ObservaPICS: Saúde no território: possibilidades a partir das plantas medicinais
Lançamento do Relatório da Pesquisa "Cartografia da Fitoterapia no SUS: dos itinerários do fazer às alianças do saber" seguido de debate entre os autores do estudo e representantes de experiências com fitoterapia em Estados e municípios brasileiros. A pesquisa, realizada em parceria com o ObservaPICS/Fiocruz, aponta diversidade de modelos organizativos para oferta de fitoterapia nos municípios, com predominância do cultivo de plantas medicinais. Durante o levantamento, foram identificadas 1.405 referências botânicas, que correspondem a uma grande diversidade de sistemas de classificação, usos e significados dentro do SUS. Predominaram espécies popularmente conhecidas como "Capim santo", "Guaco" e "Espinheira santa". O trabalho discute desafios e conquistas em 16 anos da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos e pode ser conhecido em detalhes no site do Observatório:
Participantes da live:
Pedro Crepaldi Carlessi, principal autor da pesquisa,
doutorando no Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e colaborador do ObservaPICS/Fiocruz;
Kallyne Bezerra, coordenadora do Programa Hortos Terapêuticos/Farmácias Vivas da SES/Maranhão; Jaqueline Guimarães, representante da Associação Brasileira de Farmácias Vivas/ MG;
Ana Prade, do Programa Farmácia Viva e do Centro Municipal de Práticas Integrativas e Complementares na Prefeitura Municipal de São Bento do Sul- SC.
Mediação: Islândia Carvalho (ObservaPICS/Fiocruz).
Fórum do PICS na Pauta
Vocês já se inscreveram no fórum do PICS na Pauta?
Fórum das PICS Bem-vindo.
Conheça o fórum e junte-se às discussões.
PICS na Pauta conversa com Magda Ribeiro de Castro Soares dia 31 de Maio
No contexto do mês das PICS e da comemoração dos 16 anos da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS – PNPIC, PICS na Pauta conversa com Magda Ribeiro de Castro Soares
Vamos conversar sobre ensino e pesquisa em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, vamos conhecer as ações do rupo de Pesquisa Práticas Integrativas e Complementares: Contribuições para a Saúde, para o Ensino e para o Serviço / PICsUFES.
Magda é enfermeira, com Doutorado e Mestrado em Enfermagem, Professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), e Coordenadora do Grupo de Pesquisa Práticas Integrativas e Complementares: Contribuições para a Saúde, para o Ensino e para o Serviço / PICsUFES. Ela é professora do Departamento de Enfermagem da UFES e da Pós-graduação em Saúde coletiva.
Não perca este PICS na Pauta!
Sergipe: Seminário Estadual de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde
Data: 02 de Junho de 2022
Horário: Das 8 às 17 horas.
Local: Faculdade PIO Décimo - Campus Jabutiana
Público Alvo: Coordenadores e profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS/Sergipe)
10h00min –“O Cenário das Práticas Integrativas e Complementares na Atenção Primária da Região Nordeste do Brasil.” Palestrante: Daniel Amado - Gestor de Politicas e Projetos de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.
Ver programação completa: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScH9eufNJNugO54sBEgn3R1hm7CRTO-jciI0vnXyJzeFUZpOw/viewform
DEBATE PÚBLICO FRENTE PARLAMENTAR MUNICIPAL EM DEFESA DAS PICS E AS POLÍTICAS PÚBLICAS - Câmara Municipal Rio
No dia 31/05, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro realizou Debate da Frente Parlamentar em Defesa das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).
1-Vereador Reimont – Presidente da Frente Parlamentar Municipal em Defesa das PICS - Câmara Municipal do Rio de Janeiro
2-Dra. Ana Cecília de Oliveira Valdez – Gerente da Área Técnica de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde/Secretaria Municipal de Saúde da Cidade do Rio de Janeiro
3-Dr. Renato Cony – Superintendente da Atenção Primária/ Secretaria Municipal de Saúde da Cidade do Rio de Janeiro
4-Daniel Amado - Gestor de Políticas e Projetos de PICS /Consultor do Ministério da Saúde na Política Nacional de PICS por 10 anos
5-Professora Fátima Sueli Neto Ribeiro - coordenadora do GT DE RACIONALIDADE MÉDICA E PICS DA ABRASCO (Associação Brasileira de Saúde Coletiva Brasil) e Professora Associada UERJ
6-Usuária das PICS – Senhora Náustria Albuquerque
ESF Jusa Paraíso realiza encerramento do grupo “Melhor Peso” em Divinópolis
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que na última terça-feira (24/5), ocorreu o encerramento do grupo “Melhor Peso” da unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Jusa Paraíso.
O grupo foi um projeto piloto com foco em emagrecimento e hábitos de vida saudáveis, e teve duração de 60 dias. O encerramento contou com a presença de 20 participantes, que puderam compartilhar suas experiências através de uma terapia comunitária integrativa, oferecida pelo Programa de Educação Tutorial (PET) “Da Loucura a Ciência” da Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ).
O grupo contou com encontros quinzenais liderados pelo médico da unidade, Willian Bueno, que ressaltou a experiência do grupo de forma positiva. Para ele, “os grupos são uma excelente maneira de aproximar a população da unidade de saúde para juntos alcançarem melhores resultados no que se refere à saúde da população. Trocas de experiências são peças fundamentais para a consolidação de um grupo sólido capaz de cumprir suas metas e objetivos”, pontuou.
A gerente da equipe na unidade, Telma Alves Pinto, reforça que no próximo mês, a ESF Jusa Paraíso irá se reunir para formular como as atividades para a segunda edição do grupo, com base das experiências adquiridas nesta primeira edição. Em breve as inscrições estarão abertas e toda a população será convidada a conhecer o projeto.
UFPB oferece aulas gratuitas de biodança para terceira idade
O Instituto Paraibano de Envelhecimento, órgão da UFPB, oferece aulas de biodança para pessoas da terceira idade. A biodança é definida como um sistema de integração e desenvolvimento humana. Também conhecida como “biodanza” ou “psicodança”, a biodança foi criada há 62 anos. Confira na matéria!
Audiência debate Cannabis Medicinal na Saúde Pública em Viçosa
Foi realizada, na tarde da quinta-feira (26), conciliado ao Simpósio da Universidade Federal de Viçosa (UFV) “Cannabis Brasil: Possibilidades e Desafios”, a Audiência Pública que discutiu sobre a Cannabis Medicinal na Saúde Pública em Viçosa. O encontro aconteceu no plenário da Casa Legislativa e teve origem por solicitação dos organizadores do Simpósio, de modo que a Vereadora Jamille Gomes (PT) juntamente do Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT), se mobilizaram por intermédio do Requerimento nº 024/2022, pedindo a sessão. Os trabalhos foram conduzidos pela Vereadora Jamille, autora do requerimento, e ao seu lado na Mesa Diretora estiveram Christina Maria Grupioni, Presidente da Associação Comunitária Liamba Agroecológica da Mata (ACOLHAM); Eder de Almeida Benevides, Assessor Jurídico da ACOLHAM; o Deputado Federal Padre João (PT); Emerson Mauro Brandi, Médico Neurologista da APAE Viçosa – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e vinculado ao Centro de Doenças Raras do Hospital São Sebastião e do Hospital São João Batista; e Francisco Antônio Valente; pai de paciente em tratamento.
Já a Mesa Central foi ocupada por Maria Aparecida de Paiva Torres, Conselheira de Saúde de Viçosa; pelo Professor Tiago Antônio de Oliveira Mendes, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica Aplicada da UFV e por Vanderlei Aparecido Silva, morador do Bairro Nova Viçosa. A audiência contou também com a participação remota da Médica Sanitarista Úrsula Catarino, especialista em medicina tradicional chinesa, Coordenadora da Sociedade Brasileira de Estudos da Cannabis e Professora do Curso de Extensão da Unifesp – Universidade Federal de São Paulo. Além disso, representando os parlamentares estiveram Bartomélio Martins, coautor do requerimento, e a Vereadora Marly Coelho (PSC).
Ágora Abrasco debate formação em PICS para o SUS
Especialistas se reuniram na última quinta-feira (26) para analisar o panorama de formação e a implementação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). A conversa foi transmitida ao vivo pela TV Abrasco.
Em vigor desde 2006, as PICS e a sua consequente inserção no Sistema Saúde (SUS) ainda demandam muitos acertos. A questão da formação é crucial, já que se trata de uma nova racionalidade para o cuidado em saúde e poucas Práticas possuem conteúdos e estágios definidos. As PICS buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.
Para Inês Reis, do Forma PICS/FIOCRUZ, a aprovação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares pelo SUS traz consigo uma questão importante: A falta de critérios mínimos para formação dos profissionais. “Isso vêm sido discutido no Brasil e internacionalmente e é uma questão que precisa ser enfrentada para evitar uma ameaça às PICS no país.”, afirma. A pesquisa FORMAPICS mapeou o perfil das ofertas dos cursos de formação das práticas no Brasil.
A consultora técnica da Coordenação de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Gabriela Carrillo chama atenção para o fato de que a escassez em formação para o SUS se torna um desafio para a implementação das PICS. “As Universidades Públicas não têm conseguido responder a esse desafio, e as instituições privadas têm ocupado esse espaço sem critérios claros como carga horária, conteúdos mínimos ou acesso à prática supervisionada, medidas essenciais para que se garanta a segurança e efetividade da oferta.”, garante.
O evento contou ainda com participação de Emílio Telesi Junior, idealizador da Residência Multiprofissional em Práticas Integrativas e Complementares da SES/SP e coordenação de Fatima Sueli Neto Ribeiro, coordenadora do GT Racionalidade Médicas e PICS/Abrasco e GEPEPICS /UERJ.
Saúde no radar do Alego Ativa
Atender às necessidades da população e dos municípios goianos. O que, lá atrás, em 2019, começou como apenas uma expectativa, hoje, é realidade em todas as regiões do estado. Uma realidade que nem mesmo os danos causados por uma pandemia avassaladora, que, em dois anos, ceifou a vida de mais de 600 mil brasileiros e mais de 26 mil goianos, foi capaz de apagar.
Com 14 municípios visitados e mais de cinco mil quilômetros rodados, o Alego Ativa chegou em Rio Verde, no último sábado, 28, com dezenas de milhares de atendimentos realizados. As ações ofertadas pelo programa, desde o seu lançamento, em 2019, ganharam, nessa 15ª edição, um destaque ainda mais especial, batendo recorde em frentes de atendimentos. Ao todo, foram ofertados, ao público presente no evento, 142 serviços, nas mais variadas áreas.
Até mesmo o presidente da Casa, deputado Lissauer Vieira (PSD), entrou para a fila dos atendimentos, experimentando, pela primeira vez, os serviços ofertados pelo Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar (Cremic). Após tomar a dose do medicamento homeopático contra a dengue, ele foi atendido pela servidora Maria de Fátima Almeida, a Fafá do Cremic, que aplicou a técnica da auriculoterapia, no anfitrião do evento.
Sesau promove Maio das PICS na Praça Desembargador Montenegro
Em comemoração ao mês das Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PICS), nesta quarta-feira (25/5), a Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari, através da Assessoria Técnica (Astec) e da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS), promoveu a ação Maio das PICS, na Praça Desembargador Montenegro, com atividades medicinais alternativas.
Foram ofertadas atividades como, Liang Gong, auriculoterapia, arteterapia produzidas pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), musicoterapia, meditação, automassagem, dança circular e Yoga. A próxima ação ocorrerá dia 27 de maio, no Horto Florestal Linaldo da Silva, das 9h às 15h. Em virtude das fortes chuvas que atingem Camaçari, a Sesau informa que o evento Maio das PICS, que aconteceria na Praça dos Coqueiros em Arembepe, nesta quinta-feira (26/5), foi cancelado.
As PICS fazem parte das práticas de saúde desenvolvidas nas Unidades de Saúde da Família (USF) e nos CAPS de Camaçari. “O foco das PICS é promover saúde integral com o olhar ampliado do ser humano - holístico, através da Medicina Integrativa. São práticas que tratam o ser humano nos aspectos físicos, psíquicos e emocionais”, explicou Elias Natan, secretário da Saúde.
Cpic promove estudo sobre planta para sistema respiratório na segunda-feira em Pinda
Na segunda-feira (30), o Centro de Práticas Integrativas e Complementares oferece a palestra “Chambá (Justicia Pectoralis) – para sistema respiratório”, ministrada pela palestrante Dra Beatriz Franco Curcio. A ação acontece às 14 horas, no próprio CPIC.
Do chambá pode ser feito um xarope para o tratamento de tosse e sintomas respiratórios. Nas últimas décadas, o interesse pela fitoterapia teve um aumento considerável e as folhas de Justicia pectoralis (Chambá) vêm sendo utilizadas pela população para tratamento de afecções do trato respiratório, como tosse, bronquite e asma, além de estarem sendo estudadas em diversos ensaios pré-clínicos e clínicos.
“A palestra ministrada pela Doutora Beatriz é importante para que a população entenda um pouco mais sobre o assunto e o auxílio que o Chambá pode dar principalmente para os pais que estão com os filhos com sintomas de tosse e problemas respiratórios”, disse a coordenadora do Cpic, Ticianna Santana.
UFPB oferece aulas gratuitas de tai chi chuan para idosos
Idosos do Instituto Paraibano de Envelhecimento da UFPB estão recebendo aulas de Tai Chi Chuan. A princípio essa arte foi tida como defesa pessoal, mas hoje é reconhecida como beneficiadora da saúde e praticada no mundo inteiro. Estudos científicos já comprovaram a eficária do tai chi chuan, veja na reportagem. #ufpb#saúde#envelhecimento
Cidade Universitária oferece atendimento gratuito de auriculoterapia
O atendimento da atividade de extensão em Auriculoterapia está sendo oferecido na Cidade Universitária, no Jardim do Bloco A, em frente ao Auditório Cláudio Ulpiano. Serão cinco semanas de consultas gratuitas que podem ser agendadas neste link ou pelo Instagram do @coletivominervaufrj.
A confirmação do agendamento é feita por e-mail. O curso de auriculoterapia é uma parceria entre o projeto de extensão Coletivo Minerva PICS Arte e Cultura da UFRJ e as secretarias de Saúde e de Ensino Superior. O Projeto Minerva PICS e Arte Cultura é coordenado pelo professor doutor Moisés Clemente Marinho Cavalcante e pela médica Claudia Pinto Pereira, especialista em Medicina Tradicional Chinesa, na qual é praticante há 32 anos, e especialista em Acupuntura desde 1999. A auriculoterapia constitui uma parte importante da Medicina Tradicional Chinesa, sendo atualmente um ramo na especialidade da Acupuntura e foi oficializada pela Organização Mundial de Saúde como uma terapia de microssistema. O método apresenta resultados satisfatórios, sendo pouco invasivo. Como efeito, há uma mobilização de energia no corpo, a partir da qual doenças são tratadas ou mesmo prevenidas. Segundo Cláudia, o projeto visa a expansão das práticas integrativas e complementares em saúde. “Essa é apenas uma das práticas que estamos oferecendo ao longo dessas semanas. Essa é uma oportunidade dos próprios profissionais de saúde conhecerem as técnicas e cuidar das inúmeras patologias, prevenindo e tratando, sejam elas mentais e físicas”, afirmou.
Santana de Parnaíba oferece aulas gratuitas de pilates, yoga e ritmos para gestantes
Estão abertas as pré-inscrições para as aulas gratuitas de musculação, dança do ventre, ritmos, pilates e yoga para gestantes com início imediato oferecidas pela Secretaria da Mulher e da Família de Santana de Parnaíba.
Feira Nordestina da Agricultura Familiar vai debater soluções para a saúde
São Paulo – A 1ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes) será aberta no próximo dia 16, no Centro de Convenções de Natal (RN). O evento pretende ser mais do que um espaço para a venda da produção agropecuária de pequenos produtores dos nove estados da região. E terá lugar também para o debate e estímulo à produção de plantas medicinais e fitoterapia na perspectiva agroecológica em prol de territórios saudáveis e sustentáveis.
Do dia 16 até o dia 19, quando termina o evento, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), vai realizar a quinta edição da Feira de Soluções para a Saúde. O tema deste ano será a agricultura familiar e sua relação com a promoção de territórios saudáveis, sustentáveis e solidários. Na programação, diversas oficinas e um painel que visam estimular o diálogo e debater soluções em saúde para melhorar as condições de vida das populações que vivem no campo, nas florestas e nas águas.
A potência das plantas medicinais e dos fitoterápicos na atenção integral à saúde será discutida por representantes da Fiocruz, da Contag e do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde.
É o caso de um projeto chamado ArticulaFito – Cadeias de Valor em Plantas Medicinais. Trata-se do maior mapeamento do potencial produtivo de plantas medicinais, aromáticas, condimentares e alimentícias já realizado no Brasil. O resultado das discussões serão compilados em um documento que será entregue às autoridades.
Agricultura familiar no Consórcio Nordeste
A feira é uma iniciativa da Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste, coordenada pela governadora potiguar Fátima Bezerra. O investimento de R$ 640 mil vem por meio de empréstimo junto ao Banco Mundial, via Projeto Governo Cidadão, com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape).
“A Fenafes vai mostrar a pujança da Agricultura Familiar na região Nordeste e o apoio dos governos estaduais à economia solidária que traz dignidade e cidadania aos homens e mulheres do campo”, disse a governadora Fátima Bezerra durante solenidade de lançamento da feira no último dia 23, na Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecafes).
O objetivo do evento é fortalecer iniciativas de integração de políticas públicas em torno do Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste, principal bandeira dos estados que compõem o Consórcio. E também promover o intercâmbio de políticas públicas entre os governos e os movimentos sociais, além de fortalecer as cooperativas, estimular o comércio e desenvolver sistemas agroalimentares, a produção de alimentos saudáveis e a agroecologia.
Estão previstas 150 cooperativas e associações, 500 expositores e um público de mais de 10 mil pessoas ao longo dos cinco dias de evento, com entrada gratuita.
“A realização da feira é prova de que homens e mulheres do campo resistem ao retrocess, produzem e demonstram que agricultura contribui para o desenvolvimento dos estados e do país”, disse Rosana Lima, coordenadora da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar no RN (Fetraf/RN).
Município irá adquirir insumos para tratamentos de acupuntura
As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais voltados para prevenir doenças como depressão e hipertensão. Evidências científicas mostram os benefícios do tratamento integrado entre a medicina convencional e as PICS. Atualmente, os usuários do Sistema Único de Saúde de Montes Claros têm a sua disposição este serviço gratuitamente.
Assim, o Município de Montes Claros está realizando um processo de registro de preços para futura e eventual aquisição de materiais e insumos para práticas integrativas (auriculoterapia e acupuntura, entre outras), a fim de atender à demanda da Secretaria Municipal de Saúde.
A compra será realizada por pregão eletrônico no dia 13 de junho. Serão adquiridos 11 itens como agulha para acupuntura de diversas medidas e kit de auriculoterapia, por exemplo. O processo é exclusivo para a participação de microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas e o edital do processo está disponível no portal da Prefeitura de montes Claros pelo link.
Relatos positivos dos usuários do ambulatório de PICS estimulam técnicas de enfermagem do Cedeba
Elas são técnicas em enfermagem do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba) e realizam atividades comuns aos colegas de profissão. Mas nas tardes de quarta-feira, tomam a direção do ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Sendo maio o mês de aniversário de criação do Programa das PICS e, também, dedicado aos profissionais de Enfermagem (enfermeiros, técnicos e auxiliares), Cecilia Maria Nascimento Oliveira, 53 anos, e Iraildes Cassia, 57 anos, falam com entusiasmo e encanto sobre o trabalho que desenvolvem no ambulatório de PICS do Cedeba.
Iraildes conta que, mesmo antes do ambulatório de PICS, quando trabalhava em hospital, já percebia como uma massagem de conforto, ou mudança de posição contribuía para aliviar a dor de quem estava no leito. Ela fez curso técnico de várias massagens, mas depois do curso de Reiki, gostou tanto que ao ingressar no ambulatório de PICS, do Cedeba, desde a fundação, há seis anos, dedicou-se à técnica. Iraildes aplica Reiki Xamânico, prática que associa ensinamentos dos índios.
Troca de energia
As avaliações positivas dos usuários do Cedeba que frequentam o ambulatório de PICS animam as profissionais de Enfermagem. ”Eles se referem a alívio de dores e melhora da ansiedade e da qualidade do sono”, como pontua Iraildes. Ela destaca que “também é bom para mim, porque na aplicação do Reiki há uma troca de energia.
Além de técnica de Enfermagem, com muita estrada – trabalhou antes do Cedeba nos hospitais Manoel Vitorino e São Rafael, Iraildes fez o curso de tecnóloga em Estética pela Unifacs, mas admite que adora aplicar Reiki. Acredita que sua preferência por práticas integrativas tenha origem na admiração pelo trabalho do avô Antônio Sampaio de Oliveira, que acreditava no poder das folhas, tendo sido conhecido por “Dr. Raiz.”
No Cedeba há mais de dez anos, mas com 30 anos de serviço, Iraildes adora a profisssão. E a alegria aumentou com a criação do ambulatório de PICS do Cedeba, há quase sete anos, onde começou a trabalhar desde o início. Iraildes às vezes pensa em voltar a estudar e já definiu sua escolha: Terapia Ocupacional.
Estímulo ao autocuidado
Na implantação do ambulatório de PICS no Cedeba, o apoio do Hospital das Clinicas da UFBA foi muito importante. Foi lá que Cecília fez o curso de Reflexologia Podal, técnica que aplica em usuários do Centro de Referência há seis anos. Graduada em Biologia, com licenciatura e bacharelado, já passou pela experiência de ensinar em curso técnico de alimentos e trabalhou seis anos na Prefeitura de Simões Filho. Mas a Biologia a levou ao Rio de Janeiro, onde ficou dez anos na área de citotecnologia.
Mas revela que, além de adorar o trabalho do Cedeba, depois que passou a integrar o ambulatório de PICS sua satisfação foi ampliada. “A Reflexologia Podal exige muito do profissional, mas compensa pelas respostas de quem enfrenta o desconforto causado por doenças crônicas como obesidade e diabetes”, avalia. As práticas – destacou – são muito importantes também porque potencializam a importância do auto cuidado.
O ambulatório de PICS do Cedeba, além de Reflexologia Podal e e Reiki oferece auricoloterapia, homeopatia e ioga. O uso de práticas alternativas e complementares começou no mundo na década de 70, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) criou o Programa de Medicina Tradicional Chinesa – Acupuntura. No Brasil, o PICS começou a ser concebido com a criação do SUS, na década de 80, mas a política só foi aprovada pelo Conselho Nacional de Saúde em 2006.
Capital promove dia de cuidado integral à saúde de pessoas com diabetes neste sábado (28)
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza neste sábado (28) o Avança Saúde Diabetes em todas as 470 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. A ação, alinhada com o programa educativo de cuidado integral de pessoas insulinodependentes, ocorrerá das 8h às 17h.
O Avança Saúde Diabetes tem o objetivo de intensificar a assistência à saúde dos munícipes com diabetes mellitus assistidos pelo Programa de Automonitoramento Glicêmico (PAMG), no contexto pós-pandêmico. De acordo com a Área Técnica de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) da Coordenadoria de Atenção Básica, cerca de 124 mil munícipes são assistidos pelo PAMG na cidade de São Paulo.
Ao longo de todo o dia, haverá acolhimento pelas equipes de saúde das UBSs, com aferição da pressão arterial, medidas de peso, altura, cálculo do índice de massa corporal (IMC) e circunferência abdominal, avaliação pelo enfermeiro dos pacientes insulinodependentes, encaminhamento para consultas de enfermagem e médica, se necessário, além de orientação quanto ao uso racional de medicamentos, nutrição, entre outros.
A iniciativa, realizada por meio da Secretaria-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde (Seabevs) da SMS, faz parte das ações de promoção à saúde e combate às DCNTs realizadas ao longo dos meses de abril e maio na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) da capital.
As UBSs participantes da programação também promoverão rodas de conversa sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics), aplicação de vacinas, avaliação odontológica para identificação dos problemas bucais mais comuns em pessoas com diabetes e orientação sobre a importância do automonitoramento da glicemia com busca ativa pelos agentes comunitários de saúde.
"A nova edição do Avança Saúde vem para intensificar a atenção a quem vive com diabetes mellitus na capital, ofertando informação e cuidado com foco na prevenção de complicações crônicas da doença. Nosso intuito é maximizar os recursos disponíveis na rede municipal a ponto de a pessoa com diabetes promover autocuidado integral, assistido por profissionais de diferentes especialidades da Atenção Básica”, diz a secretária-executiva da Seabevs, Sandra Sabino.
“Saúde é da Nossa Conta” promove atividades de arteterapia e yoga
Como parte do Projeto “Saúde é da Nossa Conta”, membros e servidores do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), participaram de atividades ligadas ao bem-estar físico e mental, promovidas pelo Programa Ser TCE.
Com a oficina “As várias faces do eu – Processo de autoconhecimento através da arte”, ministrada pela arteterapeuta e arteeducadora, Isabela Alencar, na quinta-feira (26), os servidores puderam entender mais sobre sua jornada profissional através da arte e da arteterapia. Já na manhã desta sexta-feira (27), servidores participaram da oficina de Yoga, ministrada pelo professor Alessandro Coelho, que teve como objetivo proporcionar o aumento da energia, bem-estar e produtividade no ambiente de trabalho.
Muitos são os benefícios para quem pratica yoga. De acordo com o professor Alessandro Coelho, todos só têm a ganhar com esse tipo de prática no ambiente de trabalho. “O Yoga é um processo de autoconhecimento, e quando você pratica esse processo todos os campos da sua vida tem tendência a melhorar. Como é o caso do equilíbrio emocional, quando você começa a lidar melhor com as situações da vida. A yoga também proporciona o entendimento do seu papel na vida profissional e no ambiente familiar, contribuindo em todos os aspectos do ser humano”, destacou.
As atividades promovidas pelo Projeto “Saúde é da Nossa Conta”, estão ganhando vários adeptos dentre as pessoas que fazem o Tribunal. Na oficina de Yoga, 22 servidores se fizeram presentes para participar da ação que durou cerca de 1 hora.
Para a servidora Letícia Fortes a yoga alinha o físico com a mente, trazendo mais qualidade de vida para quem pratica. “A prática da yoga te faz olhar para dentro, fazendo essa integração entre o corpo com a mente, dando mais tranquilidade para encarar a vida, e o próprio trabalho com mais leveza”, declarou.
Movimentação
O MovimentAção tem como finalidade incentivar a prática da atividade física, com foco na melhoria da qualidade de vida e de hábitos saudáveis de todos os servidores do TCE-PI, com ações desenvolvidas às sextas-feiras na Escola de Contas (ECG).
AtivaMente TCE
O eixo AtividaMente TCE tem como foco a promoção de atividades de apoio na prevenção e diminuição do estresse no âmbito do trabalho. As ações acontecem todas as quintas-feiras.
Saúde da capital promove Virada Sustentável em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove, nesta quinta e sexta-feira (dias 2 e 3), a Virada Sustentável, na zona sul da cidade, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no próximo domingo (5). As ações do evento acontecerão de forma simultânea, divididas em sete setores, em que cada um deles desenvolverá atividades de um determinado eixo temático que compõe o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (Pavs), da SMS.
Os eixos temáticos que integram o Pavs são: biodiversidade e arborização; água, ar e solo; gerenciamento de resíduos sólidos; agenda ambiental na administração pública; horta e alimentação saudável e revitalização de espaços públicos.
A Virada Sustentável promoverá palestras, exposições, oficinas sobre o gerenciamento de descarte de resíduos sólidos, revitalização de espaços públicos, rodas de conversa sobre biodiversidade, arborização, entre outros assuntos. Além das ações voltadas para a educação ambiental, haverá também Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics), como dança circular, zumba, coral, automassagem e apresentações musicais.
O evento será realizado pelas equipes do Pavs da SMS em parceria com a Organização Social de Saúde (OSS) Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (Cejam). As atividades ocorrem nos Centros Educacionais Unificados (Ceus) Vila do Sol, Guarapiranga, Feitiço da Vila - Deputado Prof. José Freitas Nobre, Capão Redondo - Profº Dr. Celso Seixas Ribeiro Bastos e Cantos do Amanhecer.
Além da Virada Sustentável, a SMS, ao longo de junho, promoverá outras atividades com ênfase em educação ambiental e práticas sustentáveis na cidade. As ações realizadas serão voltadas ao público em geral.
As atividades serão promovidas pelos mais de 330 equipamentos de saúde, geridos pelas seis Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs), em todas as regiões da capital que contam com equipes do Pavs integradas à Estratégia Saúde da Família (ESF) da SMS.
A programação engloba conversas sobre hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis com uso de plantas alimentícias não convencionais (Pancs), feiras de sustentabilidade, palestras sobre o descarte correto de resíduos sólidos, além de ações de plantio em pequenos espaços e outras iniciativas baseadas nos eixos norteadores.
Prefeitura promove capacitação aos profissionais da Academia na Praça 60+
A Prefeitura de Guarulhos promoveu nesta terça-feira (31) a capacitação de professores e coordenadores que atendem os idosos do projeto Academia na Praça 60+, no auditório do Centro Municipal de Educação e Artes (Cemear), Macedo. Promovida pela Subsecretaria de Políticas para o Idoso, integrante da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer, a ação visou a alinhar protocolos e trocar experiências sobre atendimento e atividades voltadas à melhor idade e envolveu 22 profissionais das duas pastas e também da Pasta da Saúde.
Na oportunidade foram apresentados trabalhos de forma teórica e prática, como avaliações de usuários do projeto Academia na Praça 60+, dança circular, dança sênior e recreação. Os participantes puderam ainda esclarecer dúvidas com uma psicóloga.
O secretário de Direitos Humanos, Alexandre Dentista, realçou a importância da interação da SDH com a Secretaria de Esportes objetivando o aperfeiçoamento das técnicas esportivas para o projeto Academia na Praça 60+, o qual assiste centenas de idosos em Guarulhos.
"O projeto Academia 60+ atende uma população que corresponde aos moradores de Santa Isabel e Arujá juntos. Trata-se de uma interação com professores da Pasta de Esportes, uma troca de experiência para melhor atender técnica e pedagogicamente os beneficiários dessa importante iniciativa, que proporciona a homens e mulheres na idade provecta exercitar-se em praça pública”, afirmou o secretário-adjunto de Direitos Humanos, Martinho Risso, que brindou todos os presentes com a declamação de um soneto de Olavo Bilac.
Já o subsecretário de Políticas para o Idoso, Walid Shuqair, destacou a importância da iniciativa. “Esse encontro possibilitou que os educadores físicos do projeto conhecessem melhor as políticas públicas de esportes que a Prefeitura já oferece à pessoa idosa. Ouvir as experiências e as sugestões dos profissionais da Secretaria de Esportes vai contribuir muito para aperfeiçoar o programa”, disse.
A Prefeitura de Guarulhos promoveu nesta terça-feira (31) a capacitação de professores e coordenadores que atendem os idosos do projeto Academia na Praça 60+, no auditório do Centro Municipal de Educação e Artes (Cemear), Macedo. Promovida pela Subsecretaria de Políticas para o Idoso, integrante da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer, a ação visou a alinhar protocolos e trocar experiências sobre atendimento e atividades voltadas à melhor idade e envolveu 22 profissionais das duas pastas e também da Pasta da Saúde.
Na oportunidade foram apresentados trabalhos de forma teórica e prática, como avaliações de usuários do projeto Academia na Praça 60+, dança circular, dança sênior e recreação. Os participantes puderam ainda esclarecer dúvidas com uma psicóloga.
O secretário de Direitos Humanos, Alexandre Dentista, realçou a importância da interação da SDH com a Secretaria de Esportes objetivando o aperfeiçoamento das técnicas esportivas para o projeto Academia na Praça 60+, o qual assiste centenas de idosos em Guarulhos.
"O projeto Academia 60+ atende uma população que corresponde aos moradores de Santa Isabel e Arujá juntos. Trata-se de uma interação com professores da Pasta de Esportes, uma troca de experiência para melhor atender técnica e pedagogicamente os beneficiários dessa importante iniciativa, que proporciona a homens e mulheres na idade provecta exercitar-se em praça pública”, afirmou o secretário-adjunto de Direitos Humanos, Martinho Risso, que brindou todos os presentes com a declamação de um soneto de Olavo Bilac.
Já o subsecretário de Políticas para o Idoso, Walid Shuqair, destacou a importância da iniciativa. “Esse encontro possibilitou que os educadores físicos do projeto conhecessem melhor as políticas públicas de esportes que a Prefeitura já oferece à pessoa idosa. Ouvir as experiências e as sugestões dos profissionais da Secretaria de Esportes vai contribuir muito para aperfeiçoar o programa”, disse.
Dois projetos da UFJF são aprovados em programa nacional de educação para a saúde
Saúde Mental é foco do projeto do campus Juiz de Fora
Também foi aprovado o projeto “PET-Saúde Gestão e Assistência: Saúde Mental e Práticas Integrativas e Complementares”, formulado no campus sede em parceria com a Secretaria de Saúde de Juiz de Fora. O programa é voltado ao desenvolvimento das habilidades e competências interprofissionais em saúde mental e práticas integrativas e complementares.
Participam do projeto professores de diferentes unidades acadêmicas da área da saúde, estudantes e profissionais das equipes da Secretaria de Saúde, que integrarão os grupos tutoriais da gestão e da assistência. Os estudantes participarão do cotidiano da assistência à saúde mental e das práticas integrativas e complementares no município. É prevista, ainda, a capacitação de todos os envolvidos no projeto. Dessa forma, a universidade se empenha em sua parceria com o SUS e colabora para o fortalecimento do sistema, além de prestar suporte à comunidade, promovendo a formação das graduações em saúde em sintonia com a assistência na saúde pública.
“Esse projeto de parceria com a Secretaria de Saúde de Juiz de Fora prevê o fortalecimento da gestão e da assistência de saúde mental e de práticas integrativas e complementares no município visando desenvolver ações, dentre outras, oficinas, fórum para discutir a questão da saúde mental, criação de núcleo interprofissional de extensão em saúde; qualificação do conhecimento popular no uso de plantas alimentícias e medicinais em Juiz de Fora”, afirma a pró-reitora adjunta de Graduação, Beatriz Francisco Farah.
Quer receber informações sobre as PICS?
Se inscreva em nosso canal do telegram
Cursos PICS na Pauta: Inscrições abertas!
Comments