Formação em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde(PICS) e suporte ao SUS
Programação da TV Abrasco
Convidados: Gabriela Carrillo Lins de Andrade, consultora técnica da Coordenação de Alimentação e Nutrição / MS
Emílio Telesi Junior, idealizador da Residência Multiprofissional em Práticas Integrativas e Complementares da SES/SP
Ines Nascimento de Carvalho Reis, Forma PICS / FIOCRUZ
Coordenação: Fatima Sueli Neto Ribeiro, coordenadora do GT Racionalidade Médicas e PICS/ Abrasco, GEPEPICS /UERJ
Uefs realiza palestra sobre Análise Bioenergética no próximo mês (27/05)
A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) promove no próximo mês* (27/04), às 14h, a Palestra Vivencial com Análise Bioenergética. O encontro será ministrado pelo psicólogo doutor Dante Moretti, formado em Análise Reichiana, especialista em Análise Bioenergética e com trabalhos nas áreas de arte marcial chinesa, dança contemporânea, teatro e performance art. O evento é gratuito e será realizado no anfiteatro, no módulo 2.
A Análise Bioenergética integra o rol das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) e trata-se de uma técnica terapêutica no campo das psicoterapias corporais alinhada a uma visão integral e vitalista do ser humano, que através de movimentos corporais não invasivos potencializa a saúde e a vitalidade das pessoas. O evento, coordenado pelos professores doutores André Barboni e Suzi Barboni, é promovido pela Rede de Apoio, Afetos e Ações Solidárias para a Uefs e o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Filosofia, Saúde, Educação e Espiritualidade (NFSEE-DSau).
As inscrições podem ser feitas através do e-mail terapiasintegrativasfsa@gmail.com. Estão sendo oferecidas 60 vagas para os públicos interno e externo. A recomendação é que no dia do evento os participantes estejam com roupas leves para poderem desenvolver melhor as atividades. Haverá entrega de certificados de participação com carga horária de quatro horas.
I Seminário Estadual de Práticas Integrativas e Complementares do Mato Grosso do Sul
veja o cornograma de atividade:
Danças Circulares voltam ao Bosque Maia neste domingo
Após pouco mais de dois anos de pausa devido à pandemia de covid-19, a Oficina de Danças Circulares está de volta à Tenda Verde do Bosque Maia neste domingo (24), das 10h às 12h, para receber interessados na atividade. Totalmente gratuita, a atração, retomada justamente em abril, celebrando o Dia Mundial da Saúde, integra o Programa Movimenta Saúde, que estimula a promoção ao discutir um tema diferente a cada mês e conta ainda com a prática de exercícios físicos coordenada por Keila Costa.
As danças circulares são realizadas de mãos dadas, com coreografias de músicas tradicionais e contemporâneas criadas pelo bailarino Bernhard Wosien, e foram incluídas na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS em 2017. A atividade oferece espaço de promoção da saúde e valoriza particularidades, abrangendo públicos heterogêneos de diferentes faixas etárias. Durante a atividade os indivíduos dançam juntos em círculos e, aos poucos, começam a internalizar os movimentos e liberar a mente, o corpo e as emoções.
Por meio do ritmo, da melodia e dos movimentos delicados e profundos, os integrantes da roda são estimulados a respeitar, aceitar e honrar as diversidades. O principal enfoque na dança circular não é a técnica em si, mas sim o sentimento de união de grupo e o espírito comunitário que se instala a partir do momento em que todos, de mãos dadas, apoiam e auxiliam os companheiros.
Desta forma, ela auxilia o indivíduo a tomar consciência de seu corpo físico, harmonizar o emocional, trabalhar a concentração e estimular a memória. Ao incentivar o respeito amoroso ao planeta, caracteriza-se também como uma proposta de educação ambiental, contribuindo para o desenvolvimento humano, pessoal e a interação grupal por meio da criação de vínculos e relações de solidariedade entre os participantes.
Sobre as danças circulares no parque
As danças circulares no Bosque Maia foram uma iniciativa de focalizadoras de Guarulhos, que se juntaram para trazer esse movimento mundial para o parque a fim de proporcionar mais qualidade de vida às pessoas. A história está retratada em um capítulo do livro O Ser Dançante e o Espaço que Dança: Danças Circulares no Espaço Público do Estado de São Paulo, elaborado por Marcos Paulo Alves e recém-lançado pela editora TRIOM.
O MISMECDF COMEMORA SEUS VINTE ANOS NO PARQUE DA CIDADE DE MÃOS DADAS COM A COMUNIDADE.
O Movimento Integrado de Saúde Comunitária do Distrito Federal – MISMECDF comemorou seus 20 ANOS DE EXISTÊNCIA no Parque da Cidade Sarah Kubitschek, na manhã do último sábado 23, em meio a uma natureza exuberante e clima agradável.
A celebração iniciou com um delicioso café da manhã comunitário e contou com a presença de Neto kobra, do Movimento Amigos do Time Kobra, parceiro e incentivador da saúde física e mental, que conduziu uma sessão de alongamento com os participantes do evento, aquecimento preliminar que deu sequência a uma Roda de Terapia Comunitária Integrativa (TCI), realizada com muita alegria e amorosidade pelas Terapeutas do MISMECDF Fatima Neri, Simone Ferreira, Dulcicleide Melo, Talita Raminelli e Ana Paula França.
Afirma Ana Paula França, Presidente do MISMECDF, que tem muito a comemorar, pois, além dos 20 anos de caminhada com as comunidades e instituições de Brasília e Entorno, disseminando a Terapia Comunitária, já capacitou 1408 terapeutas, em 26 turmas na modalidade presencial e 3 no formato híbrido, estas a partir de 2020. Celebra também com alegria e esperança a volta gradual das Rodas de Terapia Comunitária presenciais, que, antes de março de 2020, contava com 35 Rodas em escolas, hospitais, postos de saúde, instituições públicas e privadas, igrejas e universidades. Destaca que, atualmente, o MISMECDF realiza 06 Rodas Virtuais semanais.
Governo do Estado promove 1º Simpósio de Assistência Farmacêutica do Amazonas
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realiza de 4 a 6 de maio, em Manaus, o 1º Simpósio de Assistência Farmacêutica do Amazonas – Estruturação de serviços e organização das ações de assistência farmacêutica na Atenção Primária à Saúde (APS), com o tema “Uso racional de medicamentos”. O objetivo é capacitar farmacêuticos dos 62 municípios do Estado.
O evento gratuito será no auditório da reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), zona centro-sul de Manaus. Além de farmacêuticos da APS capital e do interior, acadêmicos e professores de instituições de ensino poderão participar. As vagas são limitadas e as inscrições estão abertas no endereço: https://bit.ly/3uZ1HU7. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: simposiodpaf@gmail.com
Conteúdo – A programação leva em consideração o Dia Nacional sobre o Uso Racional de Medicamentos, no dia 5 de maio. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o uso indevido de fármacos pode ser considerado um dos maiores problemas de saúde no mundo devido ao potencial de acarretar riscos à saúde.
Durante os três dias de evento serão abordados os temas: Assistência Farmacêutica no SUS e seus componentes; Qualifar-SUS e Sistema Hórus; Rename, Remume e CFT/AM; Uso racional de medicamentos e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) – Plantas Medicinais e Fitoterapia na Atenção Básica. No dia 4, será realizado, pelas instituições de ensino, uma ação de sensibilização e conscientização à população sobre o uso racional de medicamentos na faixa liberada da Ponta Negra, na zona oeste da capital.
Cuiabá: Unidade de saúde do Grande Terceiro passa a oferecer atendimento das Práticas Integrativas em horário estendido
A partir da próxima segunda-feira (25), o ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), que funciona na unidade básica de saúde do bairro Grande Terceiro passará a atender os pacientes em horário estendido. A solenidade de abertura para o início das atividades será às 16h30.
A ampliação do horário de atendimento é uma iniciativa que surgiu da demanda dos próprios usuários, pois muitos não conseguiam usufruir das práticas porque os atendimentos funcionavam até 17h apenas. “Para atender a população que sai do trabalho às 17h, 18h e que gostaria de ter acesso às terapias, decidimos estender o horário até às 21h. Com isso vamos facilitar o ingresso dos trabalhadores a estes recursos, que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde”, explicou o secretário-adjunto de Atenção Primária, Edemir Xavier.
As Práticas Integrativas oferecidas na ubs Grande Terceiro são: Auriculoterapia, Cromoterapia, Chi Kung, Reiki, Florais de Bach, Terapia Comunitária Integrativa (TCI) e Ventosaterapia.
Em Belém, Centro Integrado oferta vagas para psicopedagogo e para musicoterapeuta
O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, promove processo seletivo com oferta de vagas para psicopedagogo e musicoterapeuta. Os interessados devem enviar currículos, exclusivamente, para o email: ciir-bancodetalentos@indsh.org.br, até o próximo dia 25 de abril. Os currículos passarão por triagem com base em critérios do setor de Recursos Humanos (RH).
Os candidatos que tiverem seus currículos aprovados serão comunicados sobre o dia, a hora e local da realização das provas e entrevistas. Os candidatos ao cargo de psicopedagogo devem ter os seguintes conhecimentos e habilidades: ensino superior completo em Pedagogia, pós-graduação na área e desejável informática intermediário.
O profissional selecionado ficará responsável por implementar, avaliar e planejar o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino; participar da elaboração, implementação e coordenação de recuperação de aprendizagem, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem do usuário.
Já os candidatos ao cargo de musicoterapeuta devem ter os seguintes conhecimentos e habilidades: ensino superior completo e pós-graduação em Musicoterapia. Desejável informática intermediário. Entre as principais atividades desenvolvidas estão avaliar, planejar e executar o atendimento arteterapêutico por meio da aplicação de procedimentos específicos da musicoterapia; realizar contato terapêutico; analisar evolução terapêutica; orientar pacientes, familiares e cuidadores no atendimento musicoterapêutico.
Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa. O Centro Integrado de Reabilitação presta assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência atendendo via SUS, e funciona na Rodovia Arthur Bernardes, nº 1.000. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 4042-2157 / 58 / 59.
Fórum Parlamentar das Práticas Integrativas instala comissão de trabalho
O Fórum Parlamentar de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Forpics), da Assembleia Legislativa, instalou na noite desta quarta-feira (27) a Comissão Especial de Trabalho das Pics, com o objetivo de ampliar o uso dessas terapias no Sistema Único de Saúde (SUS) no estado. A Comissão terá como objetivo principal formar profissionais, por meio de universidades, para atuarem nos municípios com essas práticas, além de fortalecer a união entre seus praticantes e dar força ao movimento.
O deputado Padre Pedro Baldissera (PT), coordenador do Forpics, explica que as Práticas Integrativas e Complementares (Pics) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos de doenças crônicas.
Atualmente, o SUS dispõe de 29 práticas integrativas, que podem ser realizadas individualmente ou de forma coletiva. Entre elas estão: medicina tradicional chinesa/acupuntura, homeopatia, biodança, dança circular, musicoterapia, reiki, shantala, quiropraxia, yoga, entre outras. “Entre os motivos que têm levado os profissionais de saúde a utilizarem as PICs para tratamento está o olhar integral sobre o paciente, a diminuição de efeitos colaterais, quando comparados ao tratamento convencional. Diminuição da medicalização e o enfoque na prevenção e promoção da saúde.”
De acordo com o parlamentar, a comissão vai nortear os trabalhos das Pics no estado. “Mais de 30 entidades integram essa comissão, com representantes de todas as regiões. As Pics vieram para ficar, elas são importantes ferramentas para cuidar da vida das pessoas.” Na avaliação do deputado Padre Pedro Baldissera, autor da lei que dispõe sobre as Pics, o tratamento alternativo diminui os efeitos colaterais em relação à medicina convencional.
“Antes de a pessoa ficar doente, as Pics é uma política pública que chega antes que as pessoas fiquem doentes, e esse é o verdadeiro papel do estado, de chegar antes que a pessoa fique doente. É claro, que é dever e obrigação do Estado de cuidar da saúde do povo, mas não permitir que ele fique doente é muito mais importante”, defende Padre Pedro. Vão integrar a comissão profissionais da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) e da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), com sede em Chapecó, que darão todo apoio institucional e educacional aos novos profissionais.
Para o coordenador do Observatório Catarinense das Pics pela UFFS, Elvis Roberto Giacomin, é fundamental enxergar o indivíduo na sua integralidade para fortalecer o corpo, a mente e as emoções. “Temos de olhar para a saúde a partir da prevenção e não da doença”, avalia, ao explicar que as práticas são desenvolvidas com racionalidade própria de olhar integral, físico, energético e espiritual, sendo consideradas holísticas.
Ele destaca que as Pics vieram para dar uma dinâmica de dignidade para saúde humana na visão da integridade da saúde. “Não há como você hoje olhar o indivíduo e dissociar ele de sua emoção e toda a energia que trafega pelo corpo humano, então é fundamental dar voz e força para esse movimento no estado.”
Também se manifestaram a favor da criação da comissão a vice-presidente da Associação Catarinense de Arteterapia, Patrícia Wink, a secretária municipal de Saúde de Santa Rosa de Lima, Suizete Vandresen Balmann, o representante da Associação Catarinense de Facilitadores de Biodança, Constantino de Freitas, e o consultor de saúde da Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (Fecam), o ex-deputado Jailson Lima.
Hospital Universitário de Canoas adota yoga para auxiliar seus pacientes psiquiátricos
O Hospital Universitário (HU) de Canoas adotou a yoga como prática alternativa para auxiliar seus pacientes psiquiátricos. A novidade foi implementada por Eduarda Rosa Fernandes, 24 anos, estudante do sexto ano de Medicina da Ulbra e estagiária da área de Psiquiatria, para ajudar no tratamento dos internados na instituição.
A jovem conta que, em casa, durante a pandemia, a Yoga a ajudou muito, o que lhe deu motivação para aplicar as técnicas em seu estágio. “Me sentia muito ansiosa, principalmente pelos estudos do curso de Medicina. A prática é muito interessante e me ajudou a ter mais foco”, relata.
A melhor surpresa, segundo ela, foi a receptividade das pacientes. “Elas demonstraram muita satisfação em poder desenvolver uma atividade diferente. São pessoas passando por situações difíceis, envolvendo saúde mental, que ainda é um tabu na sociedade e, inclusive, no curso de Medicina”, comenta a estudante. Como os 45 dias de sua experiência na Saúde Mental estão terminando, ela decidiu treinar um profissional fixo da equipe, para dar continuidade à iniciativa.
A Unidade de Psiquiatria do HU tem dez anos de atividade e recebe jovens e adultos dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). O coordenador da ala e professor universitário da Ulbra, psiquiatra Manoel Garcia Junior, informa que no primeiro trimestre deste ano, foram 60 internações. “Nossa média anual é de 240 pessoas, vindas principalmente de Canoas, mas também de outros municípios, como Nova Santa Rita, Viamão e Eldorado do Sul”, explica.
Comentarios