, Anderson Holsbach, ressalta que é uma oportunidade para sensibilizar profissionais e gestores. "Com objetivo para promover a alimentação saudável no território, visto que os programas, ações e estratégias da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) são transversais".




Hospital Santa Isabel utiliza musicoterapia no processo de tratamento de pacientes


A música tem sido uma aliada importante no processo de tratamento de pacientes internados no Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), administrado pela Prefeitura de João Pessoa. Na tarde desta segunda-feira (23), mais uma edição do projeto de musicoterapia foi realizada, para alegria dos pacientes.


A iniciativa é desenvolvida por um grupo de profissionais do hospital, que leva música e orações aos pacientes internados na UTI Cardio São Francisco e em enfermarias, toda segunda-feira. “A música é um dos aspectos da arte que tem contribuído, decisivamente, no processo terapêutico e educativo dos paciente”, garante a enfermeira Grazi Ferreira, coordenadora da UTI Cardio São Francisco.

E os benefícios da musicoterapia são vários, afirma a profissional da saúde. “O uso desta ferramenta é apontado, entre outros métodos, como uma abordagem não farmacológica efetiva para o controle da dor e do estresse, por se caracterizar como um método de distração e estar entre as estratégias mais eficazes, apresentando melhoria no quadro dos pacientes internos”, ressalta Grazi Ferreira.

Ao lado de outros cinco profissionais, ela integra o grupo composto ainda por Cleber Miguel (almoxarifado); Jaliany Firmino (secretária da UTI); Davi Braz (técnico em radiologia); Patrícia Moreira (laboratório) e Antônio Euzébio (Recursos Humanos).


O trabalho sempre é feito após a visita dos familiares dos internos. “É quando os pacientes ficam emocionalmente abalados ao verem a família ir embora. Então, entramos com a musicoterapia, para aliviar a dor e acalentar”, explica Grazi.

Tanto carinho e atenção são retribuídos em depoimentos de gratidão, como fez Dona Dalva da Silva, que ficou 10 dias internada na UTI. “Deram-me muito amor. Eu tive tudo que é bom no hospital, o melhor tratamento, alimentação, medicação, cuidado e carinho. Passam amor demais”, disse a paciente.




Nova Petrópolis realizou a 9ª Semana de Luta Antimanicomial

De 16 a 20 de maio, Nova Petrópolis realizou atividades alusivas à 9ª Semana de Luta Antimanicomial. A programação organizada pela equipe do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) envolveu oficinas terapêuticas, yoga, caminhada, roda de conversa e a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Nova Petrópolis.

Conforme a coordenadora do Caps, a psicóloga Carina Correa da Silva, a Semana de Luta Antimanicomial se ocupa lutar contra o modelo de atenção em saúde mental centrado no tratamento com internações de longa permanência em manicômios. “Também é um tempo de celebrar e dar luminosidade a todas as inciativas e atividades que vão na contramão disso, como as oficinas terapêuticas e os diversos espaços e atividades que propiciem a inserção dos usuários”, afirma a coordenadora.


As oficinas terapêuticas realizadas durante a semana envolveram confecção de cartazes e horta. Em outro momento, usuários do caps participaram de uma sessão de yoga. Na quarta-feira, 18 de maio, o tema “saúde mental começa na infância” foi debatido em uma roda de conversa aberta ao público. E para dar visibilidade à Luta Antimanicomial, na manhã da sexta-feira, 20, aconteceu uma caminhada pelas ruas do Centro, marcando o encerramento da programação. Durante a atividade, profissionais e usuários carregaram cartazes confeccionados na oficina e distribuíram sementes de girassol.


Também na manhã da sexta-feira, durante a oficina de horta, aconteceu o plantio da árvore-símbolo do evento. A bergamoteira plantada nas dependências do Caps de Nova Petrópolis foi doada pelo Viveiro Bom Pastor. A atividade contou com a contou com a participação do prefeito Jorge Darlei Wolf e do vice-prefeito e secretário de Saúde e Assistência Social, Martim Wissmann.




Secretaria de Saúde realiza ação em parceria com a Polícia Militar nesta quarta-feira


A Secretaria de Saúde de João Pessoa realiza, nesta quarta-feira (25), o ‘Dia de Cuidar’, em parceria com a Polícia Militar da Paraíba (PMPB). A ação integra uma programação comemorativa aos 190 anos da Corporação e contará com diversos serviços de saúde direcionados aos policiais militares. A atividade terá início às 7h30 e segue até as 12h, no Centro de Educação da PMPB, em Mangabeira.


De acordo com o coordenador de Saúde do Homem da Capital, Késsio Brito, a ação tem como foco a promoção e prevenção da saúde. “Será um cuidado voltado ao contingente dos policiais de João Pessoa que, em sua maioria, são homens e inseridos num contexto em que a população masculina não procura o cuidado preventivo, para que possam cuidar da saúde de forma integral”, afirmou.

Durante a atividade será disponibilizada testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites virais; vacinas contra influenza, hepatite B e DT; avaliação nutricional; verificação de pressão arterial e glicemia capilar. Também será ofertada a prática de atividades físicas e práticas integrativas e complementares à saúde.


“A ação visa prestar os cuidados para os nossos agentes da lei e da ordem e, desta forma, retornar à sociedade um efetivo policial saudável e motivado para exercer seu papel de forma mais efetiva e humanizada”, destacou o coordenador de Saúde do Homem.


Saúde do Homem – Dentro da esfera de atenção à saúde da população, a Secretaria de Saúde de João Pessoa possui uma área técnica voltada exclusivamente para a saúde do homem. Entre os objetivos, está o estímulo ao autocuidado e a importância da prevenção à saúde. A área técnica atua com políticas públicas direcionadas à população masculina nos diversos serviços de saúde da rede municipal, sobretudo, na Atenção Básica, porta de entrada para o atendimento no SUS.

Polícia Militar lança programa de saúde preventiva para os policiais militares da PB


A Polícia Militar lança, nesta quarta-feira (25), um programa de saúde preventiva voltado para os policiais militares, que passarão a ser acompanhados por equipes multidisciplinares da PM ao longo de sua trajetória profissional. O lançamento, que está sendo chamado como “Dia de Cuidar de Quem Cuida de Você”, deve atender de imediato quase 1 mil policiais.


Em João Pessoa, os serviços e ações serão realizados no Centro de Educação da PM, a partir das 8h, no bairro de Mangabeira, onde serão atendidos mais de 400 policiais. Eles terão consultas com clínico geral, ortopedista e dermatologista; testes rápidos de glicemia e COVID; vacinação para todo cronograma vacinal; sessões de fisioterapia e auriculoterapia; avaliação de bioimpedância; além de palestras de prevenção à saúde, aulas de hit box e corte de cabelo. O Dia D acontecerá também nas cidades de Campina Grande, Patos e Guarabira.


Assim que assumiu o comando-geral da Polícia Militar da Paraíba, o coronel Sérgio Fonseca, criou, no mês de abril, a Comissão de Saúde preventiva da PMPB, que será responsável por realizar ações de promoção à saúde do policial e prevenção de doenças e fatores de risco aos integrantes da tropa.


Atualmente, os casos que mais acometem policiais estão relacionados à pressão arterial, problemas cardiovasculares e diabetes.


Com o programa, cada policial passará a ter uma ficha de saúde individualizada e mensalmente a corporação vai promover um ‘Dia D’ com serviços médicos e laboratoriais em cada unidade da PM, para, assim que registrar alguma enfermidade, acolher e cuidar através do quadro médico da corporação. Além disso, será implantado um programa continuado de atividade física.


Outras ações – Em Campina Grande, já está pronto para ser inaugurado o Núcleo Setorial de Saúde, que funcionará na sede do 2º Batalhão, com salas de odontologia, para atendimentos clínicos de várias especialidades, laboratório e sessões de fisioterapia.





Encontro que visa promover uso seguro das plantas medicinais será nesta sexta-feira em Urussanga


Com o objetivo de promover o uso seguro das plantas medicinais e a prática do autocuidado através da troca de saberes e conhecimentos entre universidade, comunidade e profissionais da área da saúde, a Prefeitura de Urussanga, através da Secretaria de Saúde Municipal, em parceria com o curso de Farmácia da Unesc, realiza nesta sexta-feira, dia 27, a "Quinta do Chá".


Segundo a Coordenadora da Assistência Farmacêutica, Gabriella Peraro Cemin, o encontro leva esse nome, pois ocorre sempre na última quinta-feira de cada mês, mas devido ao feriado de aniversário do município neste dia 26, a reunião foi transferida. Com início às 14 horas, o evento será realizado no Centro Comunitário da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição e é aberto à toda população.


Neste encontro, a equipe abordará duas plantas: A Passiflora edulis Sims (maracujá azedo) e a Passiflora alata Curtis (maracujá doce). "Vamos abordar os aspectos botânicos, terapêuticos, uso popular, estudos científicos e também o método de plantio e cultivo das espécies", explica a coordenadora.


O objetivo é proporcionar um tratamento complementar à população, através da fitoterapia. "Hoje em nosso município já utilizamos alguns medicamentos fitoterápicos, como a Mikania glomerata (Guaco), Isoflavona, Harpagophytum procumbens e o Plantago ovata, todos pertencentes a relação municipal de medicamentos disponibilizados através da Farmácia Municipal", salienta Gabriella.

Segundo a coordenadora, outra meta da equipe, é a implantação da Horta terapêutica, que será anexa ao CAPS. "Lá teremos várias plantas medicinais que estarão disponíveis para a população. A horta também servirá como terapia ocupacional para os pacientes do CAPS, trazendo inúmeros benefícios para a saúde do nosso município.


Sobre a Quinta do Chá

“Quinta do Chá” é um projeto de extensão desenvolvido pelo curso de Farmácia da Unesc em parceria com a Prefeitura Municipal de Urussanga.

A Fitoterapia é o uso de plantas medicinais tanto no contexto popular como no contexto dos profissionais e estabelecimentos de saúde e atualmente somando o conhecimento popular ao científico muitas plantas já são aprovadas pela Anvisa como fitoterápicos. É uma das práticas integrativas e complementares do SUS.

O projeto teve início no ano de 2020, porém com a pandemia teve de ser suspenso. "Retomamos no final do ano passado com a capacitação dos profissionais de saúde do município. Neste ano, as reuniões começaram em março. A princípio, fizemos apenas para os profissionais de saúde, mas vimos a importância de expandir para toda população", conta a Coordenadora da Assistência Farmacêutica, Gabriella Peraro Cemin.




Secretaria de Saúde de Camaçari promove medicina integrativa através da PICS na Praça


Em comemoração ao mês das Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PICS) a Secretaria de Saúde de Camaçari, através da Assessoria Técnica (Astec) e Diretoria de Atenção à Saúde (DAS), promoverá a ação MAIO DAS PICS com atividades medicinais alternativas como Liang Gong, auriculoterapia, arteterapia produzidas pelos CAPS, musicoterapia, meditação, automassagem, dança circular, dança e Yoga. As atividades acontecem nos dias 25 de maio na Praça Desembargador Montenegro, dia 26 de maio na Praça dos Coqueiros em Arembepe, das 08h30 às 16h, e dia 28 de maio no Horto Florestal Linaldo Silva, das 09h às 15h.


As PICS fazem parte das práticas de saúde desenvolvidas nas Unidades de Saúde da Família e nos Centros de Atenção Psicossocial. “ O foco das PICS é promover saúde integral com o olhar ampliado do ser humano - holístico, através da Medicina Integrativa. São práticas que tratam o ser humano nos aspectos físicos, psíquicos e emocionais”, explica Elias Natan, secretário de Saúde.






'Lian Gong': conheça os benefícios da terapia chinesa que é realizada de graça em Araxá


A quadra do Centro Esportivo Álvaro Maneira, em Araxá, tem recebido a prática de uma terapia chinesa que pode contribuir para melhorar a saúde e a qualidade de vida dos participantes: o Lian Gong. A atividade é ofertada de forma gratuita pela Prefeitura e ocorre às terças e quintas-feiras, das 7h às 8h.


O Lian Gong é uma prática corporal de baixo impacto, fundamentada na Medicina Tradicional Chinesa, desenvolvida por um ortopedista chinês na década de 1970 para prevenir e tratar dores musculares e articulares no corpo.

"A ginástica trabalha a consciência corporal de forma que os benefícios são sentidos na execução de movimentos do dia a dia, como agachar, pular ou correr. Assim, o Lian Gong ajuda a evitar acidentes em casa, como tropeços e quedas, além de contribuir com a flexibilidade, força e equilíbrio", explica o médico reumatologista, acupunturista e instrutor da modalidade, Carlos Eugênio Parolini.


Outros benefícios citados pelo especialista são a melhora do funcionamento dos órgãos internos, o estímulo da percepção dos sentidos, o trabalho das emoções e busca do prolongamento da vida com qualidade.

Ainda segundo Parolini, o projeto de ensino do Lian Gong iniciou em Araxá há 16 anos, e as práticas aconteciam na Fundação Cultural Calmon Barreto. Porém, o exercício foi suspenso durante a pandemia e retornou agora no Centro Esportivo Álvaro Maneira.


"Retomamos o projeto agora e a ideia é ampliar para outros espaços da cidade, conforme a procura", completa o instrutor.

Como participar

A modalidade pode ser feita por qualquer pessoa a partir dos 6 anos de idade. A única recomendação é que o praticante não tenha dificuldade de permanecer em pé.

Para participar, é só ir até a quadra - que fica na Rua Paul Harris, nº 40, no Bairro Vila João Ribeiro - no horário da aula. Não há necessidade de fazer inscrição.




Terapia chinesa oferecida pela Prefeitura de Araxá contribui para melhor qualidade de vida


Às terças e quintas pela manhã, a quadra do Centro Esportivo Álvaro Maneira (antigo ATC) recebe a prática de um exercício de baixo impacto oferecido gratuitamente pela Secretaria Municipal de Esportes - o Lian Gong.


O Lian Gong é uma prática corporal fundamentada na Medicina Tradicional Chinesa, desenvolvida por um ortopedista chinês na década de 1970 para prevenir e tratar dores musculares e articulares no corpo.


O médico reumatologista, acupunturista e instrutor Carlos Eugênio Parolini diz que o projeto foi iniciado em Araxá há 16 anos e as práticas aconteciam na Fundação Cultural Calmon Barreto. Porém, foi suspenso durante a pandemia e retornou agora no Centro Esportivo Álvaro Maneira.


"A ginástica trabalha a consciência corporal de forma que os benefícios são sentidos na execução de movimentos do dia a dia, como agachar, pular ou correr. Assim, o Lian Gong ajuda a evitar acidentes em casa, como tropeços e quedas, além de contribuir com a flexibilidade, força e equilíbrio", explica.


Outros benefícios citados pelo instrutor são a melhora do funcionamento dos órgãos internos, o estímulo da percepção dos sentidos, o trabalho das emoções e busca do prolongamento da vida com qualidade.


A ginástica chinesa pode ser feita por qualquer pessoa a partir dos 6 anos de idade, não tem restrições e a única recomendação é que o praticante não tenha dificuldade de permanecer em pé.


"Retomamos o projeto agora e a ideia é ampliar para outros espaços da cidade, conforme a procura", adianta Parolini. Para participar, basta comparecer às aulas - terças e quintas, das 7h às 8h, no Centro Esportivo Álvaro Maneira (antigo ATC).




‘Depois de ter pegado Covid passei muito tempo com dores no peito’, diz idoso durante mutirão cardiológico em Macapá


“A gente sabe que nessa idade é preciso ter mais atenção e depois de ter pegado covid passei muito tempo com dores no peito. Inicie o tratamento, mas faltava dar continuidade. Hoje vim para saber se está tudo bem”, comemora o idoso Raimundo Farias de Assis, de 67 anos, ao receber atendimento durante a segunda etapa do programa “Avança Coração”, da Prefeitura de Macapá.


A atividade que aconteceu neste sábado (21) no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes, atendeu aproximadamente 100 pessoas. A iniciativa vem para zerar a fila de consultas cardiológicas agendadas pela Central de Regulação do município.


Além da consulta com cardiologista, são ofertados atendimentos multiprofissionais e procedimentos como massoterapia, auriculoterapia, ventosaterapia, eletroterapia e aferição dos sinais vitais, com o apoio dos profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família.


Quem aproveitou todos os serviços disponibilizados foi o aposentado Benedito de Sousa Costa, de 63 anos, morador do bairro jardim felicidade I. “Vim para consulta com cardiologista, mas precisava da massagem. Com a idade que tenho a gente sente dor em todo corpo”, relata.


Benedito fazia acompanhamento médico em outro local e aguardava esperançoso para o retorno. “Essa oportunidade de ser recebido no Papaléo e poder dar continuidade no tratamento é gratificante. Vou sair daqui pronto para dançar com os amigos”, brinca o aposentado.


Avança Coração

O projeto “Avança Coração” é inédito no município de Macapá, faz parte do “Saúde Para Todos”, e busca cuidar dos pacientes que precisam de atendimento cardiológico contínuo. A iniciativa conta também com serviço multiprofissional, como nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo e acompanhamento com educador físico.




Secretaria de Saúde promove ações alusivas à ‘Semana do Bebê’


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa promoverá um conjunto de ações alusivas à ‘Semana do Bebê’, em mais de 40 Unidades de Saúde da Família (USF) da Capital. A programação tem início nesta segunda-feira (23) e segue até a sexta-feira (27) com atividades educativas e oferta de serviços para os bebês, pais, gestantes e puérperas.


Durante as ações, o público terá acesso a atendimento médico, odontológico e de enfermagem; atualização do esquema vacinal; antropometria; workshop de shantala; oficina de primeiros socorros em caso de engasgo e sufocamento; atividade lúdica de fonoaudiologia; orientações sobre importância da amamentação exclusiva e higiene bucal do bebê; palestras e rodas de conversa sobre alimentação saudável para os bebês, introdução alimentar, saúde mental e autoestima das gestantes, entre outros temas.


De acordo com a coordenadora da área técnica de Saúde da Criança da SMS, Julienne Lima, a ‘Semana do Bebê’ tem a finalidade de reforçar a importância de garantir o desenvolvimento da criança na primeira infância (do nascimento aos seis anos de idade). “Através de ações, proporcionamos um cuidado integral à criança, buscando assegurar dos direitos fundamentais à vida, à saúde, educação e proteção”, destacou.




Uso racional de medicamentos será tema de seminário


Com o objetivo de discutir o uso racional de medicamentos, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio da Superintendência de Assistência Farmacêutica Ciência e Tecnologia (Saftec), promove no próximo dia 26, de 8h30 às 17 horas, no auditório da Sesab, o “Seminário Uso Racional de Medicamentos – #somos todos responsáveis”.


O encontro é voltado para profissionais de saúde e gestores e além da abordagem de diversos temas de relevância oportunizará a apresentação de experiências exitosas em diferentes níveis de complexidade da assistência farmacêutica na Bahia.


O seminário é de grande importância, uma vez que possibilitará debater e promover a educação sobre a promoção do uso racional de medicamentos no ambiente de Saúde Pública, entre profissionais e gestores, pois o uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação são os principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação por medicamentos, que colocam em risco a saúde da população e aumentam as chances de desenvolver agravos.


Entre os temas que serão enfocados estão a interface entre Saúde Baseada em Evidências e o Uso Racional de Medicamentos na Saúde Pública e Contextualizando o Uso Racional de Medicamentos.

PROGRAMAÇÃO

8h30 – Abertura do evento

9h20 – Palestra sobre Contextualizando o Uso Racional de Medicamentos

Palestrante: Renata Mundim

10h – Palestra sobre A interface entre Saúde Baseada em Evidências e o Uso Racional de Medicamentos na Saúde Pública.

Palestrante: Luís Cláudio Correia

11h – Palestra sobre Antibiotic stewardship – Cuidados na prescrição, administração e monitoramento do uso de antibióticos – na perspectiva do infectologista/farmacêutico.

Palestrante: Dr. Gustavo Mustafá

Tema: Antibiotic stewardship na perspectiva do infectologista.

Palestrante: Fernando Novais

Tema: Antibiotic stewardship na perspectiva do farmacêutico.

13h20h – Mesa redonda

Experiências exitosas de promoção ao Uso Racional de Medicamentos na Assistência Farmacêutica na Bahia.

Moderadora: Fernanda Rodrigues

  • Covid 19 e URM: Lorena Batista – Icom

    • Atenção Hospitalar: Luana Sávia – Hupes

    • Atenção em Oncologia: Mônica Silva – Cican

    • Atenção Especializada: Junison Oliveira – Han

    • Atenção primária: Sarah Saraiva – SMS Juazeiro

    • Farmácia Comunitária: Mônica Assis – Salvador

    • Práticas integrativas e complementares (Fitoterapia): Genário Oliveira – SMS Salvador


16h20 – Palestra sobre Perspectivas de URM no Centro de Infusões e Medicamentos Especializados do Estado da Bahia (Cimeb), uma abordagem multidisciplinar

Palestrante: Thamara Miranda




Coordenadoria LGBT promove capacitação para profissionais do Equilíbrio do Ser


A Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial de João Pessoa promoveu, na manhã desta sexta-feira (20), mais uma rodada da série de oficinas de capacitação acerca das peculiaridades das populações atendidas pela Coordenadoria. O local escolhido dessa vez foi o Centro de Práticas Integrativas e Complementares à Saúde (CPICS) Equilíbrio do Ser, localizado nos Bancários.


“Foi mais uma oficina muito produtiva, onde orientamos os profissionais do Centro Equilíbrio de Ser para receber a população LGBTQIAP+ e a população de comunidades tradicionais, como pretos, indígenas e quilombolas com todo cuidado e atenção que eles merecem”, destacou Geraldo Filho, que comanda a Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial de João Pessoa.

Assim como das outras vezes, a capacitação foi realizada em parceria com o projeto ‘Resisto’ do curso de terapia ocupacional da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Vale ressaltar que outras oficinas estão sendo realizadas em secretarias e órgãos da Prefeitura de João Pessoa, além de estabelecimentos da iniciativa privada.


“Nós, do CPICS Equilíbrio do Ser, estamos felizes com a parceria firmada com a Coordenadoria LGBT, juntamente com o Coletivo Resisto, para a realização desta capacitação. Somos um centro referência nacional em PICS e atendemos diversas demandas de saúde física e mental, e entendemos a importância de qualificar o atendimento para acolher a todas as pessoas de forma humanizada, sobretudo essa população que muitas vezes sofre com a vulnerabilidade e o preconceito. A proposta é que essa parceria se estenda e possamos ofertar outros serviços”, falou o diretor do Equilíbrio de Ser, João Moraes.




Quer receber informações sobre as PICS?

Se inscreva em nosso canal do telegram







819 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page