Notícias das PICS no SUS - Semana do dia 28 de Fevereiro 2022
- Daniel Amado
- 3 de mar. de 2022
- 9 min de leitura
Atualizado: 4 de mar. de 2022
O Coletivo Fitoterapia do Brasil convida para mais uma live. Participe!
Desde 2018, foi o Coletivo Fitoterapia do Brasil, com o objetivo de pautar as políticas públicas, evitar retrocessos e buscar caminhos para melhoria da oferta de plantas medicinais e fitoterapia no SUS.
Em comemoração aos 15 anos da Politica de PMMF e da PNPIC foram realizadas diversas Rodas de conversa para resgatarmos a história da construção da política nacional de plantas medicinais e fitoterápicos e seus desdobramentos.
Neste ano, 2022, a primeira Live acontece dia 09/03 às 20h.
O Link deve ser https://meet.google.com/zxu-hbsg-iax?pli=1&authuser=0
Debate: Uma Agenda Nacional para as PICS
O modelo de estruturação e organização social está em pleno debate e disputa de visões e interesses. Desta forma, no espírito de continuidade da Reforma Sanitária, se faz necessário refletirmos sobre estas questões e propormos quais modelos queremos de sociedade. Sendo a saúde um pilar fundamental desta construção e um direito constitucional, é fundamental defendermos o Sistema Único de Saúde, a atuação multiprofissional, e uma grande mudança no modelo de atenção.
Eu acredito que as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, impõem uma reflexão importante sobre que modelo de cuidado que nós construímos até o momento, e sobre quais caminhos tomaremos na construção organizacional de nossa sociedade.
Com isso, se faz necessário ampliar o debate da saúde, apresentar dados, entendermos os elementos envolvidos em cada decisão, e nos posicionarmos sobre quais caminhos defendemos.
STJ reconhece legalidade da prática de acupuntura por enfermeiros
O Superior Tribunal de Justiça (STJ), em uma decisão favorável ao Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), reafirmou a legalidade da prática de acupuntura por enfermeiras e enfermeiros. O veredito ocorreu após o Conselho Federal de Medicina (CFM) ter apresentado Recurso Especial (REsp) contra sentença proferida em 2018 pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), que reconhece a realização da atividade pela Enfermagem.
Na sua deliberação, o desembargador Manoel Erhardt, responsável pela análise do recurso, declarou que “limitar esta prática milenar oriental ao exercício exclusivo dos profissionais da ciência médica ocidental, além de constituir uma sobrequalificação para o exercício desta técnica, conduzirá, inelutavelmente, restrição do direito de toda população à saúde em sentido amplo”.
http://www.cofen.gov.br/stj-reconhece-legalidade-da-pratica-de-acupuntura-por-enfermeiros_96397.html
PICS na Pauta com Daniel Amado conversa com Jean Luiz de Souza
Na Quinta-Feira (03/03/2022) às 20h, PICS na Pauta com Daniel Amado conversou
com Jean Luiz de Souza, abordamos os desafios da regulamentação da Acupuntura no Brasil, a união das entidades da acupuntura na defesa da Acupuntura-multiprofissional, sobre os direitos garantidos pela constituição federal, os embates jurídicos e o papel do Congresso Nacional nessa questão.
Jean é Fisioterapeuta, Acupunturista e Presidente da Sociedade Brasileira de Acupuntura – SBA. Também é Diretor do Instituto de Pós Graduação Unisaúde - IPGU. Junto as demais entidades da acupuntura, tem sido uma das principais vozes no defesa da acupuntura multiprofissional no congresso nacional, tendo uma participação ativa junto aos senadores e deputados.
Não percam esse PICS na Pauta.
Into: programa inova no tratamento da dor
Um levantamento inédito feito por profissionais do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), do Ministério da Saúde, apontou que todos os 52 pacientes do Programa Integrador que apresentavam dor crônica, ouvidos sobre os cuidados que receberam, tiveram alta sem uso regular de analgésicos.
A pesquisa foi feita com 52 dos 150 participantes deste projeto, que desde 2018 visa promover o bem-estar de pessoas que sofrem de dor crônica, por meio de assistência multiprofissional e uso de terapias medicamentosas, como os bloqueios analgésicos, e de terapias não-medicamentosas, que incluem práticas integrativas e complementares, como a auriculoterapia, a aromaterapia, a meditação, a hipnose e a acupuntura. Os dados mostraram que antes da inserção no programa, que disponibiliza acompanhamento por enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas e médicos, 37% dos investigados apresentavam ansiedade e 45% quadro de depressão e, que após o tratamento, apenas 11% permaneceram ansiosos e 9% depressivos.
"A dor crônica afeta aspectos multidimensionais e estes números são significativos, pois demonstram a importância da interprofissionalidade no cuidado ofertado, trazendo benefícios como, por exemplo, a melhoria da qualidade de vida", explica a chefe de enfermagem da Clínica da Dor, Juliane Antunes, idealizadora do projeto.
https://www.ofluminense.com.br/cidades/2022/02/1237886-into-programa-inova-no-tratamento-da-dor.html
UEA participa do 1º Congresso de Plantas Medicinais e Saúde Integrativa
Evento enfoca necessidade de preservação do conhecimento tradicional e informações científicas sobre flora nativa e exótica da região das Américas
Com o objetivo de proporcionar um diálogo entre o uso de plantas medicinais e as medicinas tradicionais, complementares e integrativas, o 1º Congresso Pan-Americano de Plantas Medicinais e Saúde Integrativa acontece, de forma virtual, entre os dias 4 e 7 de abril. O docente da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Jair Max Furtunato Maia, integra o quadro de organizadores do evento.
O evento enfoca a necessidade de preservação do conhecimento tradicional e informações científicas sobre a flora nativa e exótica da região das Américas, além da necessidade de serem validados como uma estratégia terapêutica que une as medicinas ancestrais e atuais. Dessa forma, a iniciativa busca contribuir para o bem-estar humano global e a saúde planetária.
Os quatro eixos que serão abordados no congresso são os seguintes: Conservação, sustentabilidade e saúde planetária; Pesquisa e inovação tecnológica em plantas medicinais na Pan-América; Plantas medicinais na Medicina Tradicional, Complementar e Integrativa (MTCI); e plantas medicinais e Saúde Pública.
“A participação da UEA é fundamental para estimular a participação da comunidade científica e acadêmica no evento”, disse o professor Jair Max.
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas por meio do site https://panplantasmedicinais.com.br/.
Hortas Medicinais são cultivadas nas USFs e Centros de Práticas Integrativas da Capital
Na Prefeitura de João Pessoa o cultivo de plantas medicinais nas Unidades da Saúde da Família (USFs) e nos Centros de Práticas Integrativas (CPICs), vem sendo ampliado através da realização de oficinas dirigidas aos servidores e a comunidade. Esse trabalho vem possibilitando a orientação e prescrição de plantas medicinais em forma de chás e lambedores nos atendimentos nas unidades de saúde e a doação de cerca de 3.000 mudas à comunidade em ações desenvolvidas pelas equipes no município.
Essas ações têm como base pressupostos teóricos da agroecologia e da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, inseridas no Plano Plurianual de Saúde de João Pessoa, de 2022 a 2025.
“Nosso trabalho vem sendo realizado por meio do diálogo com a comunidade, com as Residências Médica de Família e Comunidade, Multiprofissional em Saúde da Família e Saúde Mental, docentes e discentes de instituições de ensino superior, e demais atores sociais envolvidos na produção do cuidado em saúde”, explica Patrícia Margarete, coordenadora da Área Técnica de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) do município.
Segundo ela, as hortas medicinais estão sendo cultivadas em várias unidades básicas de saúde. As USFs Quatro Estações (Mangabeira), Verde Vida (Bairro das Indústrias) e Integrada Grotão (Grotão) são referências nesse trabalho. “O cultivo de hortas medicinais nos serviços de saúde, tem por objetivo resgatar os usos, sentidos e costumes das plantas medicinais no cuidado à saúde das pessoas”.
Unidade Básica de Saúde do bairro Tributo é classificada para semifinal do Prêmio APS Forte do SUS – integralidade do cuidado
A experiência da Unidade tem como tema a Prática da Atenção Primária em Saúde (APS) junto a comunidade do Tributo a partir das práticas integrativas e complementares através do cultivo de plantas medicinais
A APS Forte é um concurso nacional, do Ministério da Saúde juntamente com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil, que reconhece experiências inovadoras desenvolvidas na Atenção Primária à Saúde, com o objetivo de divulgar as boas práticas da APS do SUS. As inscrições para o edital ocorreram no final de 2021, com aproximadamente 1.151 relatos, vindos de profissionais da saúde de diversas regiões do país.
Dia 16 de fevereiro foi divulgado pelo Ministério da Saúde e pela OPAS, o resultado da primeira etapa de avaliação das práticas do Prêmio. São 167 experiências pré-finalistas, divididas em quatro eixos temáticos, que serão convidadas a serem publicadas em uma plataforma do Ministério da Saúde. A segunda etapa será divulgada dia 7 de março (segunda-feira), nos sites da APS e APS Redes-Portal da Inovação, com uma seleção dos trabalhos semifinalistas, sendo três por eixo.
A experiência da Unidade Básica de Saúde do bairro Tributo tem como tema a Prática da APS junto a comunidade do Tributo, para ressignificar o conceito de saúde a partir das práticas integrativas e complementares, através do cultivo de plantas medicinais, e está entre os 167 trabalhos classificados como pré-finalistas.
“A Unidade de Saúde do Tributo trabalha com esta horta medicinal desde 2018, e é uma estratégia que faz parte da implementação das Práticas Integrativas Complementares. É uma prática promotora de saúde, hábitos saudáveis e qualidade de vida à população" diz a gerente das Unidades Básicas de Saúde, Priscila Gomes.
Carapicuíba Terá Evento Para Homenagear Mulheres Com Massagem E Auriculoterapia
Dando início a programação de aniversário da cidade e para homenagear as munícipes pelo Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Carapicuíba promove, neste sábado, 5, o evento no Parque do Planalto, das 9 às 14 horas, com diversas atividades voltadas ao universo feminino.
As mulheres terão a oportunidade de realizar aulas de zumba e defesa pessoal. E também serão disponibilizados profissionais para cuidar da beleza: corte de cabelo, maquiagem e esmaltação.
Tratamentos terapêuticos garantem bem-estar aos servidores da Saúde
Práticas Integrativas em Saúde (PIS) estão sendo ofertadas para profissionais da Secretaria de Saúde. Por mês, 1.054 servidores são atendidos
Em quase dois anos de pandemia de covid-19, o estresse e a sobrecarga de trabalho fazem parte da rotina dos profissionais de saúde. Na linha de frente, eles não pararam. Pelo contrário, viram a rotina chegar ao extremo. Mas quem está cuidando de quem cuida da saúde da população?
Desde junho de 2020, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) mudou o formato das Práticas Integrativas em Saúde (PIS). Antes voltada para a população, agora a política que promove o autocuidado e a saúde de forma multidimensional (física, emocional, mental, social e espiritual) é ofertada para os servidores da pasta.
Abertas inscrições para Oficinas em Arteterapia na Biblioteca Municipal de Petrolina
Estão abertas até o dia 4 de março, as inscrições para oficinas de Arteterapia na Biblioteca Municipal Cid Carvalho em Petrolina, no Sertão Pernambucano.
De acordo com a prefeitura, o objetivo da ação é fortalecer a autoestima dos participantes, amenizar o estresse e a ansiedade, assim como ativar a imaginação e criatividade. A iniciativa conta com a parceria da Academia Sanfranciscana de Artes Visuais.
As oficinas terão práticas de atividades em desenho, pintura, colagem e clientela e serão ministradas pelo arquiteto e artista plástico, Alberto Simões. O curso terá carga horária de 20h, com início no dia 9 de março. As aulas serão realizadas nas quartas e quintas-feiras, das 08 às 11h30. https://g1.globo.com/pe/petrolina-regiao/noticia/2022/02/28/abertas-inscricoes-para-oficinas-em-arteterapia-na-biblioteca-municipal-de-petrolina.ghtml
Plantas cultivadas pela Saúde de Cachoeiras são utilizadas na fabricação de fitoterápicos
Profissionais da Saúde participaram de uma oficina e aprenderam a fabricar pomada
Os profissionais da Saúde da Casa dos Diabéticos e Hipertensos de Cachoeiras de Macacu participaram de uma oficina, na qual aprenderam a utilizar plantas medicinais para produção de fitoterápicos. As plantas usadas vieram da horta da própria unidade de saúde.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o objetivo da ação é difundir o uso seguro e racional da fitoterapia levando aos cachoeirenses outras alternativas de cuidado com a saúde, implementando práticas que fazem parte da política pública de saúde municipal, que instituem não só a fitoterapia, mas também a aromaterapia, homeopatia e outras práticas.
Estado realiza palestra online sobre práticas integrativas e complementares aos profissionais de saúde
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realizou na manhã desta sexta-feira, 25, uma palestra online com o tema Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares. O evento foi efetuado por meio do canal do núcleo do Telessaúde Acre.
As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são tratamentos nos quais são utilizados recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, também denominadas, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como medicinas tradicionais e complementares.
De acordo com a palestrante, a enfermeira e terapeuta integrativa Valéria Teixeira, que também é a responsável técnica do Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde da Sesacre, o objetivo do evento é apresentar a política desses procedimentos para os profissionais de saúde.
Valéria destacou ainda que tais práticas contribuem de forma significativa para a qualidade de vida das pessoas e podem ser realizadas de forma simples, prática e com poucas restrições. “Potencializa-se o efeito de outros tratamentos e possibilita uma percepção ampliada de cuidado”, ressalta.
Secretaria Municipal da Cultura promove o primeiro Mulheres em Trama
A Secretaria Municipal da Cultura (SMC), por meio do Centro de Cultura Dr Henrique Ordovás Filho, com correalização do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (SINDISERV), promove o primeiro Mulheres em Trama. O evento, totalmente gratuito, acontece de 08 a 12 de março, no icônico prédio do Centro de Cultura Ordovás, e tem como objetivo reunir mulheres que atuam em diferentes segmentos da arte e cultura e áreas transversais proporcionando momentos de diálogo entre as convidadas e o público.
A programação visa promover a instrumentalização e o fortalecimento das mulheres por meio de painéis, encontros, e atividades artístico culturais voltadas ao debate e às reflexões, pertinentes a representatividade da mulher nos campos culturais, gerando pertencimento e engajamento na disseminação de ideias e ações.
De acordo com Natalia Bianchi, Diretora de Equipamentos Culturais, "A proposta surge da necessidade de trazer à tona uma reflexão mais profunda acerca das questões do feminino entendendo sua pluralidade e diversidade. Pensar sobre a atuação da mulher na sociedade considerando o percurso feito pelas que vieram antes de nós, nos fortalecer enquanto grupo, e ser multiplicadora de ideias e ações que contemplem todos os âmbitos da sociedade.
12 de março - Eixo Autocuidado
9h - Painel Saúde Mental e Autocuidado com a psicóloga Maria Marlene Faria
9h30 - Prática de Yoga Hormonal com Liz Caberlon
10h30 - Oficina de Dança Circular com Natalia Barela.

Vivência do SUS nos recantos Potiguares” apresenta experiência de pendências com foco na realização de exercícios físicos voltado a mulheres
Uma realização da Secretaria Municipal de Saúde de Pendências, município localizado na região Vale do Assú (oitava região de saúde) e que tem a frente a secretária Ludmylla Rodrigues Martins, o Grupo Mulheres Notáveis desenvolve atividades físicas em meio à população feminina do município.
De acordo com a secretária municipal de saúde, as atividades do projeto são realizadas duas vezes por semana com coordenação de um educador físico e com suporte de equipe multidisciplinar.
O “Vivência do SUS nos Recantos Potiguares” busca documentar e disseminar toda e qualquer experiência municipal, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e compartilhar ações dos municípios na perspectiva de integração da atenção primária à saúde, promoção à saúde, práticas integrativas e complementares, vigilância em saúde, gestão do trabalho e educação na saúde, urgência e emergência, assistência farmacêutica, rede hospitalar, centros para a Covid-19, enfrentamento da pandemia de Covid-19, serviços de referência e apoio de diagnóstico, entre outros temas relativos ao SUS.
Comentários